Entretenimento e Cultura

Falta apenas um dia: apresentadores da TV Vitória falam da expectativa para a programação 100% digital

Apresentadores da TV Vitória comemoram transmissão em sistema Full HD Foto: Reprodução

A partir das 13 horas da próxima segunda-feira (19), toda a programação da TV Vitória será transmitida em sistema Full HD, ou seja, em alta definição. Os programas locais da emissora já utilizam esse sistema desde 2009. Porém, na próxima semana, toda a grade de jornalismo também utilizará o novo sistema.
 
Com a programação Full HD são necessárias mudanças no sistema de edição, no controle operacional, na rotina da Central Integrada de Jornalismo, e até na forma de produção e maquiagem dos repórteres e apresentadores.
 
E é exatamente essa equipe comprometida com a verdade que comenta as expectativas para o lançamento da TV Vitória 100% digital. “Toda a equipe do ES no Ar está muito feliz de participar desse momento que de avanço do jornalismo capixaba. A programação 100% digital é o primeiro passo para um futuro, que tenho certeza que será muito vitorioso. É um privilégio poder participar desse momento histórico”, afirma o apresentador do Espírito Santo no Ar, Eduardo Santos.
 
Já o apresentador do Alerta Espírito Santo, Douglas Camargo, frisou os investimentos tecnológicos realizados pela emissora, e a proximidade dos apresentadores com o público. “Tive a oportunidade de participar de um momento muito importante da TV, em 2009, quando teve início a transmissão digital dos programas locais, e agora tenho o privilégio de participar da programação em alta definição de todo a programação da casa. É um importante investimento, e nos aproxima cada vez mais do nosso público”, frisa.
 
A apresentadora Juliana Lyra, que comanda o Fala Manhã, ressaltou a qualidade das imagens que chegará aos telespectadores, além do crescimento da grade jornalística da TV Vitória. “A chegada do sistema HD é mais uma demonstração de poder que o jornalismo conquistou na TV Vitória. Hoje temos sete horas de produção jornalística, e novo sistema traz ainda mais qualidade para quem está nos assistindo, com uma qualidade de imagem muito maior”.
 
Responsável pela apresentação do programa Fala Espírito Santo, a jornalista Taís Venâncio, também comemora mais esta conquista da emissora. “Há 14 anos na TV Vitória, acompanhei muitas mudanças no sistema de produção, e estou muito feliz em poder participar dessa nova fase. É um investimento muito importante, e se trata de uma tecnologia escolhida com muito cuidado pela emissora. É um desafio há mais, mas todas as mudanças são bem vindas e vamos continuar nos esforçando para garantir sempre o melhor para os nossos telespectadores”.
 
Já a apresentador do Cidade Alerta Espírito Santo, Ricardo Martins, destacou a evolução do sistema. “Trabalho com televisão há 14 anos, e todos nós estamos com uma expectativa muito boa. O sistema traz benefícios para a empresa, abre novas oportunidades no mercado de trabalho, a equipe aumenta e se trata de algo que nos deixa, de fato, emocionados. Há 365 dias o sistema HD parecia uma conquista de cem anos, mas passou muito rápido. É uma grande conquista, e vamos levar muito mais emoção para casa de todas as pessoas”.
 
No comando do Jornal da TV Vitória, o jornalista Gabriel Serafim, também destacou a aproximação com o público capixaba. “Já tem sete anos que faço parte desse time de sucesso da TV Vitória. Sinto um orgulho enorme poder acompanhar o crescimento dessa emissora que tem um contato tão próximo com os capixabas. Vai ser uma satisfação poder levar em alta definição, todas as cores e belezas do Espírito Santo para a telinha do nosso telespectador”.

Já o apresentador do Balanço Geral Espírito Santo, Fernando Fully, ressaltou a importância dos investimentos, e a prestação de serviço ao público. “Para nós apresentadores é uma grande satisfação trabalhar em uma empresa que prima pela qualidade do jornalismo, e é essa preocupação com qualidade que a gente vê com a chegada dessa tecnologia. Estamos de frente com o que há de melhor no mundo. O telespectador continuará recebendo o melhor da nossa equipe. Fica a prestação de serviço de sempre, a preocupação com a verdade, mas tudo com uma qualidade de sinal ainda maior".

