Entretenimento e Cultura

Espetáculo sobre a trajetória de Clementina de Jesus chega a Vitória

O musical conta com texto de Pedro Murad, direção de Duda Maia, além de Ana Carbatti interpretando a personagem título. O espetáculo chega a Vitória nos dias 02 e 03 de abril

O grupo estará em Vitória nos dias 2 e 3 de abril. Foto: ​Divulgação 

Considerado um dos 10 melhores espetáculos de 2013 por Daniel Schenker, pesquisador e crítico teatral, o espetáculo sobre a trajetória de Clementina de Jesus chega em vitória nos dias 02 e 03 de abril. 

O musical “Clementina, cadê você?”, que através de uma narrativa não linear conta a vida de Clementina de Jesus, realizou sua primeira temporada no Teatro Laura Alvim  nos meses de outubro e novembro de 2013.

O musical conta com texto de Pedro Murad, direção de Duda Maia, além de Ana Carbatti interpretando a personagem título ao lado de 5 atores/músicos Z Bruno Barreto ou Pedro Miranda, Bruno Quixotte, Sergio Kauffmann, Vidal Assis e Wendell Bendelack.

Clementina de Jesus da Silva, neta de escravos, doméstica e descoberta como cantora aos 63 anos de idade.  Há 50 anos Clementina tornava-se uma das mais importantes sambistas, considerada rainha do partido alto. “Busquei a fala da Clementina com textos publicados em jornais. Costurei uma dramaturgia de reminiscências, de lembranças que narram a trajetória pessoal e artística da sambista”, explica o autor Pedro Murad.

E completa: “Clementina não é o Brasil moderno, nem o Brasil Arcaico. Essa grande artista está na fronteira. Ela é uma personagem de transição do país, que chama muito atenção. Clementina representa o negro urbano descendente de escravos, a cultura negra carioca. A peça mostra como essa preta velha enxerga o Brasil do século XX”.

Na peça os atores/músicos fazem todos os personagens que passaram pela vida da  sambista. O Albino Pé Grande, marido da Clementina, é representado pelos cinco. A diretora usou a personalidade de cada ator para retratar as facetas do Albino: romântico, preguiçoso, maduro, criança, etc. “Não há truques, os atores não saem de cena. Utilizo o jogo teatral e pelo movimento, quase um ballet sem coreografia, consigo dar linguagem ao movimento de cena”, esclarece Duda. São 25 músicas, nem todas cantadas na íntegra, acompanhas por pandeiro, cavaquinho, violão, tantã, flauta e tambor. Vidal Assis, músico parceiro do Hermínio Bello de Carvalho, participa do espetáculo e compôs uma música inédita para a peça. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz.

Ficha Técnica

Idealização: Cristiano Salgado 
Texto: Pedro Murad    
Direção: Duda Maia
Elenco: Ana Carbatti, Bruno Barreto, Diego de Abreu, Sergio Kauffmann, Vidal Assis e 
Wendell Bendelack
Direção musical: Pedro Miranda 
Cenário e figurinos: Clívia Cohen 
Iluminação: Renato Machado 
Diretora assistente: Letícia Medella 
Preparação vocal: Carol Futuro 
Engenharia de som: Branco Ferreira 
Operador de som: Branco Ferreira
Operadora de luz: Tamara Torres 
Diretor de palco: Rodrigo Ferreira 
Fotografia: Pedro Murad
Design: Luiz Arbex
Assessoria de imprensa: Barata Comunicação
Direção de Produção e Produção executiva: CultConsult / Elaine Moreira e Maria Inês 
Realização: Espaço de Dança Cristiano Salgado
Produção Local: WB Produções 

Serviço

Espetáculo: Clementina, Cadê Você?
Gênero: musical
Local: Theatro Carlos Gomes
Dias e horários: dia 02 de abril – 18h e 20h / dia 03 de abril – 18h e 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia)*
Endereço: Praça Costa Pereira, s/n, Centro 
Informação: (27) 3132-8399 / ( 27) 3029 2765 / wbproducoes.com 
Duração: 80 minutos 
Classificação indicativa: 12 anos

Pontos moeda