Entretenimento e Cultura

Ator de "Os Dez Mandamentos" revela detalhes da trama em entrevista ao Folha Vitória

A TV Vitória/Rede Record vai receber uma homenagem na Assembleia Legislativa, em Vitória, pela exibição da novela. O ator está no Estado com Gisele Itié

Ator também participou do programa Fala ES Foto: TV Vitória

A simplicidade e empatia de Paser, sacerdote do faraó Ramsés em Os Dez Mandamentos, também estão presentes em Giuseppe Oristânio, o ator que dá vida ao personagem. Em entrevista ao jornal Folha Vitória, ele revelou alguns detalhes que estão por vir nos bastidores da TV.

A começar pelo futuro de seu personagem, pai de Nefertari (Camila Rodrigues), rainha do Egito. A relação na vida real entre os atores é semelhante ao que acontece na ficção. Porém, o destino de Paser está longe do que acontece entre os amigos.

“Ele tem uma discussão com Nefertari, fica muito ruim e acaba tendo um problema. Mas, antes de morrer, ele consegue conversar com ela. E são cenas que, quando forem ao ar, serão fantásticas. Gravamos isso outro dia, o estúdio parou e foi maravilhoso”.

Não muito praieiro, Giuseppe se sente mais atraído pela culinária capixaba. Os pratos típicos da capital não podem ficar fora do cardápio do ator quando ele marca presença no Estado. “Eu vim pela Moqueca”, disse ao brincar com seu compromisso de hoje a noite. Acompanhado da atriz Giselle Itié, o ator participará de uma homenagem nesta quinta-feira (05) na Assembleia Legislativa, em Vitória, pela exibição da novela da Record.

O riso fácil – quase que instantaneamente contagiante – vem ainda com mais força ao falar do sucesso estrondoso que faz “Os Dez Mandamentos”. Alcançando índices extraordinários de audiência e derrotando produtos considerados clássicos na TV, como o Jornal Nacional e a tradicional novela das 9, a novela da Record assume com freqüência o primeiro lugar no Ibope e com ampla diferença.

Na última terça-feira (3) das 20h35 às 21h47, a trama, escrita por Vivian de Oliveira, marcou 26 pontos de média, recorde desde a estreia, pico de 28 pontos e share (participação no número de televisores ligados) de 34%, também o melhor índice atingido pela novela. No confronto com o telejornal da segunda colocada, das 20h35 às 21h31, a novela da Record liderou com 25 pontos de média, abrindo uma vantagem de 2 pontos sobre a concorrente, que registrou  23 pontos. Já com a novela da concorrente, entre 21h31 e 21h47, “Os Dez Mandamentos” liderou com 27 pontos de média, contra 24 pontos.

Personagem de Oristânio viveu par romântico com Yunet (Adriana Garambone), vilã da trama e mãe de Nefertari Foto: Reprodução

No ar em três novelas da Record, “Chamas da Vida”, “Dona Xepa” e “Os Dez Mandamentos”, Giuseppe ressalta que não se arrependeu de ter trocado a Globo pela Record.

“Eu estou na Record há quase 10 anos. Eu fico radiante ao ver meus trabalhos rodando por aí. Foi uma opção. E eu acho que fiz a escolha certa. Eu gosto de desafios. A Record começou engatinhando no caminho, mas construiu um parque de produção espetacular”.

Não há outra forma de ver (a não ser com bons olhos) o investimento feito pela emissora no ramo do Entretenimento. Desde apresentadores a atores, a movimentação no mercado deixa o profissional mais livre, além de aumentar a qualidade do produto.

“É uma coisa muito boa. Inclusive porque o modo de produção tem se transformado. O advento da internet mudou muito as coisas. Não existe mais um programa que dá 95% de Ibope. É importante que as coisas aconteça, que as pessoas se mexam, que produtoras surjam, que a gente troque, que a gente assuma desafios. Isso torna as coisas mais criativas. E nós vamos precisar oferecer ao público produtos de excelente qualidade para conseguir cativar essa audiência que está ávida por novidades”.

Segundo horário de novelas da Record

Gabriela Moreira será a protagonista da nova novela da Record Foto: Reprodução

Quase no fim de suas gravações, “Escrava Mãe” seria a substituta de “Os Dez Mandamentos”, que chega ao final neste mês de novembro. No entanto, a emissora optou por fidelizar a faixa de 20h30 como exclusiva da temática bíblica. A ideia é que crie-se uma nova faixa de novelas e a trama de época, que contará a história da mãe da Escrava Isaura, inaugure o novo horário.

“Um deles [dos fatores] é básico e crucial: nós estamos entrando em uma época do ano onde tradicionalmente o Ibope cai. Por causa do horário de verão, por causa das férias escolares, por causa das festas de final de ano... Então as pessoas ficam menos na frente da televisão. Então, ‘queimar’ um produto estreando nessas épocas do ano é evitado pela emissora”.

Pontos moeda