Entretenimento e Cultura

Sucesso! Final de temporada de Os Dez Mandamentos causa comoção entre telespectadores

Especialistas em teledramaturgia apontam os méritos da superprodução da Record. A novela engajou o telespectador em oito meses de uma saga que passou a bater recordes de audiência

Algumas cenas do último capítulo de Os Dez Mandamentos Foto: Reprodução/ Record

O último capítulo da primeira temporada de Os Dez Mandamentos reservou muitas emoções na noite da última segunda-feira (23). A novela de Vivian de Oliveira ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. E junto com toda essa repercussão, o desenrolar da trama ganhou diversos comentários saudosos, vários memes e montagens geniais. 

Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

Especialistas em teledramaturgia apontam os méritos da superprodução da Record

A novela Os Dez Mandamentos engajou o telespectador em oito meses de uma saga que passou a bater recordes de audiência em todo o Brasil. Ela agora chega ao fim, prometendo dar continuidade ao enredo em uma nova superprodução da Record, A Terra Prometida, que deve estrear em 2016. O sucesso foi ainda confirmado com indicações para importantes prêmios de TV. Mas o que, de fato, tornou a novela um fenômeno? Especialistas ajudam a entender o que aconteceu

Experiência    

O texto da novela é de Vivian de Oliveira, autora também de José do Egito, Rei Davi e A História de Ester, todas histórias bíblicas. O diretor Alexandre Avancini também trabalhou em José do Egito. O próprio Guilherme Winter, que interpreta Moisés, já foi Rúben em José do Egito. Em entrevista recente ao Portal R7, Vivian de Oliveira chegou a dizer que, até Os Dez Mandamentos, passou por uma evolução. 

Claudino Mayer, doutor em teledramaturgia pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes), comparou Os Dez Mandamentos com Rei Davi, que voltou a ser exibida agora. 

— Para a novela dar certo, é preciso que autor, direção e elenco acreditem na história. Todos precisam estar no mesmo compasso para dar o tom adequado. Rei Davi é uma obra belíssima, em que Vivian conseguiu o mesmo feito. Nesses trabalhos, eles conseguiram convencer o público de que aqueles personagens existiam.

Linguagem atual  

Apesar de contar uma história tão antiga (de antes de Cristo), o telespectador viu uma linguagem rotineira, descontraída, leve. Claudino diz que a adaptação aproximou o público. 

— O que ela trouxe de diferente, que abalou a Globo, foi fazer os personagens antigos dialogarem com a nossa sociedade. Eu vejo uma cena da época e a reconheço nos dias de hoje. Ela se permitiu usar essa linguagem peculiar, essa fala do dia a dia. 

Julio Cesar Fernandes, professor da Universidade Metodista, mestre em comunicação com ênfase em telenovela e autor do livro Memória Televisiva como Produto Cultural, mostra que até a “humanidade” do “herói” Moisés foi fundamental. 

— O sucesso de uma telenovela só acontece quando os personagens são humanizados. Jesús Martín-Barbero diz que a novela faz sucesso a partir do momento em que os rostos são familiares, quando o público se identifica. A novela fez com que os personagens se tornassem mais humanos, mais palpáveis... Moisés é um herói? É um herói, sim, mas com defeitos, ele hesita algumas vezes.

Melodrama  

Apesar de se propor a contar uma história bíblica, a autora fez isso com as características clássicas de uma telenovela. Tinha dramalhão e histórias açucaradas. Fernandes diz que até um triângulo amoroso apimentou a trama. 

— Uma novela também faz sucesso quando tem características melodramáticas. O maniqueísmo, por exemplo. É preciso ter mocinhos contra vilões. O amor também é importante, o romance. Aquele triângulo amoroso entre Moisés, Nefertari (Camila Rodrigues) e Ramsés (Sérgio Marone) foi também uma forma que a autora conseguiu de dar características melodramáticas à novela.

Licença poética 

Se por um lado existiu a preocupação em se manter fiel ao texto bíblico, por outro, a autora soltou a imaginação em relação aos personagens secundários. Claudino diz que isso foi um diferencial. 

— Ela conta uma história já conhecida por nós, mas continuamos motivados a ver. Os personagens que ela acrescentou, foram importantes e até roubaram a cena algumas vezes. 

Fernandes fala sobre a dificuldade de segurar o público por tantos capítulos. Os personagens inventados ajudaram nesse sentido. 

— A Vivian soube usar a licença poética que precisava para criar as histórias secundárias. O público entende que aquilo é ficção, entra no jogo de mentirinha, o que a gente chama verossimilhança da narrativa.

Convite ao telespectador  

Com uma história tão conhecida no mundo todo, quase um patrimônio, o que a novela poderia fazer para engajar o telespectador? Nas palavras de Claudino, o público se sentiu convidado a participar. 

— O que a novela faz é um convite: “Sabe tudo aquilo que você já ouviu sobre a história? Vamos fazer parte dela, vamos acompanhar Moisés”. É como se a autora tivesse convidado o telespectador a ser o povo hebreu.

Serialidade  

Fernandes nos explica que para uma novela acontecer é preciso ter também “serialidade” (diz respeito a série, disposto em série), o que foi possível também pela existência das dez pragas do Egito. 

— Toda novela para ter continuidade precisa de ganchos. O telespectador é conquistado bloco por bloco, capítulo a capítulo. As pragas garantiam isso, criavam expectativa, seguravam o telespectador, que se interessava em ver como seria a próxima.

