Entretenimento e Cultura

Após divórcio, Joelma diz que inspirou fãs a saírem de relacionamentos abusivos

A cantora e o guitarrista Chimbinha se desentenderam por mais de seis meses. Durante o processo de divórcio, Joelma fez questão de revelar que já havia sido traída e até agredida pelo ex

Joelma continua solteira Foto: Reprodução/Instagram

O ano de 2015 foi cheio de transformações na carreira e na vida de Joelma. Após quase vinte anos, ela abandonou o posto de vocalista da Banda Calypso e se separou do músico Chimbinha, com quem dividia o protagonismo na banda. E o processo não foi fácil e nem rápido. A cantora e o guitarrista se desentenderam publicamente por mais de seis meses. Em jogo, estava o direito de usar o nome do grupo, divisão de bens e a disputa pela manutenção dos fãs do grupo. Afinal, após tantas polêmicas, de que lado eles ficariam?

O "team" Joelma acabou se tornando mais numeroso e ativo nas redes sociais. As mulheres são maioria nesse fã-clube. E não é à toa. Durante o processo de divórcio, Joelma fez questão de revelar que já havia sido traída e até agredida pelo ex-marido.

A coragem em expor esses supostos deslizes de Chimbinha em público fez a cantora ganhar a simpatia até de quem não era fã da Calypso, mas que já havia passado por situações parecidas. 

— Me surpreendi com a quantidade de mulheres que já passaram pelo mesmo e me procuraram para dar seus testemunhos. Mesmo os homens me apoiaram. Antes de mim, muitas mulheres tinham receio de se posicionar. E isso não pode acontecer. Eu caio, mas me levanto

O foco de Joelma no momento é o primeiro disco solo, que além do Calypso, traz arrocha e até dance music. O projeto é uma continuidade ao que ela fazia na antiga banda, porém com mais liberdade e sem precisar dividir a produção criativa com o ex-marido.

— Quando me tornei cantora, nunca imaginei que seguiria sozinha. Isso não era previsto. Mas tenho conseguido fazer o que eu quero e como quero, e isso é ótimo.

Das únicas vezes que Joelma citou que gostaria de gravar um projeto paralelo na época da Calypso, a cantora deixava claro que a intenção era registrar um CD gospel. Mas essa ideia não tem previsão de se tornar realidade no momento. Embora o novo disco já apresente duas músicas cristãs no repertório, um álbum religioso completo, só no futuro.

— Quando fizer isso será um projeto cuja renda será revertida para projetos sociais. Não é algo que penso em fazer para lucrar.

Nessa nova fase, Joelma continua solteira e não tem a intenção de se relacionar tão cedo. Aos 41 anos, a cantora tem procurado um equilíbrio físico e espiritual. 

— Tenho que cuidar da alma e do corpo. O ser humano precisa desse equilíbrio. Isso evita síndrome do pânico, depressão e outras doenças de fundo psicológico que atingem muitas mulheres hoje em dia. Eu encontrei minha fonte da juventude nessa fórmula.

Esse equilíbrio foi fundamental para prosseguir com a carreira após sair do Calypso. Joelma admite que pensou em dar uma pausa na carreira e repensar a vida naquela época.

— Fora isso, o apoio dos fãs é fundamental. Se não fosse por eles, eu não teria voltado aos palcos e aos estúdios tão cedo.

Com informações do Portal R7.

Pontos moeda