Entretenimento e Cultura

Conheça os personagens de "Escrava Mãe", a nova novela da TV Vitória/Record

A novela estreia no próximo dia 31 de maio. O folhetim é uma superprodução, conta com tecnologia de ponta e abre o novo horário de novelas da Record. Veja os personagens

Muita gente está ansiosa aguardando a chegada do próximo dia 31, quando a TV Vitória/Record estreia uma das novelas mais aguardadas: “Escrava Mãe”. O folhetim inaugura um novo horário de novelas da emissora e promete emocionar o público.

Diretor Ivan Zettel, Fernando Pavão, Gabriela Moreyra, Pedro Carvalho, Thaís Fersoza, o autor Gustavo Reiz, Milena Toscano e Nayara Justino se reúnem em coletiva de "Escrava Mãe" Foto: Antonio Chahestian/Record

O ponto de partida do autor Gustavo Reiz para dar corpo ao roteiro de Escrava Mãe foi a famosa obra literária de Bernardo Guimarães, A Escrava Isaura. No encontro, o autor contou com detalhes como a ideia saiu do papel.

"A Record já tinha uma vontade de fazer essa história sobre a vida da mãe da Isaura porque ela existe no livro. A Juliana está lá. O grande medo da Tia Joaquina, personagem que a Zezé Motta faz, com Isaura, quem ela criou, era que a história se repetisse e Leôncio tivesse em Isaura a mesma obsessão que o Comendador Almeida tinha pela mãe de Isaura. Essa história é contada rapidamente pelo livro. Foi pedido que eu analisasse para ver se ali rendia uma novela", diz.

Estreia da superprodução “Escrava Mãe” muda a programação da TV Vitória/Record

E para você não ficar por fora de "Escrava Mãe", o jornal online Folha Vitória preparou um resumo de cada personagem. Confira:

Átila (Leo Rosa)

Foto: Divulgação/Record

Átila é um professor e escritor. Jovem cheio de planos e ideologias, pretende fundar um jornal na Vila de São Salvador. Crítico ao sistema de produção, Átila tentará, clandestinamente, fazer denúncias contra os senhores e defender os direitos dos escravos. É inteligente, articulado com as palavras, indagador.

Átila também é o melhor amigo de Tomás, filho de um dos grandes líderes da cidade, o coronel Quintiliano. Começa a história apaixonado por Maria Isabel. Será amigo de Miguel e o ajudará a se envolver com Juliana, o que provoca a ira de Maria Isabel.

Bá Teixeira (Elina de Souza)

Bela e que regula de idade com o coronel. Sempre fora escrava de dentro de casa. Faz o papel de mãe e é respeitada por todos, principalmente pelo coronel Quintiliano. Mulher correta, justa e muito leal ao patrão. Dedicou-se àquela família desde que a sinhá era viva e praticamente assumiu a família depois da morte dela.

Tem carinho pela antiga senhora e grande respeito pelo senhor. Quintiliano, por sua vez, tem uma forte gratidão pela mulher – sinal de que foram cúmplices de algo no passado, o que levanta suspeitas sobre a morte da esposa dele.

Beatrice (Bete Coelho)

Esposa de Custódio, D. Beatrice é uma mulher educada, culta e sofisticada. Submissa ao marido, ela é a típica figura da dona de casa perfeita. Tem respeito pelos escravos e jamais se intromete nos negócios do marido. No passado, fora o grande amor do coronel Quintiliano, mas escolhera Custódio como marido e companheiro de vida.

Por conta do problema físico de Teresa, dera mais atenção à filha caçula, protegendo-a de tudo e todos, o que sempre causara incômodo por parte de sua outra filha, Maria Isabel. Beatrice também protege Juliana, escrava que crescera com suas filhas. Após a morte do marido, Beatrice herdará o escravo Tito Pardo, que será seu grande amigo nos momentos mais difíceis de sua vida.

Belezinha (Karen Marinho)

Filha de Seu Nestor e Irani, Belezinha não é uma mulher tão bela quanto considera seu pai. É prendada. Desde cedo, ajudara a mãe nos quitutes e o pai no armazém. É excelente costureira e atende algumas moças da Vila.

