Entretenimento e Cultura

Dicionário do Balanço Geral: saiba o significado das gírias do apresentador Amaro Neto

Quem nunca ouviu Amaro Neto falar que "fulano foi grampeado" ou que a polícia encontrou "merthiolate". O apresentador conta que a irreverência vem desde a estreia no rádio

O apresentador Amaro Neto esbanja bom humor e dinamismo à frente do Balanço Geral Foto: Folha Vitória

É indiscutível a irreverência e dinamismo do apresentador Amaro Neto no comando do Balanço Geral, da TV Vitória/Record. Mas quem acompanha os comentários do jornalista, às vezes, fica na dúvida com os jargões de Amaro. Afinal, quem nunca ouviu o apresentador falar que "fulano foi grampeado"?

O apresentador conta que a irreverência vem desde a estreia no rádio. “Esses jargões eu comecei a usar desde a minha apresentação no programa Ronda Policial, da Rádio Espírito Santo. Foi lá que eu comecei a usar esses jargões e quando vim para a TV Vitória, na estreia do Balanço Geral, mantive minha identidade e usava muito os jargões. E deu muito certo”, diz Amaro.

Amaro conta que a passagem por Minas Gerais fez com que ele adaptasse os jargões. “Lá em Minas o pessoal é mais formal e tem também gírias que são usadas só lá. Por exemplo, as comunidades carentes não são chamadas de ‘morro’ ou ‘favela’, lá se chama ‘aglomerado’. E isso eu tive que me adaptar”, conta.

E a resposta do público surpreende. “Essa é uma forma que eu tenho de me aproximar do público do Balanço. Eu uso esse linguajar que é usado pela própria polícia, e até por bandidos. É a linguagem das comunidades”, comenta.

Então, da próxima vez que você ouvir o Amaro dizer que “Os botina colocaram a pulseira de prata num gatureba que estava virado no Jiraya”, você não vai mais ter dúvida. Você pode acompanhar o Balanço Geral, na íntegra e em simultâneo com a TV Vitória/Record, no jornal online Folha Vitória, de segunda a sexta-feira, as 12h30, e sábados, ao meio dia.

Dicionário do Amaro:

:: Berro, peça, ferramenta, nenê >> Arma
:: Quebrada >> Comunidade, morro, favela
:: Malucos, vagabundo, simpático, doido, caboclo, "gatubera", "margiranha", rato >> Criminoso
:: Grampeados, agarrado, jaula, cofre, sofrimento >> Preso
:: Tóxico >> Droga
:: Erva mate, boldo, mamona >> Maconha
:: Pipoco, bala Halls preta>> Tiro
:: Barca, baratinha >> Viatura
:: Os homi, os botina, alemão >> Polícia
:: Rasgar, cantar pra subir, camada pré sal, foi pra vala, abotoado >> Morrer
:: Virado no Jiraya >> Nervoso, irado
:: Pulseira de prata, pulseira de Roberto Carlos, tornozeleira de prata >> Algema
:: Vai namorar e beijar na boca, vai dançar “sissilopô” >> quando um estuprador preso

Pontos moeda