Steak au Poivre – um clássico na sua mesa

 

O Steak au poivre é sem dúvidas um dos grandes clássicos da cozinha francesa que conquistou o mundo.
O nome faz uma mistura do inglês com o francês e isso tem uma justificativa, pois a receita era servida aos americanos que visitavam Paris entre os séculos 19 e 20. Uma das curiosidades dessa receita é que ela era tida como afrodisíaca e por levar a pimenta do reino em sua elaboração tinha uma valor alto, somente os mais ricos acabavam tendo esse privilégio de consumo.

Você pode preparar com medalhão de filé mignon ou um bom steak da alcatra, mas eu escolhi fazer com o Bife de Chorizo FRISA da linha Novilha Gril, que além da maciez e suculência, esta linha se destaca pela qualidade do acabamento de gordura, deixando tudo com muito mais sabor. Este corte especial você encontra nas Casas de Carne Frisa, localizadas em Vitória, Vila Velha e Colatina, que você confere os endereços clicando aqui.

A combinação do Bife de Chorizo FRISA com a marcante presença da pimenta-do-reino valoriza ambos – a carne e a pimenta. O normal é servir essa carne ao ponto ou até antes. Na França, eles servem na maioria das vezes malpassada, chamando de bleu (azul).

Modo de preparo

Tempere os dois lados da carne com a pimenta e sal.

Esquente uma frigideira (de preferência de ferro fundido) e frite a carne em azeite e manteiga por 3 a 4 minutos de cada lado. 
Retire da frigideira e coloque sobre um prato para poder recolher os sucos que sairão da carne.

Abaixe o fogo, acrescente a pimenta e o conhaque.

Com uma colher de pau, limpe bem o fundo e deixe que o volume se reduza a uma terça parte.
 Retire a frigideira do fogo e despeje o creme de leite mexendo sempre.

Adicione na frigideira o suco que se soltou da carne e misture bem. Leve novamente ao fogo médio e coloque dentro a carne e cozinhe por cerca de 3 minutos de cada lado. Sirva a carne com o molho. Serve 4 pessoas.

Vocês não imaginam como essa carne ficou suculenta! Com Frisa eu nunca erro nas minhas receitas

Quer saber mais sobre a marca, seus produtos e dicas sobre o universo da carne? Acesse o site e as redes sociais:

Sitewww.frisa.com.br

Facebookhttps://www.facebook.com/frisafrig

Instagram: @frisaoficial

 

Alessandro Eller

(202Publicações)

O apresentador Alessandro Eller é uma das maiores referências da gastronomia capixaba. O Chef, que a mais de 10 anos está a frente de programas de culinária na tv, também é coordenador do curso de gastronomia da universidade de Vila Velha e chef do restaurante que recebe seu nome, o Eller Brasa & Sabor. Recebeu o título de Embaixador da Gastronomia Capixaba em 2016 e organiza os principais festivais gastronômicos do Espírito Santo como Santa Teresa Gourmet, Festa da Lagosta de Marataízes, Itaunas e Sabores entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *