Entretenimento e Cultura

Artista brasileiro reconhecido nos Estados Unidos oferece oficina de Arte em Vitória

Oficina de Duda Penteado tem a importância de mostrar que todas as transformações no mundo podem se transformar em arte. Ele é muralista, escultor e artista multimídia

Oficina de Duda Penteado tem a importância de mostrar que todas as transformações no mundo podem se transformar em arte Foto: Divulgação

Primeiro surgiu a ideia de trabalhar o conceito de transformação, coincidentemente, uma semana antes de começarem as manifestações de junho de 2013. Depois, por pouco mais de um mês, um grupo de quase 60 pessoas da comunidade de São Jardim, em Guarulhos (SP), participou de uma espécie de laboratório criativo, processo conhecido como Sinfonia Plástica. A partir daí, surgiu um trabalho com 310 metros quadrados, o "Mural Transformação".

A "sinfonia" foi orquestrada não por um maestro, mas por Duda Penteado, muralista, escultor e artista multimídia. Ele mora entre o Brasil e os Estados Unidos e, com mais de 20 anos de experiência, fez nesse trabalho uma releitura visual antropofágica da nossa própria história, ao unir a colonização portuguesa, seca nordestina, futebol, frutas tropicais, arquitetura e referências à Semana de Arte Moderna de 1922, entre outros assuntos, que mostram as belezas e problemas do país.

Esse processo vai servir de referência para a oficina "Sinfonia Plástica: Arte e Transformação", que acontece na próxima quinta-feira (21), das 13 às 17 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas. "Os meus trabalhos têm como referência temas significativos e atuais voltados a paz, globalização, diáspora, dupla nacionalidade, entre outros fenômenos geopolíticos e sociais do século XXI", afirmou Duda.

Inscrições
As inscrições para a oficina podem ser feitas pelo telefone 3132-5295, das 9 às 17 horas, nestas segunda (18) e terça (19). As vagas são limitadas.

Antena
Duda acredita que o artista funciona como uma antena parabólica, que capta tudo que acontece, digere e depois transforma em arte, e isso inclui as transformações que acontecem no mundo, tão presentes no trabalho atual do artista. "A arte não pode ser vazia, porque a história da humanidade se repete e é apavorante. Cabe ao artista, através de sua obra, manifestar- se, deixar uma leitura de seu tempo, uma mensagem".

Artista
Duda Penteado nasceu em São Paulo, em 1968. Graduado em Comunicação pela FIAM-SP, na década de 1990, realizou algumas exposições coletivas no Brasil, mudando-se depois para Nova York, onde retomou seus estudos e conhecimentos, trabalhando inicialmente no Muriel Studio como assistente da mestra e impressora Sheila Marbain - uma das precursoras do processo de "Silk Monotype" nos Estados Unidos, ligada aos maiores nomes do movimento Pop Art.

Realizou diversos projetos, palestras, exposições e murais em universidades e instituições, tais como a MoAaA-The Museum of Art and Origins. Também foi presidente do Artist Certification Board, Jersey City, NJ. e recebeu prêmios e homenagens de várias instituições nos Estados Unidos, além de ser, desde 2005, um dos cofundadores do “We Are You Project”, ao lado de Mario Tapia e Dr. Carlos Hernandez.

Serviço
Oficina “Sinfonia Plástica: Arte e Transformação”
Quando: quinta (21), das 13 às 17 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas
Inscrições: segunda (18) e terça (19), das 9 às 17 horas, pelo telefone (27) 3132-5295

Pontos moeda