15/10/2012 às 18h54 - Atualizado em 16/10/2012 às 18h7

Exposição interativa chama atenção de visitantes em Viana

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoEstá aberta para visitação a exposição ‘Viana, uma Visagem Açoriana’, da artista plástica Nina Medeiros. A mostra, que está na Galeria de Arte Casarão de Viana, propõe um projeto educativo para os visitantes interativo e artístico. O espaço é livre para a manifestação artística de crianças, adolescentes e adultos.

A Sala do Casarão se constitui em um espaço de interatividade, com a proposta lúdica de construção de um cubo com imagens da artista em exposição e espaços vazios para intervenção dos visitantes. Dependendo da criativida é possível desenhar, dobrar e colar, construindo um objeto pequeno e delicado repleto de afeto e significado.

Os visitantes poderão deixar a miniatura/cubo nas prateleiras ou levá-lo para casa para juntá-lo a seus objetos pessoais.

Exposição
A artista plástica açoriana Nina Medeiros desembarcou na cidade de Viana para uma imersão cultura e conclusão da exposição comemorativa dos 200 anos de imigração açoriana e dos 150 anos de emancipação política do município.

A exposição denominada Viana, Uma Visagem Açoriana, busca pensar na formação e no desenvolvimento da cidade, por meio de seu patrimônio cultural: edificado, material, simbólico e suas bordas, discutindo sua ocupação da arte e do público.

A exposição foi motivada poeticamente pela chegada dos Açorianos em Viana, tendo a paisagem como território de natureza exploratória e da história do município. Algumas questões da exposição e do projeto como um todo referem-se aos modos de construção do imaginário de Nina e como seus relatos visuais contribuiram para uma visagem açoriana sobre Viana. 
 
As obras de Nina Medeiros transitam entre o virtual e o tempo real através da instalação que fazem uso de desenho, pinturas, fotografias, gravuras, poesia, vídeo, som, livro-arte e web. As expectativas e sonhos, como também o que levaram de material e de vivências, incluindo aspectos culturais e religiosos, de pouco mais de 50 casais açorianos que teriam sido desviados pela coroa de Portugal para povoar do Espírito Santo, são abordados pela artista. Esse conjunto de imagem será apresentado em diferentes locais da cidade, nomeadamente aquelas com maiores cargas históricas e sociais.

O papel da artista, por fim, será o de orquestrar situações com a comunidade de redescobrimento dos vários espaços de vivência por meio da paisagem e das memórias trazidas pelo trajeto traçado pela artista, entre Viana e o habitat da artista nos Açores.

Serviço: 
Projeto: Remembranças, Mas que Arte Cabe em uma Cidade?
Exposição: Viana, uma Visagem Açoriana
Data: Até 12 de dezembro 2012.
Horário: 9h as 18h, incluindo sábados, domingos e feriados
Local:  Galeria de Arte Casarão – Avenida Florentino Ávidos, Centro, Viana.
Telefone de informações e agendamento de visita: 3255-1346
Email: [email protected]
Coordenação e Curadoria de Neusa Mendes
Coordenação do Programa Educativo de Mara Perpétua
Acompanhe: http://arteepatrimonio.wordpress.com/
ENTRADA FRANCA

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014