27 jan 2015

Circuito Funcional e Zumba animam moradores de Vitória

Publicado às 14:36 | Postado por Saulo Malbar

Várias regiões também estão recebendo o Circuito Vitória Verão, que leva aulas de zumba gratuitas para os moradores.

Dia 28: Jaburu, às 19h

Dia 29: Joana D´arc, às 19h

Dia 30: Andorinhas, às 19h

Dia 31: Arena Vitória Verão, às 19h

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
27 jan 2015

Ônibus extras para facilitar acesso de banhistas à Curva da Jurema

Publicado às 7:59 | Postado por Daniela Künsch
Ponto de Ônibus

Foto: Divulgação – Prefeitura de Vitória

Os banhistas vão ganhar reforço para curtir a orla da capital neste verão. A partir de sábado (31), duas novas linhas irão reforçar a frota de ônibus aos sábados e domingos.

As linhas 200 e 300 (Santo André/Curva da Jurema) farão reforço entre viagens das linhas convencionais que já atendem os passageiros. Elas percorrerão diversos bairros, como Conquista, Nova Palestina, São Pedro, Santo Antônio, Santa Tereza, Caratoíra, Ilha do Príncipe, Mário Cypreste, Itararé, Centro, Bento Ferreira e Praia do Canto e outros.

“Esse reforço é feito todo ano durante o verão, considerando percursos e horários com mais demandas”, explicou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), José Eduardo Oliveira.

A previsão é de que os ônibus extras funcionem até o fim de semana seguinte ao Carnaval. Outras linhas que atendem à Curva da Jurema são 212, 290, 213, 103, 211, 031, 074 e 331.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
22 jan 2015

Circuito é nova mania do verão nos módulos do Serviço de Orientação ao Exercício

Publicado às 15:54 | Postado por Saulo Malbar

Dinâmico e divertido, o circuito é a mania do verão para quem quer cuidar da saúde e ficar em forma. Com a mistura de várias atividades físicas, ele trabalha movimentos fundamentais do corpo humano, simulando ações como empurrar, puxar, agachar, girar e lançar. Os benefícios para a saúde são muitos. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece a atividade em quatro módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).

São 50 minutos trabalhando força, equilíbrio e agilidade em aulas que acontecem no Parque Moscoso, na praia de Camburi, em Santo André e em São Pedro I. O objetivo é melhorar a capacidade funcional do corpo.

Serviço

Veja os locais e horários onde acontecem as aulas de circuito:

1) Módulo SOE – Parque Moscoso

Local: avenida Cleto Nunes, no Centro

Quando: segunda a sexta-feira, às 19h

2) Módulo SOE – Praia de Camburi

Local: avenida Dante Michelini (entre os quiosques 2 e 3, em Jardim da Penha)

Quando: terça e quinta, às 7 horas, e sexta-feira, às 19h

3) Módulo SOE – Baía Noroeste

Local: rua da Coragem, em Santo André

Circuito: sexta-feira, às 18h

Circuito funcional: segunda, quarta e sexta-feira, às 7h

4) Módulo SOE – São Pedro I

Local: praça Dom João Batista, em São Pedro

Quando: segunda, quarta e sexta-feira, às 7h20 e às 17h30.

 

Mais Informações: Site da Prefeitura de Vitória

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
22 jan 2015

Vitória em alerta para evitar incêndios nos parques naturais neste verão

Publicado às 8:18 | Postado por Daniela Künsch
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

A capital está em estado de alerta para evitar e conter incêndios nos cinco parques naturais de Vitória. Foi elaborado um plano emergencial de controle a incêndios nas áreas de proteção ambiental para evitar focos, comuns nesta época do ano em função do calor e dos fortes ventos.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, o município trabalhará articuladamente em várias frentes para evitar incidentes. “Faremos uma sensibilização junto aos moradores vizinhos dessas áreas de proteção ambiental, que estão no entorno do Maciço Central. Ao primeiro sinal de fumaça ou fogo, é muito importante avisar aos órgãos competentes. Além disso, vamos fazer a manutenção dos aceiros para impedir a propagação de incêndios”, afirmou.