Sonha em ser uma moça bonita e elegante como Maria Isabel. Acha que todos os homens que frequentam o armazém têm interesse nela e reclama com o pai, o que aumenta os ciúmes de Seu Nestor.

Charles (Saulo Meneghetti)

Charles é o rapaz que ajudará Tomás e Átila na tipografia e que se tornará estudioso com eles. Inspirado pelo processo abolicionista inglês, impulsionado pelos protestantes, vai trazer novas ideias para a Vila e encontrar resistência no Frei Abílio, pároco da Vila.

O personagem será engajado na luta contra a escravidão.

 

Custódio de Avelar (Antonio Petrin)

Um dos líderes locais, o coronel Custódio é dono do Engenho do Sol, uma das principais fazendas açucareiras da região e onde trabalha Juliana. Ele é simpático, doce, respeitador e autoritário na medida certa.

Trata-se de um homem respeitoso com os escravos e demais trabalhadores. Casado com D. Beatrice, é pai de Teresa e Maria Isabel. Ao descobrir uma doença fatal e na ausência de um herdeiro que cuidaria de seus negócios, Custódio vai arranjar o casamento de uma das filhas com Almeida. Acreditando que Almeida é um homem de confiança e responsável, Custódio vai prepará-lo para assumir tudo à sua maneira.

Dália (Manuela Duarte)

Dália é dançarina da pensão Jardineira. Cômica, bonita e exagerada, é uma mulher que ainda está descobrindo seus encantos e que não tem um talento natural para a sedução. É tão afoita para acertar que acaba afastando muitos homens. Seria facilmente expulsa do local, se Rosalinda Pavão não tivesse nela uma amiga e confidente.

O sonho de Dália é ser a melhor dançarina do local. Vê Rosalinda como um verdadeiro ídolo. Dália é criativa em seus números musicais, apesar de não ter muito talento artístico.

Esméria (Lidi Lisboa)

Escrava bonita e sensual, mas de caráter duvidoso. Maldosa, invejosa, dissimulada e eterna rival de Juliana. Mucama de Maria Isabel, Esméria tem inveja da relação que a família dos senhores tem com Juliana, principalmente Teresa, sua sinhá. Sempre tentará prejudicar Juliana.

Buscará conquistar o Comendador Almeida quando este se interessar por Juliana. Vive como cão e gato com Sapião; Esméria detesta os senhores e não tem a menor gratidão por eles, sente-se explorada. Será parceira de Maria Isabel em muitas maldades contra o casal Miguel e Juliana.

Fernando Almeida (Fernando Pavão)

Vilão da história, Almeida é um sujeito de personalidade forte e caráter duvidoso. Filho de D. Urraca, que procura manipular o filho sempre que pode, Almeida jamais assumira grandes responsabilidades – o que resultou na dilapidação do patrimônio da família, depois da morte de seu pai. Vaidoso, sedutor, de porte e aparência sofisticados, vai se casar com Teresa por interesse, assumindo os negócios no Engenho do Sol. Dissimulado, preconceituoso, frio, calculista, será rival do coronel Quintiliano Gomes, dono da fazenda Doce Campo.

O rapaz gosta de jogos e tem fraco por bebida. Vai se revelar um sujeito sanguinário e vingativo, principalmente quando ficar obcecado pela escrava Juliana. Terá em Zé Leão seu capanga e contará com Maria Isabel como sua principal aliada. Quando descobrir sobre o relacionamento de Miguel e Juliana, será capaz de tudo para separar o casal.

Kamau (Marcelo Batista)

Kamau é capturado na África com a mãe de Juliana e ambos são trazidos para o Brasil. Após a morte de Luena, ele é capturado e promete voltar para se vingar de Osório e salvar a filha de Luena, Juliana.

Kamau retorna como Viriato, negro livre, professor de música. Ele terá grande importância na vida de Juliana.

 

Loreto (Junno Andrade)

Capitão Loreto é o chefe de polícia da Vila, que procura manter a ordem na região. Tem contatos com poderosos da corte, é quase o prefeito do local. Gosta de saber de tudo que se passa e acompanha de perto o movimento dos jovens e dos escravos. Tem contato direto com o feitor Zé Leão, que cuida dos escravos do Engenho do Sol.

