Entretenimento e Cultura

Espetáculo infanto-juvenil mostra relacionamento entre pai e filha após perda de familiares

Pai É Um Homem-Pássaro" venceu os prêmios APCA e FEMSA de Melhor Espetáculo Infantil de 2012 e estará em cartaz no Teatro do SESI nos dias 15 e 16 de outubro

Baseado no livro homônimo do britânico David Almond, "Meu Pai É Um Homem-Pássaro", conta uma história marcada pelo realismo fantástico ao retratar a relação entre a menina Lizzie e seu pai Jack, que começa a ser achar um pássaro após a perda da esposa.

Com uma voz única para capturar a imaginação de jovens leitores e os motivar a ler e a pensar, David Almond recria situações com leveza, ludicidade e humor. Segundo a diretora, “a profundidade e delicadeza do premiado texto somado a qualidade dos atores e as características da montagem (com música ao vivo), que não subestima a inteligência dos espectadores de todas as idades, faz da peça uma brincadeira em que todos possam rir e se emocionar”. E finaliza: “Por isso, denomino a classificação dessa peça como ‘horário possível para crianças’”.

A partir disso, a montagem expõe o jogo teatral a todo instante: os quatro atores começam lendo a peça e começam a encenar o texto, assumindo os vários personagens diante do espectador, como crianças que brincam, enquanto narram, vivenciam e criam um diálogo direto com o público no desenvolver das cenas.

Sinopse
"Meu Pai é um Homem-Pássaro" conta a história de Lizzie, uma menina de 09 anos, e seu pai Jack, que perderam a mãe e a companheira recentemente. O pai de Lizzie, em meio a sua dor e loucura, achava que era um pássaro. Corria pela sala agitando os braços, piava, grasnava e até comia minhoquinhas. Participando desta fantasia, a menina aprende a apreciar o colorido e a maciez das penas dos pássaros, a construir ninhos aconchegantes e a montar asas enormes. E mais especial: aprende a amar e aceitar o carinho daquele homem especial e tão diferente dos outros. A história ainda traz outros personagens: A tia Doreen (com seus pés bem fincados no chão), o diretor da escola, Senhor Mint; e o Senhor Poop, o coordenador da mágica competição de pássaros humanos. Todos são transformados pela experiência de “querer voar e compõem juntos uma belíssima trajetória de redescoberta da verdadeira alegria de simplesmente se encontrar com o outro.

SERVIÇO
"Meu Pai É Um Homem-Pássaro"
Local: Teatro do Sesi, em Jaridm da Penha
Data: 16 de outubro, duas sessões: às 10h e às 15h30
Entrada gratuita

Pontos moeda