Entretenimento e Cultura

Quer fugir da folia? Confira dez opções para relaxar no feriadão de carnaval

Hotéis da região Serrana do Estado, parques aquáticos e cachoeira: o jornal online Folha Vitória selecionou dez opções para curtir o carnaval longe das badalações do trio elétrico

Se você não é aquele folião que gosta de shows, música alta e desfiles, o jornal online Folha Vitória selecionou dez opções para curtir o carnaval longe das badalações.

Do rapel ao rafting, do clima das montanhas às dunas: não faltam opções Fotos: Divulgação/Governo/Reprodução/Facebook

Para quem vai folgar no carnaval e prefere curtir o feriado como opção de descanso, e procura por locais calmos para passar o feriado, alguns hotéis da região Serrana do Estado, parques aquáticos e cachoeiras, oferecem uma opção diferente para quem não quer pular atrás do trio.

Confira as opções:

>> Pedra Azul, Domingos Martins: um dos lugares mais charmosos do Espírito Santo, o clima ameno e a natureza remetem à tranquilidade. Para relaxar, uma opção é visitar o Parque Estadual de Pedra Azul e aproveitar as trilhas de fácil acesso para contemplar mais de perto a famosa imagem do lagarto esculpido na pedra ou se refrescar nas belas piscinas naturais ao longo do percurso. A região de Pedra Azul, conta com completa infraestrutura turística com hotéis, pousadas e restaurantes especializados.

A Associação Turística de Pedra Azul e Região (ATPA) mantém um site atualizado com opções de hospedagem e alimentação. Clique aqui.

>> Mosteiro Zen Budista, Ibiraçu: se enquanto uns pulam o carnaval, correm atrás do trio e se fantasiam, você quer meditar, o mosteiro de Ibiraçu é um verdadeiro refúgio para a tranquilidade. O local é destino de quem faz retiros espirituais durante os dias de folia. Com uma rotina disciplinada, os participantes aprendem o modo “zen” de arrumar a própria cama, lavar a louça, cozinhar e fazer a limpeza do local. Além disso, participam de meditações, cerimônias e passeios pelo mosteiro e mata atlântica que envolve o local.

O contato para informações e reservas pode ser feito pelo telefone 27 3257 3030 ou pela internet.

>> Itaúnas, Conceição da Barra: praia, sol, mar e gente bonita. E tudo isso sem nenhum trio elétrico ou marchinha de carnaval. Sim! Este lugar existe, e fica no Espírito Santo. A Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, encanta com uma beleza exuberante, um verdadeiro santuário ecológico com praias, rio, e fauna e flora riquíssimas. Famosa pelas dunas de areias douradas, o local atrai turistas que buscam mais tranquilidade.

Itaúnas fica a 270 quilômetros de Vitória. Para chegar às dunas, o acesso é pela BR-101 até Conceição da Barra. Do município até Itaúnas, são 25 quilômetros, com uma boa parte de estrada de terra.

>> Praia de Urussuquara, Linhares: se a intenção é passar os dias de folia em um local pouco explorado, em contato com a natureza e ainda assim pegar aquela praia, seu destino é Urussuquara. A região fica localizada entre Linhares e São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A praia tem águas calmas e o local é rodeado de restinga, manguezais e fauna típica. O acesso ao local é feito através de estrada de argila, pelo bairro Aviso, em Linhares.

A pousada Urussuquara é uma das opções de acomodação. Lá também é possível fazer passeios pela região. O telefone para reservas é 27 9 9857 1414.

>> Rafting no Rio da Montanha: para os que preferem se aventurar no carnaval, a melhor opção é praticar rafting no Rio da Montanha, localizado às margens do Rio Jucu, em Domingos Martins. O esporte oferece, de uma só vez, contato com a natureza, uma boa dose de adrenalina e muita diversão. As reservas devem ser feitas pelo telefone 27 9 9983 7902.

 

>> Parque Nacional do Caparaó: localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Cercado de muita natureza, o local é ideal para quem quiser “fugir do mundo”, se aventurar e relaxar.

O Parque Nacional do Caparaó está aberto ao público para visitação durante todo o ano, de segunda a domingo. O horário de funcionamento do Parque é de 7 horas ás 18 horas para vistas, com ou sem pernoite. Outras informações pelo site oficial.

>> Hotel Fazenda Flamboyant: o hotel, localizado em Guarapari, na Grande Vitória, é uma boa opção para quem busca tranquilidade e descanso, mesmo no carnaval. Além do contato com a natureza, os hóspedes podem se divertir com aulas de dança, gincanas, tirolesa, pesca, passeio de caiaque, entre outras opções. As reservas podem ser feitas pela internet ou pelo telefone 27 3311 3500.

>> Parque do China, em Domingos Martins: piscinas, toboáguas, cachoeira artificial, escorregador, teleférico, pesque e pague, caiaque, animais, charretes... São atrações a perder de vista. Nos dias de carnaval, o parque terá atrações musicais especiais, mas quem estiver hospedado, pode curtir toda a tranquilidade e privacidade dos charmosos chalés. Os preços e condições para reservas estão disponíveis no site.

>> Matilde, Alfredo Chaves: a região é a primeira parada de Alfredo Chaves. Com 65 metros, a cachoeira Engenheiro Reeve é a maior em queda livre do Espírito Santo. Seguindo os trilhos da ferrovia que corta a região, há o “túnel encantado”, construído no final do século XIX, além de belos casarios. O site da prefeitura de Alfredo Chaves tem uma lista com 23 pousadas com infraestrutura completa para receber turistas. A lista você confere aqui.

Crédito: Reprodução/Site Trilha Capixaba

>> Cachoeira Véu de Noiva, Santa Leopoldina: a cachoeira Véu tem no entorno a exuberância natural da mata atlântica e, além disso, oferece 70 metros de queda d’água para a prática de rapel. A pousada fica no Parque da Cachoeira. O ambiente é agradável, tem piscinas naturais, lanchonete, mesas de jogos, restaurante, playground e trilha. Ainda há pacotes para o carnaval. Para informações e reservas, o telefone é 27 3338 0037, ou pelo endereço eletrônico.

Pontos moeda