Entretenimento e Cultura

Sítio histórico de São Pedro do Itabapoana se prepara para o Vem Viver o Patrimônio

São Pedro do Itabapoana, fica em Mimoso do Sul e é a capital estadual da sanfona e viola. Nesta semana realiza o ‘Vem Viver o Patrimônio’ que é uma réplica do festival nacional de julho

As rodas de sanfona e viola desse fim de semana são assinadas por artistas da terra. Foto: Divulgação/Prefeitura

O sítio histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, realiza nesta semana, de 25 a 27, nova edição do programa Vem Viver o Patrimônio, que é uma réplica do famoso Festival de Sanfona e Viola realizado anualmente no mês de julho, porém em versão menor, valorizando os artistas da terra e região. O Vem Viver o Patrimônio acontece sempre no último final de semana do mês.

A comunidade local está em fase final de preparativos, desde a renovação de cardápios nos bares e restaurantes que agora contam com música ao vivo durante os horários de almoço, até o repertório das duplas e bandas caipiras da terra que prometem apresentar músicas mais dançantes.

“Vamos animar o público com nossas sanfonas e violas, apresentando canções mais dançantes e de gosto mais populares, porém, sem perder a essência da música raiz que move nosso sítio histórico”, revela Vanessa Ambrósio, violeira da terra.

Os shows acontecem a partir da noite de sexta-feira (25) no tablado que fica na parte alta do sítio histórico, ao lado da histórica Igreja São Pedro de Alcântara, e vão até o domingo (27) durante os almoços servidos nos restaurantes das pousadas.

Uma novidade nesse final de semana é a inauguração do Bistrô Histórico, o mais novo empreendimento do sítio histórico, com grande carta de vinhos e petiscos feitos na hora. Ele fica em frente ao palco das apresentações, no andar térreo da Pousada Cantinho do Céu.

Além dos shows e da gastronomia local, o visitante também tem como opção de lazer visitar a Casa do Artesão, o Antiquário São Miguel e o Museu São Pedro, além de se aventurar a caminhadas nas estradas rurais que apresentam natureza exuberante e várias fazendas centenárias.

O Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana foi eleito neste ano de 2015 como a Capital Capixaba da Sanfona e Viola, por meio de lei assinada pela deputada estadual Luzia Toledo, que é mimosense, e sancionada pelo Governo do Estado.

Para saber onde ficar, onde comer e como chegar ao sítio histórico de São Pedro do Itabapoana, basta acessar o site da comunidade www.saopedrodoitabapoana.com.br.

Pontos moeda