8/7/2009 às 13h31 - Atualizado em 8/7/2009 às 15h19

Exposição pode revelar possível passagem de Darwin no Estado

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação
Se você sempre teve curiosidade em saber como o cientista Charles Darwin chegou às conclusões sobre a teoria da evolução, agora é a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas. A exposição, que já percorreu vários estados brasileiros e países do mundo, chega a Vitória no dia 4 de agosto e será montada no Palácio Anchieta, em Vitória.

O contrato entre o Governo e o Instituto Sangari foi assinado nesta quarta-feira (8) pelo secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha. A exposição vai ficar no Estado durante 60 dias, será aberta a visitação pública e terá entrada gratuita. A expectativa do secretário é que 50 mil estudantes da rede pública visitem o evento. Além da Sedu, estão envolvidas na organização a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

De acordo com a responsável pela vinda da exposição, Maria Isabel Landim, o público vai poder interagir com os 400 objetos, entre animais e documentos, que estarão expostos no Palácio. Segundo ela, a possível passagem de Darwin pelo Espírito Santo, que está sendo estudada, pode ser um dos diferenciais do evento. "Ainda não há documento que comprove a passagem dele por aqui, mas se aparecer relatos de jornais ou outro material eles também serão expostos", disse.

O ponto alto da exposição, segundo a organizadora, são as anotações onde Darwin descreveu sua árvore genealógica. "O público adora. Haverá ainda animais vivos como Iguana, jabutis e tartarugas", explicou.

Além ver a exposição, o público vai poder assistir encenações de peças nos dias 5 e 6 de agosto nos teatros Carlos Gomes e Universitário com histórias e relatos da vida do cientista que marcou a história. Todas as apresentações também serão gratuitas.

Para trazer a exposição que comemora o bicentenário do nascimento do naturalista inglês, o Governo investiu quase R$ 1 milhão. O evento será destinado principalmente para alunos de 7ª e 8ª séries, além de estudantes do ensino médio. As visitas devem ser agendadas pelo site http://www.darwinbrasil.com.br/ Somente os grupos devem marcar com antecedência.

O secretário Haroldo Corrêa afirmou que outras mostras estão sendo planejadas para serem trazidas para o Estado, como as de Michelangelo e a do físico Albert Einstein. "A idéia é acabar com o ensino burocrático. A escola não pode ficar confinada dentro dos muros", disse.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014