Entretenimento e Cultura

Dudu Nobre, Molejo e mais quatro bandas vão agitar a Festa das Paneleiras em Vitória

O evento celebra a tradição de mais de 400 anos da produção de panela de barro. A expectativa dos organizadores é de que mais de 30 mil pessoas prestigiem a programação

Dudu será uma das atrações da Festa das Paneleiras Foto: Divulgação

O sambista Dudu Nobre, o Grupo Molejo e mais quatro bandas de samba vão animar a Festa das Paneleiras, que acontece de 31 de outubro a 2 de novembro, em Goiabeiras, em frente à faculdade Multivix. A entrada é gratuita.

O evento celebra a tradição de mais de 400 anos da produção de panela de barro. A expectativa dos organizadores é de que mais de 30 mil pessoas prestigiem a programação.

A Festa das Paneleiras chega à sua 21ª edição tendo também como atrativo o Restaurante das Paneleiras, com oferta de pratos típicos como a torta e a moqueca capixabas, que são preparadas especialmente nas panelas de barro produzidas pela comunidade local. Toda a renda arrecadada será revertida para a Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

"A cada ano a Festa das Paneleiras vem melhorando e queremos manter esse ritmo. Nossa expectativa é muito positiva. Esperamos superar o público de 30 mil pessoas que a festa atraiu no ano passado", disse o produtor do evento, Eduardo Pagani.

Programação

Na sexta-feira (31), a abertura do evento será às 21 horas, com a apresentação da Banda de Congo Panela de Barro. Em seguida, sobe ao palco o Grupo Opção, que é um dos mais tradicionais grupos de pagode de Vitória. À meia-noite, é a vez de o sambista Dudu Nobre subir ao palco, voltando a marcar presença no evento após dois anos.

No sábado (1º), a programação começa desde cedo, às 12 horas, com o grupo Explosão do Pagode. Às 20 horas, o grupo De Bem com a Vida leva mais samba para o palco. Fechando o dia com chave de ouro, apresenta-se o Grupo Molejo, a partir das 23 horas. O grupo lançou recentemente seu DVD comemorativo pelos 25 anos de trajetória.

No domingo (2), a partir das 13 horas, apresenta-se o projeto Samba de Quintal. A iniciativa é da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, com apoio da Prefeitura de Vitória.

Dudu Nobre

Dudu Nobre nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de janeiro de 1973. Afilhado do sambista Zeca Pagodinho e primo do cantor e ator Seu Jorge, Dudu Nobre é sucesso nacional. Em sua discografia, são 12 álbuns, produzidos entre 1999 e 2012. "Tempo de Dom-Dom", "Goiabada Cascão" e "A Grande Família" são alguns de seus diversos sucessos.

Grupo Molejo

O grupo de pagode Molejo foi formado em 1993, no Rio de Janeiro. Desde então, lançou 10 CD´s e um DVD, emplacando diversos sucessos, como "Caçamba", "Brincadeira de Criança", "Dança da Vassoura", "Samba Rock do Molejão", "Paparico", "Cilada", "Clínica Geral", "Ah Moleque", "Samba Diferente", "Pensamento Verde" e "Assim Oh".

A banda é composta por Anderson Leonardo (cavaquinho e vocal), Lúcio Nascimento (repique, percussão e vocal), Jimmy Batera (bateria e vocal), Robson Calazans (percussão e vocal), Marquinhos Pato (reco-reco e vocal) e Claumirzinho (pandeiro e vocal).

Tradição

Reconhecida nacional e internacionalmente como objeto de arte popular, a panela de barro de Goiabeiras não perde sua tradição utilitária. Está associada à genuína culinária espírito-santense, principalmente no preparo da moqueca e da torta capixabas. Raiz da cultura popular do Espírito Santo, a legítima panela de barro é identificada por um selo de qualidade da Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem registrado como patrimônio imaterial e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2000. Também foi agraciado com o Prêmio Top 100 de Artesanato, em 2006, pelo Sebrae, e reconhecido como Boas Práticas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010.

O trabalho artesanal das paneleiras sempre garantiu a sobrevivência econômica de suas famílias, bem como mantém suas tradições. A região de Goiabeiras foi o local tradicional da produção de panelas de barro. No início, o trabalho era de cunho familiar e as panelas eram feitas nos quintais das casas das paneleiras. Com a criação da Associação das Paneleiras e ações da Prefeitura e de outras entidades, foi construído o Galpão das Paneleiras, onde a produção está concentrada.

Serviço

21ª Festa das Paneleiras

Onde: espaço em frente à faculdade Multivix - rua Desembargador Cassiano Castelo, em Goiabeiras

Sexta-feira (31)

21h: Banda de Congo Panela de Barro e Grupo Opção
Meia-noite: Dudu Nobre

Sábado (1º)

12h - Explosão do pagode
20h - De Bem com a Vida
23h - Grupo Molejo

Domingo (2)

13h - Projeto Samba de Quintal

Pontos moeda