Entretenimento e Cultura

Dez filmes para assistir no cinema neste final de semana

Redação Folha Vitória

São Paulo - A pouco menos de um mês do Oscar, vários longas já estrearam por aqui. Birdman e A Teoria de Tudo, dois dos favoritos à premiação deste ano, chagaram às telonas no último dia 29 de janeiro. O novo longa do diretor Tim Burton, Grandes Olhos, também é um dos destaques da semana.

Estrelado por Michael Keaton, Birdman é, entre outras coisas, um comentário ácido sobre a fama e a indústria cultural. Riggan tornou-se um ícone popular, reconhecido em qualquer lugar. Uma celebridade. No entanto, depois de se recusar a fazer o quarto exemplar da franquia Birdman, sua popularidade começa a declinar.

Já A Teoria de Tudo conta a história do astrofísico Stephen Hawking, um gênio aprisionado num corpo que lhe vai sendo progressivamente negado. No filme, ele começa como um jovem com limitações, descobre a doença rara que inibe cada vez mais seus movimentos. Os médicos não lhe dão muito tempo, mas Hawking não apenas sobrevive. Tem filhos, produz pensamentos notáveis e até revoluciona a ciência (e o mercado editorial) com o livro Breve História do Tempo.

1- Birdman

Um ator que fez sucesso na pele de um super-herói tenta recuperar sua carreira artística. O filme concorre aos Oscar de melhor filme, diretor, ator (Michael Keaton), ator coadjuvante (Edward Norton), atriz coadjuvante (Emma Stone) e roteiro original, entre outros. O filme participou, com boa acolhida, no Festival de Veneza de 2014 e agora, com a vitória no Sindicato dos Produtores, torna-se favorito para o Oscar de filme no dia 22.

2 - A TEORIA DE TUDO

A história do jovem Stephen Hawking (Eddie Redmayne), importante astrofísico, que, em meio a um romance com Jane Wilde (Felicity Jones), descobre ter uma doença motora degenerativa. O longa concorre, entre outros prêmios, ao Oscar de melhor filme, ator (Eddie Redmayne) e atriz (Felicity Jones). O filme, que estreou na quinta, 29.

3 - BOYHOOD

A vida de um garoto americano, dos 6 aos 18 anos. O filme foi produzido ao longo de 12 anos, sempre com os mesmos atores. Concorre aos Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Hawke), melhor atriz coadjuvante (Arquette) e melhor roteiro original, entre outros prêmios.

4 - O GRANDE HOTEL BUDAPESTE

Situada em uma república alpina e fictícia, a trama acompanha a rotina do concierge Gustav H. (Ralph Fiennes) e seu aprendiz de camareiro Zero Moustafa (Tony Revolori). Os dois tentam desvendar o mistério da morte de uma das amantes de Gustav H., uma grã-fina que era uma hóspede frequente do hotel. O Grande Hotel Budapeste, último filme do diretor americano Wes Andersen, voltou aos cinemas da capital. Ganhador do Globo de Ouro de melhor filme de comédia ou musical, o longa concorre aos Oscars de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original, entre outros prêmios.

5 - WHIPLASH

O jovem baterista Andrew começa a ter aulas com Fletcher, que leva seus alunos a limites físicos e psicológicos. Whiplash é o segundo longa dirigido pelo roteirista Damien Chazelle. Aos 30 anos, que completa dia 19, o jovem de Providence/Rhode Island virou uma aposta segura para o próximo Oscar.

6 - LEVIATÃ

Kolia vive numa pequena cidade no norte da Rússia. O prefeito da cidade pretende se apropriar do terreno onde estão sua oficina e sua casa. Mas Kolia não consegue lidar com a ideia de perder tudo o que tem. Concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

7 - GRANDES OLHOS

Grandes Olhos, de Tim Burton, é a história de uma farsa. E também de um caso torto de amor e submissão feminina. O caso é o seguinte: em 1958, Margaret (Amy Adams) escapa de um casamento opressivo e se manda com a filha para San Francisco. Ela é uma espécie de pintora de domingo, dotada de obsessão monotemática - pinta crianças com olhos grandes e ar triste, em diversas situações.

8 - O JOGO DA IMITAÇÃO

A história real do criptoanalista inglês Alan Turing, que contribuiu para o fim da Segunda Guerra Mundial. Concorre aos Oscar de melhor filme, melhor direção, melhor ator (Cumberbatch) e melhor atriz coadjuvante (Knightley), entre outros.

9 - A ENTREVISTA

Um mês depois de sua estreia nos Estados Unidos, o polêmico A Entrevista estreou na quinta-feira, 29, nos cinemas brasileiros. A comédia gira em torno de dois jornalistas, interpretados por James Franco e Seth Rogen, que conseguem uma entrevista com o ditador Kim Jong-Un (Randall Park), e são recrutados pela CIA para matar o norte-coreano em Pyongyang. Pouco antes da estreia, a comédia já era o principal assunto da indústria cinematográfica. No final de novembro, um grupo denominado 'Guardiões da Paz' invadiu os servidores da Sony, produtora do filme, e roubou e-mails comprometedores de executivos, com listas de salários de atores e críticas dos diretores da empresa ao comportamento de Angelina Jolie e Adam Sandler.

10 - CASSIA ELLER

Nando Reis, Zélia Duncan e Lan Lan dão depoimentos emocionados e emocionantes em Cássia Eller. A companheira de muitos anos, Maria Eugênia, ajuda a traçar o perfil íntimo de uma vida que foi intensa. A própria Cássia chega a dizer que a música foi uma fuga da sua incapacidade de se relacionar socialmente. Um resgate documental da vida e da obra de Cássia Eller - cantora brasileira lésbica morta aos 39 anos - a partir de imagens de arquivo e depoimentos de quem conviveu com ela.

Pontos moeda