Segundo Guerra, os vigilantes patrimoniais dos parques serão capacitados para agir com mais eficiência no combate aos focos de incêndio e no acionamento da guarnição do Corpo de Bombeiros. O município monitorará, em caráter de prioridade, os parques da Fonte Grande, Vale Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos.

Como evitar incêndios
É muito importante que os moradores evitem jogar pontas de cigarro, acender velas em rituais religiosos, soltar balões e fogos de artifício, queimar lixo, fazer fogueiras, entre outros comportamentos que colocam o meio ambiente em risco. Queimada ao ar livre é crime ambiental. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e 156 (Fala Vitória).

“A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Por isso, ao identificar fumaça ou foco de incêndio é preciso agir rápido no acionamento do Corpo de Bombeiros. O combate a incêndios também contribui para a diminuição da poluição atmosférica da cidade”, enfatizou o secretário.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
22 jan 2015

Mar da Música: samba, rock e sertanejo na programação deste fim de semana

Publicado às 8:15 | Postado por Daniela Künsch

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

A terceira onda do Mar da Música quebra neste final de semana. Além da praia de Camburi, os shows acontecem nos bairros de Itararé, Santo Antônio e Jardim Camburi. Dentro da programação, pop, rock, sertanejo e samba rock vão animar a programação de verão de turistas e capixabas, a partir desta quinta-feira (22).

Praia de Camburi
Nesta quinta-feira (22), as bandas Ócio e Os Pedrero são deixar a praia mais rock n’ roll. Na sexta (23), o pop do cantor André Prando e a banda Adiós, Me Voy vão agitar a plateia. Já no sábado (24), o público que curte chapéu e fivelão está convidado para dançar ao som do Dallas Country. Tudo a partir das 20h30 e de graça.

Bairros

Jardim Camburi

Divulgação Semc
Derengos
Banda Derengos vai animar a galera em Jardim Camburi nesta sexta (23)
O suingue vai animar a galera do bairro Jardim Camburi nesta sexta (23). As bandas Derengos e Babulina vão tocar muito samba rock, a partir das 20h30, na praça Nilze Mendes Rangel.

Itararé

Já em Itararé, a noite de sábado (24) começa ao som do músico Léo Nunes, a partir das 20 horas. Na sequência, moradores e visitantes do bairro vão poder dançar coladinho ao som do Trio Maracá, com muito forró pé de serra.

Santo Antônio

A música instrumental vai tomar conta da praça de Santo Antônio no domingo (25). A partir das 20 horas, o som do Mondo Treo toma conta do local, com uma mistura de música brasileira, cigana e oriental. Logo depois, o Duozil encerra a noite.

Serviço

Mar da Música

Praia de Camburi

Quinta-feira (22)
20h30 – Ócio
22h15 – Os Pedrero

Sexta-feira (23)
20h30 – André Prando
22h15 – Adiós, Me Voy

Sábado (24)
20h30 – Dallas Country

Jardim Camburi

Sexta-feira (23)
20h30 – Derengos
22h30 – Babulina
Local: praça Nilze Mendes Rangel – rua Arquiteto Décio Tevenard, esquina com a rua Isaac Lopes Rubim

Praça de Itararé

Sábado (24)
20h – Leo Nunes
22h – Trio Maracá
Local: Praça de Itararé – Rua das Palmeiras

Praça de Santo Antônio

Domingo (25)
20h – Mondo Treo
22h – Duozil
Local: Praça Estela Loureiro Coimbra – Prainha de Santo Antônio

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
22 jan 2015

Praia Limpa conscientiza banhistas na orla neste final de semana

Publicado às 8:09 | Postado por Daniela Künsch
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Banhistas e frequentadores das praias da capital, além de curtir o sol e o mar neste final de semana, vão ter a oportunidade de cuidar do meio ambiente. Eles serão abordados pela equipe da campanha Praia Limpa e receberão orientações sobre os cuidados que devem ter em relação à preservação da orla.

As praias de Camburi, Ilha do Boi e Curva da Jurema vão receber a ação nestes sábado (24) e domingo (25), das 10 às 13 horas. Além das abordagens, haverá o trabalho de limpeza da areia, contando com o equipamento de varrição mecanizada – tatuí -, que oxigena e limpa a areia, permitindo a entrada de luz solar para evitar proliferação de bactérias e micro-organismos.