Mais interação entre apresentadores

Além da qualidade do sinal, a programação 100% em HD também facilitará a interação entre os apresentadores da emissora. Isso porque o formato da HDTV permite que a tela seja divida em até seis mosaicos. Desta forma, até seis apresentadores poderiam se comunicar em tempo real, durante a exibição de um único programa. Clique aqui, para saber mais.

Mudanças no material das equipes de reportagem

Com o sistema digital, as equipes de reportagem deixam de utilizar fitas, e passam a armazenar as imagens em cartões de memória.  O superintendente de operações da Rede Vitória, Silvio Roberto Corrêa, explica os benefícios desse sistema: “As equipes ganham muito mais agilidade e versatilidade. Quando gravávamos com fitas, sempre corríamos o risco de perder o material, porque muitas amassavam. Mas, agora tudo isso acaba. Utilizamos cartões e não temos mais o risco de perder nada, e vamos continuar investindo para levar sempre a melhor imagem aos nossos telespectadores”. Clique aqui, para saber mais.

Entenda um pouco mais sobre a nova mudança

- O sinal digital consegue suportar uma resolução maior, então a imagem continua boa mesmo quando é exibida em uma tela de TV maior.

- O vídeo pode ser progressivo ao invés de entrelaçado - a tela mostra a imagem inteira para cada quadro ao invés de uma linha de pixels sim, outra não. Canais de TV podem transmitir vários sinais usando a mesma banda, o que chamamos de multitransmissão. 

- Muitos destes padrões têm exatamente o mesmo formato de tela e resolução - a diferença está nas taxas de quadros. Quando você escutar alguém falar de um aparelho HDTV "1080i", significa que este aparelho tem resolução nativa de 1920 x 1080 pixels e exibe 60 quadros por segundo, entrelaçados.

Super HD ou simplesmente: 4K

A tecnologia 4K será o futuro das HDTV's e a previsão é que a TV Vitória adote o sistema nos próximos anos. Quando você compra uma TV Full HD, ela trabalha com uma definição de 1080p, o que significa 1k. Os cinemas digitais atuais trabalham com a definição de 2k. Esta nova tecnologia trabalha com 4k, deste modo, ele consegue gerar 8,8 milhões de pixels, o que representa 4 vezes a capacidade.

Mudanças na produção dos apresentadores

Com a alta qualidade das imagens da TV Digital, os itens utilizados na produção dos apresentadores da TV Vitória também deverão acompanhar a tecnologia Full HD. Para cobrir as pequenas imperfeições, apresentadas por qualquer tipo de pele, é preciso investir em produtos à base de silicone, que possuem uma pigmentação menor, garantindo um acabamento perfeito. Veja os detalhes de todas as mudanças nesse processo de produção. Clique aqui.

Parceria

Neste mês de maio, a TV Vitória também comemora 30 anos de histório e credibilidade. A data foi comemorada com uma grande festa, no último sábado (10), e reuniu cerca de 500 pessoas, foi evidenciado pelo R7, um dos maiores portais de informação do Brasil e parceiro de conteúdo do jornal online Folha Vitória, e pelo Jornal da Record.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento.

Na ocasião, o presidente da Record no Brasil, Luiz Cláudio Costa, destacou essa bela história entre as emissoras, e as expectativas para o futuro. “É um casamento, e como em toda união, é feito de momentos maravilhosos e maturidade. Essa parceria chega hoje a um momento de maturidade, e consolidada como uma das melhores emissoras regionais do país. É uma parceria que tem muito caminho pela frente e muitos anos de vida. Tenho certeza que a cada dia celebraremos grandes conquistas lado a lado”, enalteceu o presidente.

