Entretenimento e Cultura

#desafiodogelo: celebridades participam de campanha em combate ao ELA e vídeos viram febre na internet

Artistas como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Thiago Silva e Luciano Huck já tomaram um banho de água fria. Até astros internacionais, como o teen Justin Bieber, entraram na corrente

Justin Bieber, Ivete Sangalo, Neymar, Oprah Winfrey, Lady Gaga e Luciano Huck foram alguns dos artistas que participaram da corrente no combate a doença grave, conhecida como ELA Fotos: Reprodução/Instagram/YouTube

Uma nova campanha na internet está virando um verdadeiro viral na web. Trata-se do Desafio do Gelo. Celebridades e anônimos publicam vídeos nas redes sociais tomando um verdadeiro banho de água fria, ou melhor, um banho congelante.

Veja a galeria de fotos completa. Clique aqui!

Artistas como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Thiago Silva, Luciano Huck e Neymar já tomaram um banho de água fria. Até astros internacionais, como o teen Justin Bieber, o protagonista de The Big Bang Theory, Jim Parsons, e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, já publicaram vídeos na internet tomando banho de água fria.

Craques do esporte, como Marcelo Vieira e Thiago Silva, também entraram na corrente Fotos: Reprodução/Instagram

Mas o que nem todo mundo sabe é que o banho gelado não é apenas uma brincadeira, mas um símbolo da campanha mundial no combate a Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como ELA.

O desafio exige que uma pessoa tome um banho com um balde de água com gelo. Então, aquele que passa pela brincadeira desafia outras três pessoas. Quem for desafiado, tem 24 horas para postar seu banho ou deve doar uma quantia para a campanha.

Não foram só as celebridades que participaram: Bill Gates e Zuckerberg também tomaram banho Fotos: Reprodução/YouTube

A síndrome é complexa e não há cura, nem tratamento específico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% a 10% dos casos são genéticos.

Ao ser descoberta a doença, os primeiros sintomas são câimbras e fraqueza muscular. Lentamente, a pessoa começa a piorar e, sem força muscular, fica sem poder andar. No estágio avançado da doença, pode-se ter dificuldade até para deglutir um alimento e engolir saliva.

De acordo com o site ABC da Saúde, atualmente, com cuidados especiais, traqueotomia e ventilação controlada, há casos com mais de 25 anos de evolução. 20% dos pacientes sobrevivem seis anos.

Outras informações sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) podem ser encontradas no site da Associação Pró-Cura da ELA no Brasil.

Confira alguns vídeos publicados na internet:

Cristiano Ronaldo:

Neymar:

LeBron James:

Justin Bieber:

Oprah Winfrey:

Luciano Huck:

Angélica:

Jim Parsons:

Thiago Silva:

Preta Gil:

Ivete Sangalo:

Thiaguinho:

Justin Timberlake:

Pontos moeda