“Neste ano, vamos intensificar o trabalho integrado com outras secretarias e Polícia Ambiental, numa estratégia de conscientização ambiental. Com isso, queremos garantir uma melhoria das condições de uso dessas praias”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra.

A recomendação é que banhistas não joguem restos de alimentos e lixo nas areias, como papel e palito de picolé, sacolas e sacos plásticos, copos, garrafas ou latas de bebidas.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização Ambiental da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, é proibido fazer churrasquinho nas areias, pescar fora de época, praticar queimadas e fazer extração de areia e construção irregular. “Essas e outras ações são consideradas crimes ambientais e cabíveis de multa e outras penalidades”.

A campanha Praia Limpa também vai acontecer nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no mesmo horário.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
21 jan 2015

Verão: Camburi e Curva da Jurema ganham postos elevados de guarda-vidas

Publicado às 7:27 | Postado por Daniela Künsch
Guarda vida na guarita

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

As praias de Vitória são um programa perfeito para os dias de sol e calor neste verão. Melhor ainda é poder curtir o mar com toda a tranquilidade e segurança proporcionados pelo serviço da equipe Salvamar. Agora, os guarda-vidas de Vitória contam com dois novos postos elevados para otimizar o trabalho de supervisão da orla.

Os postos aumentam o campo de visão e possibilitam uma resposta mais rápida aos princípios de afogamentos. Eles estão localizados na praia de Camburi, em frente ao Banco do Brasil, e na Curva da Jurema, em frente à Praça da Ciência.

As estruturas estão a 1,90 metro da areia da praia, possuem bancos tipo baú para a guarda de equipamentos e proteção para os quadriciclos usados para o patrulhamento na orla.

Resistência

Os postos elevados foram feitos com materiais resistentes à corrosão da maresia. A estrutura é feita de madeira tratada e as junções e parafusos são de aço inoxidável. De acordo com o engenheiro responsável pelo projeto, Hênio de Souza kalic, a concepção dos postos levou em consideração, além da estética, a harmonia entre materiais ecológicos e o conforto.

“A primeira preocupação foi ter uma composição compatível com o ambiente e não causasse desconforto visual. As outras preocupações foram com relação aos materiais, que são todos naturais ou reaproveitáveis. A madeira é tratada e o aço inox das juntas, parafusos e dobradiças é mais resistente que o aço carbono, que precisa de manutenção constante”, disse o engenheiro.

Os dois postos já estão em funcionamento e portam também as bandeiras que fazem parte do sistema de pulseiras coloridas, que facilitam a identificação de crianças perdidas.

Equipe

Guarda vida na guaritaPara garantir a segurança e a tranquilidade dos banhistas, a equipe Salvamar da Prefeitura conta com 63 guarda-vidas. Atualmente, são 12 postos de atendimento e observação, nos quais os profissionais utilizam quadriciclos, pranchas de stand-up paddle e jet ski para ajudar nos salvamentos. Eles estão distribuídos em seis pontos na praia de Camburi, quatro na Curva da Jurema e dois na Ilha do Boi.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
20 jan 2015

Aulas de Zumba agitam o Verão de Vitória

Publicado às 16:23 | Postado por Saulo Malbar

A zumba virou febre em academias e espaços que promovem atividades físicas. Para colocar moradores e turistas para dançar e fazer os exercícios dessa modalidade em toda a cidade, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) está promovendo o Circuito Vitória Verão, que vai circular por diversos pontos de Vitória com aulas à noite.

 

 

 

 

Próximas aulas:

 

Dia 21: Piedade, às 19h

Dia 22: Bela Vista, às 19h

Dia 23: Jardim da Penha, às 19h

Dia 28: Jaburu, às 19h

Dia 29: Joana D´arc, às 19h

Dia 30: Andorinhas, às 19h

Dia 31: Arena Vitória Verão, às 19h

 

Mais Informações: Site Prefeitura de Vitória

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
20 jan 2015

Verão: Colônia de Férias e Circuito Vitória Verão continuam agitando a capital

Publicado às 8:37 | Postado por Daniela Künsch

Aula de zumba na Arena Vitória VerãoNão faltam opções para curtir o recesso escolar em Vitória. Desta terça-feira (20) até o dia 30, o Parque Moscoso e o Horto de Maruípe vão sediar a Colônia de Férias, um projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).

