Entretenimento e Cultura

Veja como foram os três dias de desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória

A chuva prejudicou algumas agremiações. Ao todo, 13 escolas capixabas passaram pelo Sambão do Povo nos três dias do Carnaval de Vitória, que teve início na última quinta-feira (05)

Ao todo, 13 escolas capixabas passaram pelo Sambão do Povo nos três dias do Carnaval de Vitória, que teve início na última quinta-feira (05). 

A Chega Mais homenageou o município de Viana Foto: Leonardo Gurgel

Pelo Grupo de Acesso desfilaram a “Chega Mais”, “Andaraí” e “Chegou o que Faltava”. 

Debaixo de muita chuva, a Chega Mais abriu os desfiles da quinta-feira (05). A agremiação do Morro do Quadro entrou na avenida com o enredo “Viana, uma viagem pelos 152 anos de história”.

Com muito azul e branco, a "Chega Mais" mostrou bastante animação e, apesar de simples, as fantasias chamaram atenção pelo colorido. Se no ano passado a escola participou como convidada, este ano ela já aparece como uma das possíveis candidatas a subir para grupo especial.

Veja a galeria de fotos da Chega Mais!

Já a Andaraí entrou na avenida com o enredo para conscientizar a população sobre a

A Andaraí falou sobre o meio ambiente Foto: Leonardo Gurgel

preservação do meio ambiente. O tema foi “SOS.Terra! Uma explosão da vida”. 

Com fantasias coloridas e com muita criatividade, a agremiação fez um belo espetáculo na passarela do samba. A comissão de frente encantou quem estava no sambódromo com um balé coreografado. Destaque para a bateria com suas paradinhas. A fantasia dos ritmistas trazia a frase “SOS Terra” para lembrar da importância da preservação. 

Veja a galeria de fotos do desfile da Andaraí!

E foi homenageando o jornalista Ferreira Neto que a escola de samba "Chegou o que Faltava" encerrou o primeiro dia de desfiles do Grupo de Acesso do Carnaval de Vitória,

A Chegou o que Faltava homenageou o jornalista Ferreira Neto Foto: Leonardo Gurgel

na madrugada de sexta-feira (6). A conhecida alegria e irreverência do homenageado estiveram presentes em todas as alas durante sua apresentação.  

Com o tema “Quem te viu, quem TV – Ferreira Neto é o homenageado”, a agremiação de Goiabeiras, em Vitória, entrou no sambódromo capixaba com fantasias simples e apenas dois carros alegóricos. Mas abusou da criatividade para contar a história de vida do jornalista que foi o tema da agremiação. 

Veja a galeria de fotos do desfile da Chegou o que Faltava!

Na sexta-feira (06), primeiro dia de desfiles do Grupo B, a chuva tão esperada pelos capixabas

A Imperatriz do Forte contou a história da Fames Foto: Leonardo Gurgel

nos últimos meses resolveu aparecer.  Apesar de muita água na avenida, a escola de samba Imperatriz do Forte entrou na passarela decidida a conquistar o público presente. 
Com o enredo “Fames, 60 anos”, a agremiação do Forte São João, em Vitória brilhou no Sambão e levantou a galera da arquibancada e dos camarotes. A escola fez um passeio na história da música, desde a Grécia até os dias atuais.  Além do enredo, as fantasias coloridas chamaram atenção.  

Veja a galeria de fotos do desfile da Imperatriz do Forte!

Homenageando as tradições dos povos africanos, escola “Independente de São Torquato” enfrentou dificuldades devido à chuva. A cultura africana permeou a maior parte do desfile.  Durante a passagem pela avenida, houve apagão no sambódromo capixaba.  Com a chuva,

A São Torquato pediu o fim do preconceito contra negros Foto: Leonardo Gurgel

a tinta preta usada no corpo dos integrantes da comissão de frente acabou escorrendo. 

Mesmo com tantos problemas, não faltou animação e disposição dos componentes da escola. Com o enredo “Liberdade! Um grito que ecoa de norte a sul deste país. África aqui se fez raiz”, a São Torquato pediu o fim do preconceito contra os negros e mostrou a cultura africana, passando pelos costumes e religião.  

Veja a galeria de fotos do desfile da Independente de São Torquato!

Com a chuva mais fraca, a "Pega no Samba" foi a terceira escola a entrar na passarela do samba na madrugada deste sábado (07). Um dos principais destaques da apresentação

A "Pega no Samba" trouxe logo no início o enredo escolhido para este ano. “Advinha?” Foto: Leonardo Gurgel

foi a comissão de frente da escola.

Com um balé coreografado a "Pega no Samba" trouxe logo no início o enredo escolhido para este ano. “Advinha?”. Os componentes se apresentaram com adereços simulando uma bola de cristal.

Ao todo, a "Pega no Samba" entrou na avenida com três carros alegóricos. Um deles, no entanto, apresentou problema em plena passarela do samba. Os profissionais tiveram dificuldade para empurrá-lo e por pouco não atingiram o alambrado.

Veja a galeria de fotos do desfile da Pega no Samba!

