11/11/2010 às 10h15 - Atualizado em 11/11/2010 às 10h15

Rede Globo corta 60% de 7 Pecados, pior audiência do Vale a Pena

R7
Redação Folha Vitória

Foto: R7
A Rede Globo está cortando quase 60% das cenas originais de Sete Pecados na reprise em Vale a Pena Ver de Novo. Com média até agora de 11,4 pontos, a novela de Walcyr Carrasco vem registrando a pior audiência de Vale a Pena Ver de Novo pelo menos desde 2000.

Sete Pecados foi apresentada pela primeira vez entre 18 de junho de 2007 e 15 de fevereiro de 2008, com média de 30 pontos na Grande São Paulo.

Ontem, quando a reprise completou o 43º episódio, foram exibidas cenas do final do 108º capítulo original, levado ao ar em 20 de outubro de 2007, de acordo com os resumos publicados na época. Ou seja, em cada capítulo da reprise, estão sendo condensados dois capítulos e meio da trama original.

Se seguir nesse ritmo, Sete Pecados encerrará sua reapresentação em 7 de janeiro, com apenas 85 capítulos.

É normal o corte de cenas nas reprises de Vale a Pena Ver de Novo, para adequação ao horário e para ajuste de grade, a novela funciona como uma sanfona, dura mais ou menos conforme os programas que vêm antes ou depois. Mas um corte como o  de Sete Pecados é inédito.

Das últimas quatro novelas de Vale a Pena Ver de Novo, nem Senhora do Destino (que, durante a reprise, foi reclassificada como imprópria para menores de 12 anos e correu sério risco de sair do ar) foi tão encurtada.

A novela de Aguinaldo Silva, que teve 221 capítulos na versão original, foi reduzida a 123 na retalhada reprise. A proporção foi de 1,8 capítulo original para 1,0 de reprise, ou quase dois capítulos condensados em um.

Com 21 pontos de média, a reprise de Senhora do Destino foi um sucesso (assim como a original, maior audiência das 21h desde 2000).

Outro sucesso de Vale a Pena Ver de Novo, Alma Gêmea (19 pontos) teve 227 capítulos condensados em 145, uma proporção de três episódios originais resumidos em dois. Quase a mesma proporção teve a antecessora de Sete Pecados no horário, Sinhá Moça (15 pontos de média).

Exagero

Os cortes em Sete Pecados têm repercutido na internet. Nas redes sociais e em blogs, telespectadores têm reclamado da supressão de cenas. Na semana passada, surgiu versão de que um capítulo da reprise teria condensado nove episódios originais, o que a Globo nega.

O capítulo exibido ontem teve cenas de três capítulos originais. Um deles foi resumido a um bloco de 15 minutos. Mas outro, com mais acontecimentos, ocupou dois blocos (um de 14 minutos e outro de 10) e continua hoje.

Crise criativa

Sete Pecados não figura entre as novelas preferidas de Walcyr Carrasco. O autor teve uma crise criativa durante sua exibição e foi socorrido por Silvio de Abreu, que apontou rumos para as tramas.

Outro lado

A Globo diz, oficialmente, que os cortes sofridos por Sete Pecados estão "dentro do previsto". A emissora reitera que as novelas do Vale a Pena Ver de Novo têm de ser adaptadas ao horário e à grade de programação.

Apesar de ser o menor ibope do horário desde 2000, Sete Pecados mantém liderança tranquila no horário.

O blog apurou que a situação preocupa a Globo, porque o desempenho de Sete Pecados prejudica o Vídeo Show e a Sessão da Tarde. Mas o que mais incomoda são as restrições do sistema de classificação indicativa. Obrigada a descartar a reexibição de novelas das oito, a emissora não tem muitas opções para o horário.

 

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014