Entretenimento e Cultura

Exposição de peças sacras em madeira em Domingos Martins na próxima quarta-feira

Dando sequência a série de exposições em Domingos Martins, a Casa da Cultura apresenta mais uma mostra intitulada “Arte e entalhe no Campo”, do artista Sdney Grecco. A abertura do evento será realizada na próxima quarta-feira (16), às 8 horas, quando serão exibidas aproximadamente 20 peças entalhadas em madeira que retratam pinturas religiosas como a Santa Ceia, a Anunciação, Sagrada Família e o Ecce Hommo.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn, a exposição é uma forma de desenvolver a cultura e promover o reconhecimento aos artistas da região. “Temos em nosso município pessoas com grande talento e que necessitam de incentivo. E com este objetivo que a prefeitura municipal está desenvolvendo esta ação para prestigiá-las”, ressalta. 

Sobre o Artista

Sdney mora na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Aracê. Despertou esse interesse pela arte aos 15 anos, inspirado em obras de outros artistas. No começo, as ferramentas utilizadas para o trabalho eram improvisadas, mas o resultado foi satisfatório. Uma de suas primeiras obras foi a imagem de Cristo, esculpida numa tora de madeira. Essa criação lhe rendeu reconhecimento de amigos e o possibilitou criar outras peças, nas horas vagas.

O artista teve que interromper suas criações por um tempo para ajudar a família na agricultura, mas nunca deixou de admirar a técnica do trabalho. Há dois anos voltou a esculpir utilizando as ferramentas básicas na criação - o formão, o batente e a madeira. Em casqueiro de Ingá ele entalhou sua primeira Santa Ceia e logo começou a produzir várias peças, sempre aperfeiçoando os detalhes das obras.

Muitos parentes e amigos apreciaram as obras, e seu talento fez surgir várias encomendas. Com a grande demanda Sdney, que entalhava na varanda de sua casa, teve que construir um galpão para aumentar o espaço de trabalho. Toda essa grande busca pelas produções despertou no artista a vontade de tornar seu trabalho mais conhecido e valorizado, introduzindo-o no mercado e fazendo com que essa seja sua principal fonte de renda.  

 Serviço:

“Arte e entalhe no Campo”, de Sdney Grecco

Quando: De 16 a 30 de abril

Local: Casa da Cultura, Domingos Martins – Avenida Presidente Vargas, nº 531, Centro

Horário: 8h às 17h

Contato: (27) 3268-2550

Entrada Franca

Pontos moeda