Costuma implicar com Rosalinda Pavão por causa da pressão de Urraca. Mas a verdade é que ele é apaixonado por ela. Perseguirá os jovens abolicionistas e terá muitos problemas com levantes de escravos.

Miguel Sales (Pedro Carvalho)

É o herói da história. Jovem português, bonito, atlético, bem educado, com boa formação e bem informado com relação aos acontecimentos da corte e do mundo. Chega à Vila de São Salvador em busca de novas oportunidades. Despertará a atenção das mulheres da cidade, como Maria Isabel. Apesar de ser visivelmente um jovem vindo de família rica, aceita trabalhar no armazém de seu Seu Nestor para se estabelecer na cidade. Aluga um quartinho nos fundos da venda e será praticamente adotado pelos donos do local, Nestor e D. Irani, por quem terá grande carinho e gratidão.

Miguel chega ao Brasil sabendo que seus pais morreram no passado por perseguições políticas e que tinham relações com pessoas da região, como os senhores de engenho. O português vai se empenhar na busca por informações sobre os mandantes do crime. Apesar de estar no local para executar sua vingança, Miguel se apaixonará perdidamente por Juliana, o que mudará seus planos. Terá grandes momentos de embate com o Comendador Almeida e será o grande protetor de Juliana, com quem terá uma filha.

Osório (Jayme Periard)

O capitão do mato começa a trama como traficante de escravos, sendo responsável pela captura de Luena, mãe de Juliana. Anos mais tarde, retorna para a Vila e se torna feitor da fazenda Doces Campos, do coronel Quintiliano.

A presença de Osório sempre será um terror para os escravos e principalmente para Juliana.

 

Quintiliano Gomes (Luiz Guilherme)

Dono da fazenda Doce Campo é tradicional rival do coronel Custódio. Homem bonito, elegante e imponente, é um dos líderes locais mais influentes por ter muitos contatos na corte. Trata os escravos com autoridade, é um defensor do regime escravista e totalmente contrário à abolição. Não se dedica apenas ao cultivo da cana-de-açúcar, mas também à criação de gado e plantação de café. Também participa, clandestinamente, de alguns leilões provenientes do tráfico de escravos. A briga entre os dois senhores vai além do âmbito profissional; Custódio e Quintiliano disputaram o amor de D. Beatrice, que acabou casando com o primeiro. Quintiliano também se casou, mas ficou viúvo e com três filhos: Guilherme, Tomás e Filipa.

A morte rápida da esposa de Quintliano levantara suspeitas na população e contribuíra para o clima de mistério que rondava a figura de coronel. Com relação aos filhos, Quintiliano tem em Guilherme seu braço direito, mas sua preferência é por Tomás, justamente o filho que não quer saber dos negócios da família e é contra o sistema escravista. Com Filipa, única mulher da família, a proteção dele é ainda maior.

Petúnia (Robertha Portella)

É uma das dançarinas da Pensão Jardineira. Mulher bonita e sedutora, Petúnia é amante de Almeida e sempre ficara convencida por ser a preferida dele. Dúbia, interesseira e até mesmo um pouco esnobe, Petúnia se acha a florzinha mais bonita da Pensão e entra em bastante atrito com Rosalinda Pavão, que está sempre de olho em suas armações.

Petúnia é uma mulher que não mede esforços para conseguir o que deseja e ficará extremamente incomodada com o casamento de Almeida com Teresa. Ela sempre se submetera ao tratamento violento de Almeida por interesse e não o deixará em paz tão facilmente.

Tomás (Raphael Montagner)

Filho do meio do coronel Quintiliano, Tomás é um rapaz simpático e carismático, comunicativo e agradável. É o oposto do irmão. Idealista, nunca se envolvera com os negócios da família. É crítico quanto ao modo de produção vigente e a crueldade do tráfico de escravos. Tomás é um abolicionista em potencial e desenvolverá seus pensamentos com o melhor amigo, o jornalista Átila, em reuniões secretas.

Gosta de ler e conhece as histórias; usa as palavras como armas de sedução. Conquistador nato, Tomás viverá envolvido em confusões amorosas, sendo um verdadeiro Casanova da Vila. Envolve-se com mulheres casadas, solteiras, novas e velhas, o que lhe rende boas confusões e noites na cadeia.

Pontos moeda