Penúltima  agremiação da noite, a "Unidos de Barreiros" se apresentou com o enredo “Eu pulso a cidade que corre em minhas veias – Cariacica”, uma homenagem ao município da Grande Vitória.

A Unidos de Barreiros trouxe a cidade de Cariacica para o Sambão Foto: Leonardo Gurgel

Durante o espetáculo, a escola mostrou a cultura, religião e os costumes do povo de Cariacica, do período em que os índios viviam por lá até os dias atuais. 

Ao todo, a Barreiros desfilou com três carros alegóricos. A apresentação foi encerrada com a ala das baianas, que trazia em suas fantasias as cores vermelha e branca, que representam a escola de São Cristóvão. 

Veja a galeria de fotos do desfile da Unidos de Barreiros!

Foi com uma homenagem ao rádio e aos seus profissionais que a escola de samba "Tradição Serrana" encerrou o segundo dia de desfiles, e o primeiro do Grupo Especial do carnaval de Vitória. O encerramento aconteceu pouco antes das 5 horas da madrugada, do último sábado (07).

Única escola do município da Serra, a Tradição entrou no sambódromo com o enredo “Entra no ar e na avenida, a Rádio Tradição, em sintonia com os radialistas e o povão” para brigar pelo título do Grupo B, e conquistar o passaporte para o Grupo A. 

Veja a galeria de fotos do desfile da Tradição Serrana!

No sábado (07), a Unidos de Piedade foi a primeira escola de samba a entrar na passarela, abrindo o último dia dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval

A Unidos da Piedade abriu os desfiles do sábado Foto: Leonardo Gurgel

de Vitória. Durante o desfile, a rainha de bateria, Elaine Nunes, casou polêmica ao chegar atrasada para a apresentação. 

Metade da escola já estava na avenida quando a beldade apareceu para o desfile. Ela utilizou uma entrada lateral para chegar até o recuo. De lá, seguiu com a escola esbanjando simpatia e mostrando que o atraso não tirou sua alegria. Na dispersão, a morena contou que o problema foi ocasionado por uma queda de pressão. 

A escola homenageou o presidente Ditão, que morreu no último dia 05 Foto: Leonardo Gurgel

Segunda escola a entrar no sambódromo, a Unidos de Jucutuquara chegou a levantar o público durante a passagem da bateria. As paradinhas dos ritmistas foram contagiantes e o público respondeu com aplausos.

No último carro, uma homenagem ao presidente Ditão. Atrás da alegoria, a imagem do sambista que morreu na última quinta-feira (05), vítima de infarto. Os membros da diretoria também desfilaram com uma fita preta em luto pela ausência do líder da vermelha, verde e branca de Jucutuquara.  

Veja a galeria de fotos do desfile da Unidos de Jucutuquara!

Já o retorno da escola de samba Novo Império ao Grupo Especial do Carnaval de Vitoria foi marcado pela chuva forte e o tom de desabafo contra a crise

A Novo Império fez desabafo contra a crise financeira Foto: Leonardo Gurgel

financeira, na madrugada deste domingo (08). Antes mesmo de entrar na passarela, o intérprete Danilo Cezar disse que esse era o pior ano da agremiação, mas que o amor ajudou a colocar a comunidade no sambódromo. 

A chuva também não deu trégua e prejudicou o desfile da escola de Caratoíra, em Vitória. Logo no início da apresentação, a porta-bandeira escorregou e caiu em plena avenida. 

Veja a galeria de fotos do desfile da Novo Império!

Penúltima escola a entrar na avenida, a Boa Vista chegou para contar a história do

A musa Viviane Araújo mais uma vez marcou presença no desfile da Boa Vista Foto: Leonardo Gurgel

Rio de Janeiro e homenagear o povo carioca. Com desfile técnico e empolgante, a agremiação de Cariacica deixou o sambódromo, na madrugada deste domingo (08), como uma das favoritas ao título do Carnaval de Vitória. 

Com o enredo “Rio de 450 Janeiros, Boa Vista exalta os encantos e as belezas da cidade maravilhosa”, a azul, vermelha e branca levantou o público presente na arquibancada e nos camarotes.  O espetáculo trouxe para o sambódromo capixaba o prefeito da cidade carioca, Eduardo Paes, que desfilou ao lado do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho.

Veja a galeria de fotos do desfile da Boa Vista!

Uma das mais tradicionais escolas de samba do Carnaval de Vitória foi a responsável por encerrar os desfiles do Carnaval de Vitória. A Mocidade Unida da Glória (MUG),

Falando de sonhos, a MUG encerrou os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2015 Foto: Leonardo Gurgel

como já é de costume, abusou do luxo das fantasias e da grandiosidade dos carros alegóricos. 

A agremiação vermelha e branca da Gloria, em Vila Velha, deixou o sambódromo como uma das favoritas ao título do carnaval. O público presente nas arquibancadas não foi embora enquanto a escola não fez seu espetáculo no sambódromo. 

Veja a galeria de fotos do desfile da MUG!

Fique por dentro de tudo o que rola no Carnaval 2015. Acesse o hotsite especial do Folha Vitória e confira!

Pontos moeda