Entretenimento e Cultura

Oscar2015: Julianne Moore ganha prêmio de melhor atriz

Este foi o primeiro Oscar da atriz. Em seu discurso de agradecimento, Moore disse não haver algo como melhor atriz e destacou as interpretações das colegas que também disputavam o prêmio

Redação Folha Vitória
Julianne Moore fez um discurso sensível e falou sobre questões importantes, como o mal de alzheimer Foto: R7

São Paulo - Cinco indicações depois, Julianne Moore enfim ganha seu primeiro Oscar. Ela foi a vencedora na categoria de melhor atriz por sua atuação em Para Sempre Alice. Ela concorria com Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite), Felicity Jones (A Teoria de Tudo), Rosamund Pike (Garota Exemplar) e Reese Whiterspoon (Livre).

Com 54 anos, este foi o primeiro Oscar da atriz. Em seu discurso de agradecimento, Moore disse não haver algo como melhor atriz e destacou as interpretações das colegas que também disputavam o prêmio. Ela também destacou o mal de Alzheimer, doença que acomete sua personagem no filme e destacou a importância de se discutir o assunto.

Patricia Arquette ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no filme Boyhood na 87ª. Premiação da Academia na noite deste domingo, 22. Ela concorria com Laura Dern (Livre), Keira Knightley (O jogo da imitação), Emma Stone (Birdman) e Meryl Streep (Caminhos da floresta).

Aplaudida de pé, a atriz fez em seu discurso de agradecimento um defesa das mulheres norte-americanas. "É preciso que tenhamos equiparação salarial para as mulheres nos Estados Unidos", defendeu Patricia.

Muito se fala na transformação física da atriz, que se deixou filmar ganhando rugas e peso. Mas Patricia, que tem uma longa carreira na TV também, fez mais do que deixar registrarem a ação do tempo sobre seu corpo. Sua atuação tem um trabalho de composição e de unidade, que ela mantém ao longo de 12 anos. A premiação dela era uma das apostas mais certas do Oscar de 2015.

O mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu foi o vencedor do Oscar de melhor diretor pelo filme Birdman. Ele concorria com Richard Linklater (Boyhood), Bennett Miller (Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo), Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste) e Morten Tyldum (O Jogo da Imitação).

Ele era tido como favorito, mas estava disputando cabeça a cabeça com Richard Linklater, de Boyhood. Birdman foi muito bem dirigido, no sentido em que concatena suas partes para chegar a um todo com alta qualidade. Iñárritu já havia concorrido a uma estatueta por melhor direção em 2007, com "Babel". Naquele ano, o Oscar desta categoria ficou com Martin Scorsese, que dirigiu "Os infiltrados".

O ator inglês Eddie Redmayne, de 33 anos, foi o vencedor do Oscar de melhor ator por sua atuação no filme A Teoria de Tudo na edição da premiação de 2015. Em seu papel, ele interpretou o mundialmente reconhecido astrofísico Stephen Hawking, que sofre de uma doença degenerativa que limita os movimentos do corpo.

O ator concorria com Steve Carell (Foxcatcher), Bradley Cooper (Sniper Americano), Benedict Cumbertatch (O Jogo da Imitação) e Michael Keaton (Birdman).

Em seu discurso de agradecimento, Redmayne disse que a premiação pertence a todos no mundo que lutam contra doenças com a de Stephen Hawking. O ator também dedicou o prêmio à família do astrofísico e à sua colega de atuação no filme, Felicity Jones, que interpreta a primeira esposa de Hawking.

Pontos moeda