Em discurso emocionado, o presidente Américo Buaiz lembrou toda a trajetória da emissora, agradeceu o empenho de todos os colaboradores, e reafirmou o compromisso da TV Vitória com a sociedade capixaba na transmissão de conteúdos relevantes, sempre com a marca da credibilidade. “Sem esse time, essa história não teria sido escrita. Ao longo de todos esses anos, aprendi que devemos fazer as coisas com amor, qualidade, e muita honestidade. A TV Vitória tem um compromisso com a regionalização dos conteúdos, e vamos continuar nos esforçando para levarmos informação de qualidade a todos os nossos telespectadores”, afirmou.

Já o diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado, ressaltou os diferenciais da emissora, e os investimentos tecnológicos. “Temos um grade jornalística muito maior comparada às outras emissoras do Estado, e trabalhamos para garantir a qualidade de todo o nosso conteúdo. Em 30 anos fizemos grandes investimentos em diferentes tecnologias, até chegarmos à produção em alta definição, tudo para garantir um trabalho cada vez melhor ao nosso público”, explicou.

O governador do Estado, Renato Casagrande, também discursou e enalteceu a importância da TV Vitória na história de toda a sociedade capixaba. “A TV Vitória é um grande instrumento de informação e conscientização da população do Estado. De forma clara, traz debates de diferentes temas, e setores, e contribui para o desenvolvimento de toda a sociedade. Além disso, é uma emissora que sempre nos orgulha com grandes premiações no cenário nacional levando, por meio da regionalização, o nome do nosso Estado para todo o Brasil”.

A emissora recebeu uma série de investimentos, e a partir deste mês de maio, produzirá todo o conteúdo jornalístico em HD (High Definition), ou seja, alta definição. Atualmente, a TV Vitória conta com sete horas de programação local ao vivo, contemplando 12 atrações regionais. Somente nos finais de semana, cinco programa locais falam sobre moda, arquitetura e decoração, empreendimentos e negócios, personalidades e tudo o que acontece na sociedade capixaba. A carga horária corresponde a três vezes mais conteúdo regional que as demais emissoras capixabas. Além disso, com um único sinal, a programação chega aos 78 municípios do Estado.

Prata da casa: atores da Rede Record marcam presença em evento

Integrante do elenco da Rede Record, a atriz Cássia Linhares foi um dos destaques de renome nacional no evento. Cássia já participou da superprodução da Record, Milagres de Jesus, além da novela Rebelde, em 2011. A atriz não visitava o Estado há 10 anos.

O ator Petrônio Gontijo, que participará da série Conselhos Tutelares, da Record também prestigiou o evento, e destacou a importância da TV Vitória para a divulgação e formação da cultura. “A Record sempre me contemplou com papeis nos quais posso  mostrar a minha arte. É muito importante que a TV invista em dramaturgia, e as afiliadas da Record, como é o caso da TV Vitória, contribuem para o crescimento deste trabalho”.

Empresários destacam contribuição de emissora

Regionalizando os principais assuntos relacionados ao cenário econômico, a TV Vitória, ao longo dos seus 30 anos de história, contribuiu de forma expressiva para o desenvolvimento do Estado. A observação é feita por especialistas do setor.

O empresário Otto Andrade também enalteceu a contribuição da emissora para os projetos econômicos do Espírito Santo. “Só temos a agradecer a tudo o que a TV Vitória faz pelo Estado, e que só nos ajuda como empresários. A TV Vitória, junto com a Record, inovou na comunicação, oferecendo espaço para os empresários trocarem ideias, e isso é primordial. É exatamente esse espaço de reconhecimento que faz a diferença da TV Vitória para o desenvolvimento do Estado”, explica. Veja o que outros líderes do mercado falam sobre a TV Vitória. Veja o que outros líderes do mercado falam sobre a emissora, clique aqui.

