Entretenimento e Cultura

Praia capixaba é referência em naturismo no Brasil

No Espírito Santo, a praia de Barra Seca, em Linhares, no Norte do ES, tem um aumento no movimento registrado no verão, mas é no carnaval que a praia recebe mais naturistas

A praia de Barra Seca, em Linhares, no Norte do ES, tem um aumento no movimento registrado no verão Foto: TV Vitória

Para quem gosta de se sentir em contato direto com a natureza, uma opção que vem ganhando destaque é o naturismo. No Brasil ainda não existem muitas praias destinadas a esta prática. De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), oficialmente, são dez praias dedicadas exclusivamente ao naturismo, mas em pelos menos outras 300 praias, a prática é permitida.

As praias de nudismo ficam localizadas no Rio de Janeiro,  que conta com quatro. Já Santa Catarina são três praias. Bahia e Espírito Santo contam com uma, e outra  fica na Paraíba.

No Espírito Santo, a praia de Barra Seca, em Linhares, no Norte do ES, tem um aumento no movimento registrado no verão, mas é no carnaval que a praia recebe mais praticantes do naturismo, de acordo com a prefeitura do município. Lá a nudez total é obrigatória, mas há regras.

Na verdade, há um código de ética da FBrN. Entre as regras, não é permitido ter comportamento com conotação sexual. Fotografar ou filmar os frequentadores da praia sem autorização dos banhistas. O banhista que infringir as regras pode ser advertido ou até impedido de frequentar a praia.

A praia de Barra Seca está localizada a 142 quilômetros de Vitória, e a 54 quilômetros do Centro de Linhares. A praia conta com cerca de 200 metros para a prática do naturismo. Para chegar à praia, há ônibus que ligam os municípios de Linhares para Pontal do Ipiranga.

Barra Seca é a primeira praia de nudismo do ES, e a 6ª praia oficial de nudismo do Brasil. Inclusa no guia mundial de naturista, Barra Seca recebe turistas de todo o país e, por ser uma ilha, oferece total privacidade aos frequentadores.

Em entrevista para o blog do jornal online Folha Vitória, É Logo Ali, uma das fundadoras da praia de nudismo de Barra Seca, Maria Luiza Almeida de Almeida, explicou que o nudismo é uma filosofia. “Aprendemos que naturismo era um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez em grupo, com a intenção de encorajar o autorespeito, o respeito ao próximo e o cuidado com o meio ambiente. Não é só se despir de roupas”, conta.

A praia

Para poder frequentar a praia de naturismo, é preciso o banhista seguir um código de regras Foto: TV Vitória

São 18 anos desde a inauguração e oficialização da praia de Barra Seca, e hoje, respeito à natureza e ao próximo, é a única exigência para se frequentar o local.

A praia possui completa infraestrutura para acampamento. Tem pontos de luz e água para higiene. Mas quem preferir há opções de hospedagem, em pousadas de Barra Seca. Como em todas as outras praias de naturismo, ela dispõe de áreas pré-definidas para famílias e homens solteiros.

No site oficial da associação de moradores de Barra Seca há mais informações sobre a história do balneário.

Fonte: blog É Logo Ali

O que pode e o que não pode

É considerada uma falta grave ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.

É considerado um comportamento inadequado fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos frequentadores. Se os banhistas não se importarem, é permitida a filmagem e fotografia.

Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo é considerado comportamento inadequado. Há exceção para mulheres o topless, durante o período 

É permitido usar uma toalha para ou outra proteção para as partes íntimas quando o banhista fica em lugares de uso comum.

Fonte: Federação Brasileira de Naturismo (FBrN)

“Toplessaço”

No protesto, cerca de 40 pessoas, a maioria homens, assistiram e tiraram fotos Foto: Estadão Conteúdo

O calor e o machismo inspirou mulheres cariocas a fazerem um “toplessaço” em protesto. O protesto aconteceu no posto 9, ponto mais famoso da Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro.

Sete mulheres posaram de seios de fora e oito apoiaram vestindo uma blusa com uma foto de seios à mostra. Cerca de 40 pessoas, a maioria homens e adolescentes, assistiram e tiraram fotos.

Pontos moeda