Entretenimento e Cultura

Nutricionista capixaba fala sobre suposta anorexia de Angelina Jolie

Em entrevista ao jornal online Folha Vitória, a nutricionista Bianca Cangini explica que a anorexia é um transtorno alimentar e que pode causar outros problemas de saúde

A atriz estaria pesando 35 kg com anorexia e câncer Foto: Agência Estrelando

A notícia de que a atriz Angelina Jolie estaria pesando 35 quilos causou grande repercussão nas redes sociais. O site Radar Online, que divulgou a informação na quarta-feira (6), disse que a atriz está com anorexia e câncer. 

Em entrevista ao jornal online Folha Vitória, a nutricionista Bianca Cangini explica que a anorexia é um transtorno alimentar e que pode causar outros problemas de saúde.

"É um transtorno alimentar causado pelo temor da pessoa de ganhar peso. Ela tem um peso muito abaixo do normal e continua se sentindo gorda. A pessoa perde peso bruscamente, mas se olha no espelho e ainda se acha gorda. 

O transtorno, segundo a nutricionista, apresenta outros sintomas como queda de cabelo e interrupção ou falhas do ciclo menstrual. Quem vive próximo a pessoa precisa ficar atento aos sinais do transtorno para encaminhá-la aos especialistas.

"A pessoa quer emagrecer mesmo estando magra. Ela vai falar que precisa parar de comer, vai ficar enrolando com a comida no prato, vai ingerir pedaços pequenos e ainda vai largar parte da comida. Além disso, ela pode querer praticar exercício físico em excesso. Tem que observar os hábitos da pessoa, se está perdendo muito peso, se o ciclo menstrual está falhando, se ela está recusando comida e se está usando laxante e diurético para eliminar a comida", conta.

Apesar de ser mais frequente em mulheres e adolescentes, a nutricionista afirma que o transtorno também está atingindo os homens por conta dessa busca pelo corpo ideal.

"Geralmente acontece mais em adolescentes e mulheres por causa dessa pressão da sociedade ou da própria pessoa. É a cobrança que a pessoa tem e essa cultura e esse padrão de beleza que a sociedade coloca. O que prejudica é a sociedade e essa exclusão de 'ah, você é gordinha' e a pessoa acaba se sentindo mal. Adolescentes são afetados principalmente por causa do bullying na escola. Mas estudos estão mostrando que a anorexia também está afetando os homens por causa dessa busca pelo corpo perfeito", explica.

Em casos de anorexia ou suspeita do transtorno, o ideal é procurar um nutricionista e um psiquiatra para iniciar tratamento.

 Anorexia x Bulimia

Enquanto na anorexia a pessoa evita comer, na bulimia a ingestão de comida é excessiva para depois forçar a eliminação do alimento.

"Na bulimia, a pessoa come muito e vomita tudo ou toma laxante ou diurético para eliminar. Ela consegue emagrecer, mas acaba comendo bastante e depois força um vômito. Os transtornos tem vários estágios. A anorexia e a bulimia podem levar a pessoa até a morte", alerta a nutricionista.

Pontos moeda