Entretenimento e Cultura

Que tal curtir o friozinho? Veja 10 programas que você tem que fazer no outono no ES!

No Espírito Santo não faltam opções para sair, sozinho ou com quem você mais gosta, sem gastar uma fortuna e aproveitando o clima fresquinho. Veja a lista do jornal online Folha Vitória

Do rafting ao clima das montanhas, não faltam opções para se divertir Foto: Divulgação/Governo/Reprodução

Com a chegada do outono, o clima fica mais ameno e pede programas mais lights. E no Espírito Santo, não faltam opções para sair, sozinho ou com quem você mais gosta, sem gastar uma fortuna e aproveitando o clima fresquinho da estação.

O jornal online Folha Vitória preparou dez opções de programas para você curtir a estação em grande estilo, sem gastar muito.

Confira as opções:

>> Pedra Azul, Domingos Martins: um dos lugares mais charmosos do Espírito Santo, o clima ameno e a natureza remetem à tranquilidade. Para relaxar, uma opção é visitar o Parque Estadual de Pedra Azul e aproveitar as trilhas de fácil acesso para contemplar mais de perto a famosa imagem do lagarto esculpido na pedra, ou se refrescar nas belas piscinas naturais ao longo do percurso. A região de Pedra Azul, conta com completa infraestrutura turística com hotéis, pousadas e restaurantes especializados.

A Associação Turística de Pedra Azul e Região (ATPA) mantém um site atualizado com opções de hospedagem e alimentação. Clique aqui.

>> Mosteiro Zen Budista, Ibiraçu: para meditar, o mosteiro de Ibiraçu é um verdadeiro refúgio para a tranquilidade. O local é destino de quem faz retiros espirituais durante os dias mais frios. Com uma rotina disciplinada, os participantes aprendem o modo “zen” de arrumar a própria cama, lavar a louça, cozinhar e fazer a limpeza do local. Além disso, participam de meditações, cerimônias e passeios pelo mosteiro e mata atlântica que envolve o local.

O contato para informações e reservas pode ser feito pelo telefone 27 3257 3030 ou pela internet.

>> Rafting no Rio da Montanha: para os que preferem se aventurar no outono, a melhor opção é praticar rafting no Rio da Montanha, localizado às margens do Rio Jucu, em Domingos Martins. O esporte oferece, de uma vez só, contato com a natureza, uma boa dose de adrenalina e muita diversão. As reservas devem ser feitas pelo telefone 27 9 9901 8421. O passeio dura cerca de duas horas e custa R$ 100.

>> Parque Nacional do Caparaó: localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Cercado de muita natureza, o local é ideal para quem quiser “fugir do mundo”, se aventurar e relaxar.

O Parque Nacional do Caparaó está aberto ao público para visitação durante todo o ano, de segunda a domingo. O horário de funcionamento do Parque é de 7 horas ás 18 horas para vistas, com ou sem pernoite. Outras informações pelo site oficial.

>> Matilde, Alfredo Chaves: a região é a primeira parada de Alfredo Chaves. Com 65 metros, a cachoeira Engenheiro Reeve é a maior em queda livre do Espírito Santo. Seguindo os trilhos da ferrovia que corta a região, há o “túnel encantado”, construído no final do século XIX, além de belos casarios. O site da prefeitura de Alfredo Chaves tem uma lista com 23 pousadas com infraestrutura completa para receber turistas. A lista você confere aqui.

Crédito: Reprodução/Site Trilha Capixaba

>> Cachoeira Véu de Noiva, Santa Leopoldina: a cachoeira Véu tem no entorno a exuberância natural da mata atlântica e, além disso, oferece 70 metros de queda d’água para a prática de rapel. A pousada fica no Parque da Cachoeira. O ambiente é agradável, tem piscinas naturais, lanchonete, mesas de jogos, restaurante, playground e trilha. Para informações e reservas, o telefone é 27 3338 0037, ou pelo endereço eletrônico.

>> Centro histórico de Vitória: Um passeio por séculos de história. O patrimônio histórico do Centro da Capital é mais antigo do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e São Paulo (SP). Turistas e moradores contam com visitas monitoradas gratuitas. Dos 51 pontos turísticos e culturais que integram a área, sete são monitorados pelo programa da prefeitura Visitar, entre eles a Catedral Metropolitana, a Igreja do Carmo, o Convento São Francisco e o Theatro Carlos Gomes.

Para entrar em contato com o Programa Visitar e obter outras informações, basta ligar para o Instituto Goia 27 3322 6418 ou para a secretaria de Turismo 27 3235 2910.

>> Passeio de escuna: a escuna percorre as belas paisagens das ilhas residenciais do Boi e do Frade; a Terceira Ponte, que liga os municípios de Vitória e Vila Velha; também passa pelo Forte São João e Centro de Vitória; Ponte Florentino Avidos, conhecida como Cinco pontes, e Museu Ferroviário, onde faz uma parada.

Retomando a viagem, os passageiros passam pela Pedra do Penedo, Convento da Penha e Forte Piratininga, em Vila Velha. O retorno é feito ao píer de Iemanjá. O passeio custa R$ 50. Os passeios são agendados pelo telefone 9 9944 4497.

>> Parque da Vale: Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão do Complexo de Tubarão. Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. A visita é gratuita. Para saber os horários das visitas e agendamento, clique aqui.

>> Rota dos imigrantes, em Santa Teresa: são vários programas que podem ser feitos no friozinho das montanhas da região Serrana do Espírito Santo. Mirantes, reservas ecológicas, igrejas históricas, e lanchonetes com comida caseira com gostinho de roça. O blog do jornal online Folha Vitória lista os melhores programas para se fazer em Santa Teresa. Clique aqui.

Pontos moeda