Melhor TV Regional do Brasil

Nos anos de 2007, 2008 e 2010, a TV Vitória foi eleita a melhor TV Regional do Brasil pela Academia Brasileira de Marketing e Propaganda. Esse é o principal reconhecimento do mercado brasileiro. Para a conquista deste título, os indicados passam por dois colégios eleitorais, sendo o primeiro formado por mil profissionais da área de comunicação de todas as unidades federativas. Nesta eleição direta é definida uma lista tríplice, a qual é submetida ao Colégio de Líderes, composto por 48 membros da Academia, que julgam que deve ser o vencedor. 

Desde 2007, a TV Vitória chegou ao final da seleção, sendo eleita pelos profissionais para a lista tríplice.Desta forma, em 30 anos de atividade a TV Vitória é tricampeã, o que representa 10% de reconhecimento máximo pelo que realiza regionalmente.

Premiações promovidas pela TV Vitória

Além da credibilidade na transmissão do conteúdo, a TV Vitória se empenha para valorizar projetos e profissionais dos mais variados setores. Para isso, realiza anualmente premiações como: o Prêmio Gourmet Vip, que elege os melhores nomes da gastronomia capixaba. O Prêmio Art et Décor, promovendo e homenageando os profissionais e marcas que se destacam no setor de construção, arquitetura e decoração. Prêmio Vitória Fashion, revelando os destaques da moda; o Prêmio Líder Empresarial, que reconhece os profissionais que contribuem para o desenvolvimento do Espírito Santo, além do Prêmio Marcas Ícones, que revela as marcas mais lembradas pelos capixabas.

Em todas as premiações a população é envolvida, podendo participar através do voto popular, ajudando a escolher os nomes que fazem do Espírito Santo um dos Estados que mais se destacam no Brasil. Além disso,a TV Vitória está envolvida com a organização e a divulgação do Prêmio Ecologia, uma parceria de anos entre a Rede Vitória e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. E se tem entretenimento e jornalismo, também tem muito esporte na tela da TV Vitória. Com a transmissão ao vivo dos jogos da Copa ES e com a cobertura especial da Copa Vitória de Futebol das Comunidades, que mostra os melhores lances e gols do campeonato entre as comunidades da Grande Vitória nos telejornais que são a cara do povo.

Saiba mais sobre os veículos de comunicação da Rede Vitória

Além da TV Vitória/Record, a Rede Vitória é composta pelo jornal online Folha Vitória e pelas Rádios Jovem Pan Vitória e Rádio Vitória. Também neste mês de maio a Rede Vitória comemora os sete anos do jornal online Folha Vitória, e os 10 anos da rádio Jovem Pan Vitória.

O Folha Vitória é um jornal online formado por várias editorias que reúnem notícias instantâneas e bem apuradas do Espírito Santo, do Brasil e do mundo. Integrado à Central de Jornalismo da Rede Vitória, o Folha Vitória possui ainda uma equipe de colunistas especializados e blogueiros que comentam os mais variados assuntos desde política e economia, passando por esportes, cultura, turismo, moda, saúde e tudo o que se refere ao mercado do Espírito Santo. Pelo Folha Vitória o leitor tem acesso às colunas sociais mais badaladas do Espírito Santo e ao mais completo classificados. E o melhor, tudo de graça! 

Já a Jovem Pan Vitória foi eleita pela segunda vez a melhor Rádio Regional do Brasil pela Associação Brasileira de Marketing e Propaganda e escolhida pela Rede Jovem Pan como a melhor afiliada do Brasil. Além de uma programação super atual, a Pan Vitória se destaca pelas ações e promoções que realiza em todo o Estado. Transmitindo com uma Potência de 35kw, a Jovem Pan possui a maior cobertura do Espírito Santo. 

A Rádio Vitória 640 AM se destaca pela proximidade com os ouvintes e a comunidade. Por isso ela é considerada a voz do povo! Os locutores dão um show à parte, o time reúne os apresentadores que já são sucesso na TV Vitória. Na 640AM o jornalismo é dinâmico e ao vivo, e o ouvinte ainda tem acesso a entretenimento e coberturas esportivas especiais. A Rádio Vitória é afiliada à Rede Jovem Pan Sat, o que garante também a transmissão de competições esportivas nacionais e internacionais.

Pontos moeda