Entretenimento e Cultura

Nos EUA, bombeiros se dão mal e acabam eletrocutados no #desafiodogelo

Para fazerem o tão famoso Desafio do Gelo, bombeiros subiram em uma escada magirus. O problema foi que eles chegaram perto demais da fiação elétrica e acabaram eletrocutados

Os bombeiros queriam ajudar os estudantes com o desafio mas acabaram eletrocutados Foto: Reprodução/Twitter

A campanha do Desafio do Gelo, que visa o combate a Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como ELA, acabou mal para quatro bombeiros norte-americanos, depois que uma turma inventou de dar um banho gelado em dezenas de estudantes da universidade de Campbellsville, no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. A notícia foi divulgada pela agência de notícias Associated Press (AP).

Para fazerem o tão famoso Desafio do Gelo, os bombeiros da cidade subiram em uma escada magirus, de um caminhão de combate a incêndios. O problema foi que eles chegaram perto demais da fiação elétrica e acabaram eletrocutados. De acordo com a AP, quatro bombeiros ficaram feridos, dois com gravidade.

Já os estudantes não sofreram ferimentos. O fato teve grande repercussão na mídia local. Os estudantes chegaram a fazer uma corrente de oração para os bombeiros que ficaram hospitalizados. O acidente será investigado pela polícia da cidade e pelo Corpo de Bombeiros.

Febre na internet

Justin Bieber, Ivete Sangalo, Neymar, Oprah Winfrey, Lady Gaga e Luciano Huck foram alguns dos artistas que participaram da corrente no combate a doença grave, conhecida como ELA Fotos: Reprodução/Instagram/YouTube

A campanha, que consiste em um banho de balde gelado, virou um viral da web. Celebridades e anônimos publicam vídeos nas redes sociais tomando um verdadeiro banho de água fria, ou melhor, um banho congelante.

Artistas como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Thiago Silva, Luciano Huck e Neymar já tomaram um banho de água fria. Até astros internacionais, como o teen Justin Bieber, o protagonista de The Big Bang Theory, Jim Parsons, e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, já publicaram vídeos na internet tomando banho de água fria.

Veja a galeria de fotos completa. Clique aqui!

ELA

A síndrome é complexa e não há cura, nem tratamento específico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% a 10% dos casos são genéticos.

Ao ser descoberta a doença, os primeiros sintomas são câimbras e fraqueza muscular. Lentamente, a pessoa começa a piorar e, sem força muscular, fica sem poder andar. No estágio avançado da doença, pode-se ter dificuldade até para deglutir um alimento e engolir saliva.

De acordo com o site ABC da Saúde, atualmente, com cuidados especiais, traqueotomia e ventilação controlada, há casos com mais de 25 anos de evolução. 20% dos pacientes sobrevivem seis anos.

Outras informações sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) podem ser encontradas no site da Associação Pró-Cura da ELA no Brasil.

Criador do desafio morre afogado

O americano Corey Griffin, um dos criadores do Desafio do Balde de Gelo, morreu afogado após dar um mergulho em Nantucke, Massachusetts (EUA), no último sábado (16). Ele estava num famoso cais da cidade quando saltou. Chegou a voltar à superfície e foi resgatado, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. As informações foram publicadas no portal do R7.

Pontos moeda