14/6/2013 às 15h58 - Atualizado em 14/6/2013 às 16h34

Lançamento do 20º Vitória Cine Vídeo traz sessão exclusiva de longa premiado nesta segunda

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoFoto: Bia Sabóia

É nesta segunda, dia 17 de junho, o lançamento da 20ª edição do Festival de Vitória – , às 20h, no Theatro Carlos Gomes. Para marcar os 20 anos, haverá exibição inédita do premiado longa de Betse de Paula, “Vendo ou Alugo”, com presença da diretora e parte do elenco do filme como Juan Paiva, Pedro Monteiro e as atrizes Daisy Lúcidi e Nathalia Timberg.

Considerado pelo público como o festival oficial de cinema do Espírito Santo, durante a noite de lançamento, a atriz Nathalia Timberg, de 83 anos, receberá no palco do Carlos Gomes uma homenagem do festival, com a entrega do Troféu Marlin Azul e um catálogo de fotos biográficas de sua carreira, organizado pela jornalista Sandra Medeiros. A designer Carla Buaiz também está criando uma joia exclusiva para presentear a atriz.

O longa-metragem “Vendo ou Alugo” chega ao Estado antes mesmo de entrar no circuito comercial brasileiro, em pré-estreia especial para o público capixaba e exibido com exclusividade para convidados. A diretora Betse de Paula estará presente no lançamento e depois do filme participa de um bate-papo com o público, acompanhada de parte do seu elenco de atores.

Nesta segunda, também será divulgado o regulamento e ficha de inscrição para as Mostras Competitivas do Festival, que vai até o dia 1º de agosto.

DivulgaçãoSobre o filme

Em seu novo filme, a cineasta Betse de Paula mergulha no universo carioca, em uma comédia contemporânea sobre o cotidiano de uma família que já foi de classe média alta e hoje vive endividada. O filme narra a trajetória deste núcleo formado por bisavó, avó, mãe e filha, que dividem uma casa luxuosa, a qual não podem mais manter, e pela proximidade da favela, também não conseguem vender ou alugar. Mas a UPP ocupará a favela, e possíveis compradores visitarão a casa. Durante a visita começa um tiroteio, deixando todos encurralados. Diante da ameaça de vida, pequenos pecados são revelados e situações tragicômicas tomam forma, envolvendo visitantes e moradores do morro e do asfalto.

20º Festival de Vitória

Nesta edição, para as Mostras Competitivas Nacionais de Curtas e Longas Metragens serão aceitas inscrições de filmes inéditos no Espírito Santo, ou seja, que não tenham sido exibidos em caráter competitivo em outros festivais e mostras no Estado.

Já para a Mostra Foco Capixaba mantém-se o regime anterior: não será exigido ineditismo. Com isso, o festival mantém sua vocação de plataforma privilegiada para o lançamento, no Espírito Santo, dos filmes realizados no país, e confirma-se como a maior vitrine para o cinema capixaba aos olhos do Brasil. O Foco Capixaba segue abrindo o festival, logo na primeira noite, e este ano selecionará até cinco curtas-metragens locais.

Nesta edição também foram criadas novas seções em comemoração aos 20 anos de festival. A Retrospectiva 20 Anos VCV exibirá em sessões diárias uma seleção de filmes das edições anteriores do Festival de Vitória, que marcaram o cinema de curta-metragem brasileiro. Serão trabalhos premiados e sucessos de crítica que são lembrados pelo público até hoje e poderão ser vistos ou revistos.

O Festival de Vitória também apresenta ao público uma mostra temática, promovendo o diálogo entre cultura e esportes. É a Mostra Cinefoot, que exibirá no último dia de festival uma seleção de curtas sobre a maior paixão nacional, o futebol. A mostra inaugura o intercâmbio do Festival de Vitória com outros eventos brasileiros – nesse caso o Festival de Cinema de Futebol - Cinefoot, baseado no Rio de Janeiro - e já antecipa o clima da Copa do Mundo no Brasil, através da representação do esporte no cinema.

Lançamento das inscrições 20º Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo com première do Filme “Vendo ou Alugo”. Fechado para convidados
Data: 17 de junho
Horário: às 20h
Local: Theatro Carlos Gomes
Inscrições dos filmes em curta e longa-metragem: até 1º de agosto
Site: www.festivaldevitoria.com (em breve)
20º Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo - de 28 de outubro a 02 de novembro
 

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014