Entretenimento e Cultura

Exposição 'Todas as faces de Maria' é sucesso em Santiago no Chile

A exposição pode ser apreciada em Santiago, capital do Chile, desde a segunda-feira (16), no Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH), instituição da Embaixada do Brasil em Santiago

Esta é a primeira vez em que a mostra é exposta fora do território brasileiro. Foto: Divulgação

Quando a exposição fotográfica “Todas as faces de Maria” foi inaugurada no Museu do Negro, em Vitória, no ano passado, a certeza foi apenas uma: o sucesso que sua personagem central, Maria Laurinda Adão, faria na capital capixaba. Mas esse sucesso não ficou restrito aos territórios de nosso Estado, e nem do Brasil. A exposição pode ser apreciada também em Santiago, capital do Chile, desde a segunda-feira (16), no Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH), instituição da Embaixada do Brasil em Santiago.

A mostra é composta por 30 imagens que retratam Maria em diferentes momentos do seu cotidiano, realizadas por Dário Dias, Genildo Hautequestt Filho, Luan Volpato e Renilson Chagas,e fica em cartaz no Centro Cultural até a próxima sexta, dia 20, sendo parte integrante da programação do Congresso “El universo afro en discusión: literatura, cultura e identidad”, que discute a literatura afro-brasileira, e está sendo realizado na capital chilena.

Já nesta quarta-feira (18), é a vez da exibição do documentário de mesmo nome, que, assim como a exposição, conta a história de vida de Maria Laurinda, importante personalidade da cultura negra cachoeirense e capixaba, que também é parteira, coveira, mãe-de-santo, trabalhadora rural, líder comunitária, militante dos mais variados movimentos sociais, mãe, avó, bisavó e mulher. Além disso, o público também pôde conferir o livro “Todas as faces de Maria”, que se originou do documentário e antecedeu a exposição fotográfica.

“Aqui as pessoas são bem acolhedoras, receberam muito bem nosso trabalho, nossa forma de ser e minha maneira de viver, retratada nas fotos. Estou amando poder estar participando do evento”, afirma Maria, que esbanjou alegria e simpatia com os brasileiros e chilenos presentes no congresso.

Esta é a primeira vez em que a mostra é exposta fora do território brasileiro, desde que foi inaugurada, em 2014, em Vitória. No entanto, não é a primeira vez que outros países apreciam as várias faces de Maria. Em 2013, com ampla repercussão na mídia nacional, ela visitou Moçambique, para conhecer os costumes locais e apresentar aos moçambicanos o registro de práticas tipicamente africanas existentes no Espírito Santo, além de divulgar o livro que conta sua trajetória.

A mestra Maria Laurinda é convidada especial do Congresso, assim como o arquiteto Genildo Hautequestt Filho e o publicitário e fotógrafo Luan Volpato. Foto: Divulgação

A mestra Maria Laurinda, personagem da exposição, é convidada especial do Congresso, assim como o arquiteto Genildo Hautequestt Filho – diretor do documentário e do livro, e curador da exposição – e o publicitário e fotógrafo cachoeirense Luan Volpato – um dos fotógrafos que produziram as obras da exposição.

“Levar o nome de Maria para além das fronteiras nacionais é também elevar a cultura capixaba a níveis mais altos e dar voz aos negros brasileiros, que têm uma história tão sofrida e tão rica, representada aqui pela história de Maria”, comenta Genildo Hautequestt Filho, também gestor de projetos culturais da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim.Para Luan Volpato, um dos fotógrafos autores da exposição, “esta é, sem dúvida, uma experiência extremamente significativa para qualquer profissional que deseja, por meio do seu trabalho, contribuir para que a cultura local seja difundida e possa dialogar com outras”.

A escritora cachoeirense Milena Paixão é uma das organizadoras do congresso “El universo afro en discusión”, e salienta a importância da participação de Maria Laurinda e de se contar sua história no evento: “A ideia do congresso é extrapolar a literatura e abarcar outras manifestações culturais, como a fotografia e o audiovisual, com o objetivo de refletir e sobretudo celebrar a generosa herança cultural que recebemos dessas pessoas que foram arrancadas de sua terra para serem submetidas a condições tão terríveis aqui no continente americano. Por isso a relevância da presença de Maria Laurinda, que é um personagem emblemático nesse movimento de preservação de identidade, de valorização de sua cultura ancestral, uma mulher extraordinária envolvida com tantas causas importantes, presente e ativa em sua comunidade, e disposta a levar esse conhecimento para além das fronteiras”.

A realização da exposição “Todas as faces de Maria” no Chile tem o apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult), por meio do Funcultura, no Edital de Locomoção.

Pontos moeda