As atividades, que são gratuitas, acontecem das 15 às 17 horas. As inscrições devem ser feitas nos próprios locais e as vagas são limitadas. Pais ou responsáveis pela criança devem apresentar documento de identificação (com foto) e assinar um termo de responsabilidade junto à organização do evento. Os pais de crianças de 4 e 5 anos devem permanecer no local durante todo o período das atividades.

Documentos necessários para inscrição

Certidão de Nascimento;
Documento do responsável (com foto);
No primeiro dia da Colônia de Férias, o pai/responsável assinará um termo de responsabilidade.

Circuito Vitória Verão

Várias regiões também estão recebendo o Circuito Vitória Verão, que leva aulas de zumba gratuitas para os moradores. Nesta semana, as atividades acontecerão nos bairros Piedade, Bela Vista e Jardim da Penha, nas quarta (21), quinta (22) e sexta (23), respectivamente, sempre às 19 horas.

Programação

21 de janeiro – Piedade, às 19h

22 de janeiro – Bela Vista, às 19h

23 de janeiro – Jardim da Penha, às 19h

28 de janeiro – Jaburu, às 19h

29 de janeiro – Joana D´arc, às 19h

30 de janeiro – Andorinhas, às 19h

31 de janeiro –  Arena Vitória Verão, às 19h

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
19 jan 2015

Verão: pais devem ficar atentos a cuidados com a saúde das crianças

Publicado às 9:06 | Postado por Daniela Künsch
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Nas férias, as crianças têm mais tempo para brincar, ir à praia, andar de bicicleta, divertir-se e gastar suas energias. Por isso, os pais devem estar atentos aos cuidados com a saúde e o bem-estar infantil, pois o calor proporciona condições para o aparecimento de algumas doenças e também possíveis desconfortos nos pequenos.

Os pais devem estar ligados em vários aspectos, que vão desde a alimentação até a exposição ao sol e horários do sono. Água e sucos naturais devem compor o cardápio das crianças com mais intensidade. As refeições devem ser leves e mais frequentes e com muitos alimentos frescos e bem lavados.

Nos passeios ao ar livre, usar chapéu de abas largas e roupas leves e claras, que diminuem a absorção do calor. “Dê preferência a ambientes frescos e ventilados e não leve seus filhos para a praia no horário do sol forte, das 10 às 16 horas. Aplique protetor solar com fator de proteção de, pelo menos, 20, a cada duas horas”, recomenda a pediatra da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Eneida Fardin Perim Bastos.

Em praias ou piscinas, a orientação é para nunca deixar a criança sozinha e colocar sempre a boia. Se o mar estiver forte ou se houver chuva com raios, retire a criança da água e protejam-se longe de barracas e árvores.

A Semus orienta evitar praias poluídas e ficar atento para que o bebê não engula areia ou água do mar. Para evitar contaminação por micoses, o bom é forrar sempre a areia com uma toalha. A piscininha dobrável deve ser enchida com água doce. “Para ter um passeio tranquilo, evite consumir bebidas alcoólicas enquanto estiver cuidando dos pequenos”, lembra a pediatra.

Cuidados com a pele do bebê

Após o banho da criança, aplique na pele cremes hidratantes que não contenham álcool ou anestésicos, como benzocaína. Em caso de queimaduras, alivie o desconforto aplicando compressas de água fria. Se aparecerem bolhas, não fure e procure um médico na unidade de saúde.

No período do verão, a frequência de insetos é maior, por isso coloque telas nas janelas ou feche-as antes das 17 horas. “Outra opção é a instalação de mosquiteiro de tecido fino sobre a cama do seu filho”, sugeriu Eneida Fardin.

Para um sono tranquilo, a dica da pediatra é manter o ambiente calmo, escurinho e com a temperatura agradável. “A criança dorme melhor se o ambiente lhe é familiar. O contato com um objeto de seu uso, na hora de dormir, acalma e facilita o sono”.

Não é recomendado que a criança durma na mesma cama dos pais. Para os bebês, há risco de serem sufocados durante o sono. Para a criança maior, há risco de ter prejudicado o seu desenvolvimento psicológico e também há o incoveniente de retirar a privacidade no relacionamento afetivo dos pais.

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2013