Entretenimento e Cultura

Carnaval 2016: desfiles de blocos de rua começam neste fim de semana

O folião vai começar a aquecer para a folia com os desfiles de blocos de rua, que começam neste final de semana e vão alegrar até o mês de fevereiro vários bairros de Vitória

No domingo (24), desfilam o Cabeça de Queijo, das 13 às 19 horas Foto: ​

Chegou a hora de cair na folia e ter um agitado aperitivo do Carnaval 2016. O folião vai começar a aquecer para a folia com os desfiles de blocos de rua, que começam neste final de semana e vão alegrar até o mês de fevereiro vários bairros de Vitória.

Neste sábado (23), desfilam os blocos Kustelão, das 14 às 18 horas, em Jardim Camburi, e o Bairro de Caratoíra, no bairro de mesmo nome, das 16 às 19. No domingo (24), desfilam o Cabeça de Queijo, das 13 às 19 horas, no Bairro República, e o Bloco da Pelada, das 14 às 18 horas, no bairro Jesus de Nazareth.

Decreto
Nesta sexta-feira (22), foi publicado no Diário Oficial o decreto nº 16.596, que tem como objetivo organizar os desfiles de blocos de rua do Carnaval de Vitória, tendo como base o que já acontecia nos anos anteriores, por meio do apoio logístico.

Os desfiles serão promovidos e organizados pelos representantes de cada bloco. A Prefeitura de Vitória oferecerá aos blocos apoio logístico, que consiste na interdição de rua, alvará/autorização para desfile e comunicação junto à Guarda Civil Municipal e à Polícia Militar.

O decreto regulamenta que os desfiles devem terminar até as 19 horas. No entanto, a Comissão de Avaliação dos Desfiles de Blocos de Rua pode autorizar mudanças, desde que o evento não interfira no trânsito e cumpra a tradição de algumas manifestações.

Comissão
A Comissão de Avaliação dos Desfiles de Blocos de Rua é responsável por, entre outras atividades, realizar o planejamento dos eventos carnavalescos, de forma a minimizar os impactos nas áreas em que ocorrerem.

A comissão é formada por representantes das Secretarias de Desenvolvimento da Cidade (Sedec); Turismo, Trabalho e Renda (Semttre); Cultura (Semc); Serviços (Semse); Segurança Urbana (Semsu); Transportes, Trânsito e Infra-Estrutura Urbana (Setran); Meio Ambiente (Semmam); Comunicação (Secom) e Governo (Segov), além de representantes dos blocos, do Conselho Municipal de Cultura, da Polícia Militar e do Ministério Público.

Pontos moeda