Será que o relacionamento resiste às mentiras que a gente conta?

“Mas eu menti por amor”. Uma mentirinha contada aqui, meia verdade falada ali… será que mentir em nome do amor causa menos dor? Uma pesquisa feita pelo Museu de Ciência de Londres, em 2010, concluiu que os homens mentem mais que as mulheres. O estudo foi feito com 3000 pessoas.

Enquanto a ala feminina conta, em média, duas mentiras por dia, os homens passam na frente com três mentiras ditas em 24 horas. Já dizia um sábio: “uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir”. No final, pode acabar virando uma bola de neve!

A verdade é que algumas mentiras inocentes não prejudicam as relações, como quando alguém pergunta se gostamos de alguma coisa em seu visual e, com receio de ofender, respondemos com uma mentira. Mas se as mentiras são com o objetivo de esconder algo, o que não é saudável, pode comprometer a relação, quebrando, inclusive, a confiança do parceiro.

Ainda segundo a pesquisa, os homens tendem a mentir para ganhar uma discussão, por exemplo. Já as mulheres o fazem para preservar os sentimentos da pessoa. Mas, em ambos o casos, o melhor a se fazer é evitar.

Por menor que seja, a mentira pode acabar se tornando um hábito e enfraquecer o relacionamento. Quando isso acontece em função da pessoa não querer se alongar em assuntos, há um problema ainda maior. Pois, se eu evito tocar em determinado assunto com meu parceiro é porque não há liberdade, nem confiança. Em um relacionamento saudável não pode ter espaço para ocultação, pois implica diretamente nos diálogos.

Para quem ainda assim insiste em contar mentiras para o parceiro, aconselho que repense a relação. Primeiro deve-se buscar a causa dessas mentiras. É inevitável que a relação emita sinais de que algo não vai bem na comunicação antes mesmo da mentira acontecer. É preciso que a individualidade seja respeitada, mas o diálogo e um jogo aberto são essenciais em relacionamento e se isso não acontece, é preciso verificar se vale a pena continuar com a relação.

Finalizo deixando aqui um top 10 das mentiras mais contadas por eles e por elas, de acordo com pesquisas.

As mentiras que eles contam

Não bebi tanto assim

Não há nada de errado, estou bem

O celular estava sem sinal

Não foi tão caro assim

Já estou a caminho

Estou preso no tráfego

Não, você não fica gorda nesse vestido.

Desculpa, não consegui atender.

Você emagreceu

Nossa! É o que eu sempre quis

As mentiras delas

Não há nada de errado, estou bem.

Não sei onde está, nem toquei.

Não foi tão caro assim

Não bebi tanto assim

Estou com dor de cabeça

Estava em promoção

Já estou a caminho

Isso? Ah, eu já tinha havia anos

Não, eu não joguei fora

Nossa! É o que eu sempre quis

(538Publicações)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *