Entretenimento e Cultura

Cineasta capixaba lança filme em festival de cinema em Recife

O festival que está entre os mais importantes festivais de cinema do país, este ano celebra sua vigésima edição. O filme, +1 Brasileiro, fez sua estreia nacional na última terça-feira

O capixaba Gustavo Moraes participou do Cine PE, em Recife Foto: ​Divulgação

O curta-metragem +1 Brasileiro, do diretor capixaba Gustavo Moraes, fez sua estreia nacional na última terça-feira (03), em Recife. O filme é um dos nove trabalhos em competição na mostra de curtas nacionais no Cine PE. O festival que está entre os mais importantes do país, este ano celebra sua vigésima edição.

O filme, um drama musical, conta a história de Torquato, um taxista viúvo, que sem dinheiro para tocar o dia-a-dia, luta para trazer um pouco de alegria à sua filha pequena, expressando suas frustrações e sua perseverança através de canções. +1 Brasileiro é provavelmente o primeiro, se não o único, filme musical capixaba até hoje realizado no Estado, contando com letras e músicas especialmente compostas para o ele.

No elenco estão alguns nomes conhecidos do grande público. Dentre eles, Charles Fricks (ator capixaba radicado no Rio de Janeiro, atualmente em cartaz nas salas de cinema do Brasil ao lado de Gloria Pires em Nise -­ O  Coração da Loucura), Márcio Rosário (ator paulista que cativou fãs na novela I love Paraisópolis como o desajeitado Bazunga). Já outros atores são rostos e nomes conhecidos do público capixaba como Janine Corrêa, Tayana Dantas, José Augusto Loureiro e Luiz Tadeu Teixeira. O filme marca ainda a estreia da pequena Maria Júlia Moraes que interpreta a filha do taxista.

O filme é uma realização da produtora capixaba 55 Cine e foi completamente rodado na Grande Vitória, com patrocínio da Lei Rubem Braga e Apoio institucional da Vale. Várias diárias foram rodadas com os atores nas ruas de Vitória para dar mais veracidade à proposta realista e dramática do filme.

Gustavo Moraes

O diretor e roteirista Gustavo Moraes é Mestre em Belas Artes pela Columbia University nos Estados Unidos com ênfase nas áreas de direção e produção. Moraes tem também especialização em roteiros obtida no Binger Film Lab na Holanda. Com mais de dez anos de experiência em direção, produção e roteiro de curta-metragens, documentários, comercias de televisão e institucionais, Moraes é hoje também professor na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Pontos moeda