Entretenimento e Cultura

Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta no Centro Cultural Sesc Glória

A apresentação tem como objetivo apresentar aos capixabas um case de sucesso na utilização da música como instrumento de transformação social

O projeto visa oferecer formação musical e artística, proporcionando a oportunidade de profissionalização  Foto: Divulgação

A música como ferramenta de transformação social dará o tom da apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis, no dia 2 de julho, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.  Ela é formada por alunos em nível avançado do Instituto Baccarelli, que há 19 anos vem mudando o presente e o futuro de milhares de jovens da comunidade de Heliópolis, em São Paulo.

O projeto visa oferecer formação musical e artística, proporcionando a oportunidade de profissionalização na música. O Concerto, aberto ao público e apresentado às 20 horas, será regido por Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e maestro titular da orquestra.

A apresentação tem como objetivo apresentar aos capixabas um case de sucesso na utilização da música como instrumento de transformação social, ao mesmo tempo em que proporcionará o contato com a música clássica de altíssima qualidade, já reconhecida internacionalmente.

Os ingressos para o público serão distribuídos pelo Centro Cultural Sesc Glória, nos dias 30 de junho e 1º de julho, das 9 às 20 horas. A apresentação é uma realização do Instituto Sincades, Instituto Baccarelli e Centro Cultural Sesc Glória.

O maestro

Isaac Karabtchevsky foi considerado, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian, um dos ícones vivos do Brasil. Desde 2011, o maestro é diretor artístico do Instituto Baccarelli, sendo um dos principais responsáveis pelo salto qualitativo da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Karabtchevsky também foi um dos criadores do Projeto Aquarius, o maior movimento de popularização da música clássica no Brasil, que chegou a reunir 300 mil pessoas em concertos abertos no Rio de Janeiro. Isaac considera ser sua missão levar a música clássica ao encontro do público e mantê-la viva.

O Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma associação civil sem fins lucrativos, que atende mais de 1.300 crianças e jovens em programas socioculturais que visam oferecer formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música.

Com sede em Heliópolis, que já foi considerada a maior favela de São Paulo, o Instituto Baccarelli oferece para os moradores da comunidade uma estrutura de ponta e professores altamente qualificados, aulas em grupo e individuais, de teoria e técnica, além de prática de conjunto em orquestras, corais e grupos de câmara, podendo ir da musicalização à especialização em um instrumento ou em canto.

Serviço:

Apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis

Quando: 2 de julho

Horário: 20 horas

Onde: Centro Cultural Sesc Glória, VItória

Ingressos: Poderão ser retirados na bilheteria do Teatro, dias 30 de junho e 1º de julho, de 9 às 20 horas.

Pontos moeda