Entretenimento e Cultura

Já pensou em subir o Monte Aghá em Itapemirim? Agora você pode. Saiba como!

Serão nove passeios até o topo do Monte Aghá, sempre com guias especializados e monitores para atender a todos os níveis de aptidão física dos visitantes

Do alto do Monte Aghá avista-se as praias de Itaipava e Piúma. Foto: Divulgação

Os meses de janeiro e fevereiro ficarão marcados no calendário de esportes de aventura do litoral Sul do Estado com as subidas que estão programadas ao Monte Aghá. É que a Secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim promove nove passeios até lá, sempre com guias especializados e monitores para atender a todos os níveis de aptidão física dos visitantes.

O ponto de partida será sempre a Praça da Vila de Itapemirim, com a saída de um ônibus às 05h30, mas quem estiver nas praias de Itaóca e Itaipava, pode encontrar com o grupo às 06h. A subida ao Monte Aghá começa às 06h20, no Campo do Aghá, no pé da pedra.

A previsão de chegada ao topo da pedra, segundo o secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, Tiago Leal, é às 10h30. De lá, em 340 metros de altura, será possível contemplar toda a beleza das praias de Itapemirim e Piúma, vendo, mais ao longe, grande parte do litoral Sul capixaba.

As subidas ao monte estão marcadas para os dias 2, 9, 16, 23 e 30 de janeiro. No mês de fevereiro serão em 6, 13, 20 e 27.

Na língua dos índios Puris, Monte Aghá significa “lugar de se ver Deus”. Foto: Divulgação

O Monte Aghá

O Monte Aghá, que na língua dos índios Puris significa “lugar de se ver Deus”, é um monte localizado no município de Itapemirim, no litoral Sul do Estado do Espírito Santo.

Pela proximidade com a praia central de Piúma, muitos visitantes acham que o monte é piumense, mas se localiza em Itapemirim. Sua melhor vista é a de Piúma, por isso, um cartão postal desta cidade.

Possui cerca de 340 metros de altitude, sendo usado como marco para navegação em todo o litoral Sul do Estado, por ser possível avistá-lo a vários quilômetros de distância.

É explorado por atletas de aventura para escaladas e a prática de voos livres. Em seu pé também estão localizadas duas praias: Itaipava e Piúma.

A subida será monitorada por guias. Foto: Divulgação

Serviço

Inscrições e informações: (28) 99929-9287  [email protected]

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (28) 3529-6419

Monitor Kaio: (28) 99957-0674

Monitor Janderson: (28) 99983-5122

Pontos moeda