18/9/2012 às 14h47 - Atualizado em 18/9/2012 às 14h47

Viana faz aniversário com exposição cultural de artista açoriana

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

A artista plástica açoriana Nina Medeiros desembarcou em Viana para uma imersão cultura e conclusão da exposição que irá comemorar os 200 anos de imigração açoriana e os 150 anos de emancipação política do município. A exposição denominada Viana, Uma Visagem Açoriana, busca pensar na formação e no desenvolvimento da cidade, por meio de seu patrimônio cultural: edificado, material, simbólico e suas bordas, discutindo sua ocupação da arte e do público.

A exposição foi motivada poeticamente pela chegada dos Açorianos em Viana, tendo a paisagem como território de natureza exploratória e da história do município. Algumas questões da exposição e do projeto como um todo referem-se aos modos de construção do imaginário de Nina e como seus relatos visuais contribuirão para uma visagem açoriana sobre Viana.

As obras de Nina Medeiros transitam entre o virtual e o tempo real através da instalação que fazem uso de desenho, pinturas, fotografias, gravuras, poesia, vídeo, som, livro-arte e web. As expectativas, sonhos, aspectos culturais e religiosos de cerca de 50 casais açorianos que teriam sido desviados pela coroa de Portugal para povoar do Espírito Santo são abordados pela artista. Esse conjunto de imagem será apresentado em diferentes locais da cidade com maiores cargas históricas e sociais.

Projeto Residência Artística

Dentro desse contexto, Nina integra também o programa de residência artística, ficando hospedada dentro do Casarão – Galeria de Arte que acontecerá a exposição – em um “anexo” que foi montado para recebê-la, que serve como residência temporária dos artistas, com segurança 24 horas e câmaras de vigilância, quarto, sala de conveniência, pequena biblioteca, cozinha e uma grande sala para a produção e armazenamento de trabalhos.

O público poderá conhecer o resultado final dos trabalhos, que tem curadoria de Neuza Mendes, e como curadora convidada Kátia Canton Monteiro, a partir do próximo dia 21 de setembro na sede de Viana. O projeto tem realização da Prefeitura de Viana e conta com apoio cultural da Vale e Governo do Estado.

Quem é Nina Medeiros

Nasceu em Ponta Delgada em 1963. Importante artista plastica açoriana, em 1988 conclui a licenciatura em Artes Plásticas/Pintura, no Montserrat College of Art, Massachusets, USA. Vive e trabalha em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, Açores. Está representada nas coleções do Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, Instituto Cultural de Macau, Centro Cultural do Castelo (Caloura), Palácio do Jardim José do Canto, Ponta Delgada, Presidência do Governo Regional dos Açores (Palácio da Conceição), Ponta Delgada, Museu de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Universidade dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, EDA – Electricidade dos Açores, S.A., Ponta Delgada entre outras. Venceu o concurso Nacional de Ideias para a concepção de uma medalha comemorativa do Primeiro Centenário da Visita Régia promovido pela presidência do Governo Regional dos Açores.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014