Como Claudino explica, esses momentos, inclusive, atraíram um público cada vez maior para a novela.

— A gente pode observar os momentos que foram picos de audiência como a abertura do Mar Vermelho e as pragas do Egito. Nesses momentos, a autora consegue fazer com que o telespectador acredite na história.

Força da religião  

Fernandes também mostra que, independente das crenças pessoais de cada um, as histórias religiosas sempre encontram um público interessado. 

— Teledramaturgia e religião se unem e, em uma história bem contada, bem produzida, faz sucesso. Isso aconteceu também em A Viagem, por exemplo. A ligação da sociedade com a religião é muito forte, há muita identificação.

Leia o resumo do último capítulo:

Os hebreus organizaram uma grande festa para receber os midianitas. Jetro ofereceu conselhos preciosos para Moisés no sentido de como guiar o povo. O libertador, por sua vez, partiu rumo ao topo do Monte Sinai para trazer as Tábuas contendo Os Dez Mandamentos da Lei de Deus. Na volta ao acampamento, ele se choca ao ver todos adorando um bezerro de ouro. Arão se mostra triste pela morte de Eliseba ao se apresentar a Jetro. Hur e os demais hebreus se apresentam ao patriarca midianita. Apuki não se anima com a festa que acontece no acampamento e prefere não acompanhar Judite, Ana e Jairo. Radina não consegue esconder tristeza durante comemoração pela chegada de Zípora e de sua família, mas não se abre com os demais hebreus. Simut esbarra sem querer e se encanta por Jerusa, uma das irmãs de Zípora. Ao som da voz e da lira de Miriã, hebreus dançam e celebram a chegada dos midianitas.

Jetro elogia a família de Arão e conta ao hebreu sobre baque que teve ao perder a mulher quando as sete filhas eram pequenas. O patriarca ainda ressaltou que Zípora foi valente e, praticamente como uma mãe, o ajudou a cuidar das filhas. Jetro afirmou ainda que seguiu em frente tendo consigo a força de Deu. "De minha esposa restou uma imensa saudade".

Após a festa, Miriã se encontra com Hur. O hebreu diz que gosta de acordar cedo para ver o nascer do sol, como se os raios de luz ajudassem a cicatrizar as feridas. O artesão se anima com o futuro de Bezalel e a futura chegada dos bisnetos. Moisés e Zípora acordam juntos e fazem juras e amor. A mulher do hebreu pede para ficar mais tempo juntos, mas o libertador avisa que precisa atender as pessoas. Joquebede explica que Moisés resolve todos os problemas do acampamento. Moisés atende os mais variados problemas do acampamento. O libertador confessa que está cansado de atender tantos casos diariamente. Jetro sugere que ele leve os problemas de seu povo para Deus para que Ele mostre o caminho que se deve seguir. Aconselhou também a procurar homens tementes a Deus e capazes de julgar e resolver pequenos problemas do dia a dia, os estabelecendo como chefes de grupos do acampamento. Jetro ainda sugere que os chefes tragam até Moisés apenas as causas mais graves. Jetro de despede das filhas de maneira emocionada. Moisés o acompanha até o Monte Sinai. Deus avisa a Moisés que irá falar com todos os hebreus dentro de três dias. Os hebreus se mostram ansiosos com a futura manifestação de Deus e procuram se purificar. Aoliabe separa Bezalel e Deborah para que eles não deixem de se manter purificados. Josué pede para que Arão reaja ao sofrimento após a morte de Eliseba. Deus se manifesta para todos os hebreus. O povo do acampamento ouve orientações importantes do Senhor como, por exemplo, jamais fazer imagens de nada que esteja cima do céu e abaixo da terra. Deus também anuncia os Dez Mandamentos. A pedido de Deus, Moisés e Josué sobem o Monte Sinai. Em certa parte do trajeto, o libertador afirma que seguirá sozinho dali em diante. Zípora se emociona com o que ouviu de Deus, mas fica preocupada com Moisés, que partiu sem água e sem pão. Joquebede procura tranquilizá-la. Simut afirma que quer ser amigo de Deus. Leila diz ao egípcio quer o Senhor deseja que todos se relacionem com Ele. Apuki repassa o que ouviu de muitos hebreus e diz que todos devem fazer alguma imagem que represente o Senhor para adorar. O ex-feitor convence Arão a fazer uma imagem de ouro para adorar e evitar que as pessoas reclamem que todos foram abandonados por Moisés. Arão pede para reunir joias e tudo o que for de ouro para construir uma imagem. Joquebede e Miriã aconselham o hebreu a parar o que está fazendo, já que isso é algo que Deus não permitiu que seja feito. Na ausência de Moisés, o povo constrói um bezerro de ouro. Apuki lidera a celebração da imagem. Judite e Ana pedem que o egípcio pare. Por outro lado, Apuki não as ouve e as mandam embora. Moisés retorna do Monte Sinai no meio da festa. Irritado, o libertador ergue as Tábuas dos Dez Mandamentos e as joga no chão. Os objetos se despedaçam e deixam todos do acampamento surpresos. Moisés derruba o bezerro de ouro. Arão encara o irmão atônito. Moisés questiona Arão.

Você não pode perder a segunda temporada de Os Dez Mandamentos!

Com informações do Portal R7

Pontos moeda