Entretenimento e Cultura

Capixaba faz sucesso na internet produzindo notícias fictícias sobre o Espírito Santo

Já imaginou um avião fazendo um pouso de emergência no Sambão do Povo? E quando um ônibus demora tanto que dá tempo até de casar? Essas são as matérias de O Parcial

Se não tem tu, vai tu mesmo: o piloto não conseguiu achar o aeroporto, então pousou no Sambão do Povo Foto: O Parcial

Juntar locais reais e inventar fatos de uma cidade, Estado ou país, são os “ingredientes” necessários para o chamado jornalismo humorístico, ou jornalismo de humor. A modalidade já é conhecida pelo público na TV e também na internet. Mas um estudante universitário capixaba vem ganhando notoriedade com o site O Parcial.

Já imaginou um avião fazendo um pouso de emergência no Sambão do Povo? E quando um ônibus municipal demora tanto para passar no ponto que dá tempo até de casar? Calma, essas histórias são falsas, que têm tanta repercussão na internet, justamente porque poderiam ser verdade.

As notícias retratadas no site refletem o dia a dia dos capixabas, e até poderiam ser verdade Foto: Reprodução/O Parcial

O estudante de 23 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitor Castelo, conta que o site surgiu a partir de um outro projeto.

“A ideia inicial surgiu em 2011. Na época, eram produzidas capas fictícias de jornal, com as mesmas características humorísticas. O Parcial surgiu em janeiro deste ano e procura entreter parte do público capixaba com um conteúdo divertido, utilizando artifícios do humor, sem deixar, também, de realizar algumas críticas sobre fatos da Grande Vitória”, conta.

Para Vitor, os visitantes do site são internautas que procuram pelo humor, de forma regional. “Os leitores recebem o nosso conteúdo com bom humor. A grande maioria interage através de curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais”, diz.

Com as "incontáveis" pracinhas de Jardim da Penha, o turista ficou perdido no bairro Foto: Reprodução/O Parcial

A história de um turista que se perdeu no bairro Jardim da Penha foi a mais acessada e teve um alcance de mais de 130 mil leitores. A “notícia” teve mais de 500 curtidas no Facebook.

As pautas, em muitos casos, surgem a partir do leitor e envolvem os mais diversos assuntos. Vão desde o dia a dia no transporte coletivo até os “perrengues” passados por estudantes universitários.

“As pautas surgem da simples vivência na cidade. Surgem a partir de uma volta pelas ruas da Grande Vitória, através de notícias de grande repercussão, ou mesmo em conversas com amigos. Quando escrevo sobre um fato, procuro sempre extrair algum elemento fantasioso, que possa proporcionar novas interpretações”, completa Vitor.

Para acompanhar as matérias, basta visitar o site.

Pontos moeda