Entretenimento e Cultura

Grafite é destaque na Galeria Homero Massena na exposição “Elementares”

Os visitantes terão a oportunidade de observar a fluidez de um desenho feito com lápis grafite ocupando as paredes internas e o teto da galeria

Lápis, grafite e muita dedicação. Esse é o material de trabalho da artista Ana de Senna, que se prepara para ocupar as instalações da Galeria Homero Massena (GHM), no Centro de Vitória, com a exposição intitulada “Elementares”. A proposta da mostra são desenhos abstratos que dialogam com toda a arquitetura da Galeria. Para completar esse projeto, a artista precisou praticamente morar dentro da galeria durante quase um mês e preparou um acampamento dentro da sala expositiva.

A abertura da exposição acontece no próximo dia 29 de julho, às 19 horas. O período de visitação vai de 30 de julho até o dia 27 de setembro, com entrada franca.

“Elementares” trata o desenho como rearranjo de expressões de imagens primordiais, cravadas profundamente no inconsciente coletivo da humanidade. São os arquétipos, projetados como sonhos e narrativas, que tendem a se repetir em todo tempo e lugar. Aqui, são traçados pela ação espontânea, ao sabor do improviso, resultando em marcas deixadas pelo grafite sobre o branco do teto e das paredes do interior da galeria, que dialogam com os sistemas elétricos e de iluminação, fixos no “cubo branco”.

Como se a arte conversasse com a arquitetura do espaço, a artista Ana De Sena trata o desenho como forma de embate entre a estrutura e o seu corpo frágil em contínuo exercício, durante cerca de trinta dias nos quais praticamente morou no local.

Para a exposição “Elementares”, Ana recebe orientação do artista Carlos Borges, que convidou mais três críticos de arte para acompanhar seu trabalho e elaborar o texto de abertura da exposição. Elementares estará aberta ao público a partir do dia 30 de julho e o processo do desenho instalação pode ser acompanhado no site (www.exposicaoelementares.com)

Sobre a artista

Ana de Sena desenvolve desenhos que dialogam com espaços expositivos travando, durante o processo, uma espécie de embate entre seu corpo e a arquitetura como forma de coincidir ação e sentimentos. ”Elementares” será sua primeira exposição individual.

Ações Educativas

A Galeria Homero Massena (GHM) realiza a cada exposição ações educativas que contribuem com o conteúdo de cada mostra. Uma dessas atividades é o Encontro de Formação de Professores em Arte Contemporânea, aberto à participação de educadores da rede pública. O encontro será realizado nos dias 23 e 24 de julho.

Serviço
Exposição “Elementares”
Abertura: 29 de julho de 2014, às 19 horas
Período: 30 de julho a 27 de setembro
Visitação: Segunda a sexta, 9h às 18h; sábado, das 13h às 18h. Entrada gratuita
Local: Galeria Homero Massena
Endereço: Rua Pedro Palácio, 99, Cidade Alta, Centro, Vitória
Informações: (27)3132-8395.

Pontos moeda