Entretenimento e Cultura

Sebastião Salgado e Caderno 2 estão entre os premiados da ABCA

Redação Folha Vitória

São Paulo - A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) anunciou nesta quarta-feira, 29, após apuração realizada no Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo, os vencedores do Prêmio ABCA 2014. Entre eles estão Ana Maria Pacheco, que ganhou o Prêmio Mario Pedrosa, dedicado a um artista de linguagem contemporânea; Sebastião Salgado, escolhido como a personalidade atuante no meio artístico, no Prêmio Ciccillo Matarazzo; e Cildo Meireles, reconhecido por sua trajetória no Prêmio Clarival do Prado Valladares.

O Caderno 2, já vencedor em 2003 do Prêmio Antônio Bento, de difusão das artes visuais na mídia, voltou a ganhar este ano. A eleição é feita a partir do voto de cerca de 150 associados de todo o País e a cerimônia de premiação, quando os vencedores receberão o troféu criado pelo escultor Nicolas Vlavianos, será no dia 19 de maio, às 20 horas, no SESC Vila Mariana.

Além dos premiados nas diversas categorias, a associação atribuiu destaques especiais à Revista da USP, pela criação de seção dedicada a Artes Visuais; ao crítico César Romero pelos 40 anos de trabalho no jornal Correio da Bahia e à exposição Carlos Bracher realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O artista Darel Valença Lins, o crítico e ensaísta Carlos Alberto Cerqueira Lemos e o jornalista Luiz Ernesto Machado Kawall também serão homenageados.

Pontos moeda