Entretenimento e Cultura

Quer fugir da folia? Carnaval da Grande Vitória também contará com exposições e festival de cultura

Exposições de arte, apresentações circenses e um festival com espetáculos teatrais, folclóricos e shows musicais, são as opções que prometem agitar o público neste período

Entre as atrações, também estão as apresentações do circo dos Irmãos Kyosky's Foto: Divulgação

Moradores e turistas que vão curtir o Carnaval de Vitória também contam com uma agenda variada de atrações culturais gratuitas oferecidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Exposições de arte, apresentações circenses e um festival com espetáculos teatrais, folclóricos e shows musicais, são as opções que prometem agitar o público neste período. 

Para o Carnaval de Vitória, que vai de 29 a 31 de janeiro, a Secult apresenta cinco opções culturais. Algumas vão além da capital, como o Museu do Colono, em Santa Leopoldina; as apresentações do circo dos Irmãos Kyosky’s, em Vila Velha e Cachoeiro e o Festival de Cultura Pocar, em Conceição da Barra. Em Vitória, as opções são o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) e o Espaço Cultural do Palácio Anchieta, ambos no Centro.

Recém aberta na capital, a mostra  “Postais do Espírito Santo", em cartaz no Palácio Anchieta, conta com uma ampla coleção de cartões postais pertencentes ao Monsenhor Jamil Abib, que resgatam a história do Espírito Santo. São mais de 300 exemplares que mostram costumes da arquitetura e da identidade local. A exposição ficará aberta durante todo o feriado e a visitação é livre. 

Em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) até o dia 31 (domingo), a mostra “Tentativas de esgotar um lugar” reúne trabalhos de arte contemporânea construídos por seis artistas capixabas contemplados no Edital de Bolsa Ateliê da Secult. Com curadoria do historiador de arte e editor Júlio Martins, a exposição chega à última semana de exibição com quase 1.500 visitantes. A visitação é aberta ao público. 

Prontos para encenar um show dinâmico com acrobacias de solo, malabares, contorcionismo e muito bom humor, com direito a convidados de experiência nacional e internacional, a dupla de acrobatas Alcleir Junior e Wallace Alcântara, os irmãos Kyosky’s, se apresentam em três datas diferentes: dia 28, em Cachoeiro de Itapemirim e 29 e 30 de janeiro em Vila Velha. A entrada para os espetáculos é gratuita. 

Até domingo (31), o município de Conceição da Barra, no Norte do Estado, vai sediar a quarta edição do Festival de Cultura – Pocar. Com uma programação inteiramente gratuita, formada por espetáculos teatrais, shows musicais, apresentações folclóricas e debates, o evento visa a valorizar e incentivar as ações ligadas ao patrimônio cultural na região quilombola do Sapê do Norte. (Confira a programação completa clicando aqui.)  

Localizado em Santa Leopoldina, o Museu do Colono oferece visita guiada para os turistas que desejam conhecer móveis, objetos e histórias do final do século XIX, pertencentes ao Casarão da Família Holzmeister. A visitação é gratuita. 

Serviço
Exposição: “Postais do Espírito Santo – Acervo do Monsenhor Jamil Abib”
Local: Espaço Cultural do Palácio Anchieta, Centro de Vitória
Aberto durante todo o feriado
Horário: das 9h às 16h
Gratuito

Exposição: “Tentativas de esgotar um lugar”
Visitação até 31/01/2016
De terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados, domingos e feriados das 10 às 17h.
Gratuito

Espetáculo “O impossível é a nossa prática”

Dia: 28/01
Local: Praça Central, Cachoeiro de Itapemirim
Horário: 20 horas
Gratuito

Espetáculo “O impossível é a nossa prática”
Dia: 29 e 30/01
Local: Praça Central, Shopping Praia da Costa - Vila Velha
Horário: 19 horas
Gratuito

Casarão Família Holzmeister - Museu do Colono
Local: Avenida Presidente Vargas, Santa Leopoldina, ES
Visitação: De quarta a domingo
Horário: Das 9h às 17h

Pontos moeda