Entretenimento e Cultura

Revelação da literatura policial, Raphael Montes participará na Bienal Rubem Braga

Autor de dois livros de romances policiais de sucesso: ‘Suicidas’ e ‘Dias Perfeitos’, ele foi finalista em vários prêmios de literatura, além de publicar sua obra em outros países

O escritor Raphael Montes é um debatedores convidados para a mesa ‘A Dramaturgia a Serviço da Literatura’ Foto: ​Divulgação

O escritor carioca Raphael Montes estará em Cachoeiro de Itapemirim no dia 4 de junho, para participar da 6ª Bienal Rubem Braga. Ele é um dos debatedores convidados para a mesa ‘A Dramaturgia a Serviço da Literatura’, que começa às 18h, na Praça de Fátima. Além dele, participam do debate os capixabas Erlon Paschoal e Sara Passabon. 

Raphael tem dois romances lançados: “Suicidas”, que escreveu dos 16 aos 19 anos, e que foi finalista dos prêmios: Benvirá de Literatura 2010, Machado de Assis 2012, da Biblioteca Nacional, e do prestigiado Prêmio São Paulo de Literatura 2013. A obra foi aclamada pela crítica e reverberou em outros países. 

O americano Scott Turow, um dos escritores policiais de maior prestígio no mundo, disse que Raphael está “entre os mais brilhantes ficcionistas jovens” da atualidade. Montes foi convidado a publicar em inglês, em antologia policial organizada por Clifford Landers, ao lado de nomes como Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles e Patrícia Melo. 

Seu segundo romance é ‘Dias Perfeitos’, de 2014, também elogiado pela crítica, que conta a história de amor obsessivo e paranoico de um estudante de medicina por uma roteirista de cinema. Aos 25 anos, Raphael é uma referência na literatura policial brasileira.

Atrações

Pela primeira vez, a Bienal Rubem Braga terá a participação de autores internacionais. O angolano José Eduardo Agualusa e o português Gonçalo M. Tavares figuram na lista das atrações da feira literária junto aos brasileiros Paulo Lins, Sérgio Vaz, João Paulo Cuenca, Andrea del Fuego, entre outros.

A programação é inteiramente gratuita e, além de mesas de debate com autores de renome, conta com feira de livros, oficinas, lançamentos de obras de escritores capixabas e apresentações musicais. 

Confira a programação das mesas de debate: 

Local: Auditório Marco Antônio de Carvalho

Terça-feira – 31/5
20h – Literatura e Interpretação
Convidado: Zezé Motta (RJ) e Wilson Coêlho (ES)

Quarta-feira - 1/6
09h e 14h – Produção de Conteúdo Para a Internet
Debatedores: Daniel Furlan (SP), Ian SBF (RJ) e Raoni Huapaya (ES) 

19h – Os "Dilemas" das Identidades de Gênero na Construção de Personagens Literários
Debatedores: J.P. Cuenca (RJ), Andrea Del Fuego (SP) e Milena Paixão (ES)

Quinta-feira – 2/6
09h e 14h – Leitura, Literatura e Internet
Debatedores: Felipe Castilho (SP), Babi Dewet (RJ) e Giovana Damaceno (RJ)

19h – A Literatura Como Porta-Voz das Ruas
Debatedores: Sérgio Vaz (SP), Paulo Lins (RJ) e Jorge Nascimento (ES)

Sexta-feira – 3/6
09h e 14h – Novos Autores para Jovens Leitores
Debatedores: Bárbara Morais (DF), Jim Anotsu (BH) e Elysanna Louzada (ES)

19h – Entre Ficção e Realidade
Debatedores: Carol Bensimon (POA), José Eduardo Agualusa (Angola) e Saulo Ribeiro (ES)

Sábado – 4/6
10h – Diálogos – Sobre Lusofonia
Debatedores: Gonçalo M. Tavares (Portugal) e Orlando Lopes (ES)

18h – A Dramaturgia a Serviço da Literatura
Debatedores: Erlon Pachoal (ES), Rafael Montes (RJ) e Sara Passabon (ES)

Domingo – 5/6
16h – Mesa de encerramento: “...que os cronistas como o Braga são os melhores historiadores, uma espécie de fotógrafos vivos do acontecimento, dando em sucessivos flagrantes toda a história dos homens”.
Debatedores: Luciana Medeiros (RJ), Marcelo Moutinho (RJ) e Ana Laura Nahas (ES)

Pontos moeda