Entretenimento e Cultura

Festa de Mimoso do Sul terá como destaque o resgate cultural e histórico da cidade

Shows nacionais e regionais fazem parte da programação da tradicional festa, que acontece entre os dias 8 a 10 de julho, e contará com eventos culturais

A programação cultural será realizada na capela e no cemitério, localizados no centro de Mimoso do Sul Foto: ​Divulgação/PMMS

O município de Mimoso do Sul estará em festa entre os dias 8 a 10 de julho. A tradicional festa da cidade terá como destaque o resgate cultural e histórico da cidade. Com o orçamento curto, a prefeitura buscou apoio de parceiros para a realização do evento. A expectativa é receber muitos visitantes durante os festejos.

Um dos palcos do evento será a Capela São Pedro, localizada no centro de Mimoso do Sul. O local será sede de exposições, lançamento de livro e sarau com cantores da terra e do Rio de Janeiro. Além disso, o evento marca o 2º centenário de nascimento do capitão Pedro Ferreira da Silva, português que originou a criação da cidade.

A Capela e um pedaço do cemitério, anexo ao local, é o que restou na fazenda do capitão. “Parece estranho, mas é no antigo cemitério que acontecem os maiores eventos culturais da festa de Mimoso. Montamos tendas e cuidamos da decoração para recebermos os convidados para lançamento de livros, sarais e exposições de arte”, disse o diretor municipal de Cultura, Renato Aleixo.

A festa começa na sexta-feira (8) com o lançamento do livro do músico e médico Orlando Sant’Helena, que conta a história de vida do pai, o médico sanitarista Lincoln Galvêas Martins, que trabalhou por 42 anos em Mimoso do Sul. 

Paralelamente, a artista plástica Maria Verônica Martins, a ‘Ponka’, também filha de Lincoln Galvêas Martins apresentará uma exposição de pintura com telas em aquarela, guache e acrílica com paisagens de Mimoso do Sul e outras partes do Brasil e do mundo. Para fechar o evento, haverá um concerto com a pianista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Valéria Bertoche. 

No sábado, a Capela abre s portas a partir das 11h, e terá sarau com músicas autorais e outras bossas de Orlando Sant’Helena, Rodrigo Resende, ‘Ponka’ e a cantora popular e violonista Anna Botelho, do Rio de Janeiro.

A festa terá ainda a programação shows nacionais, regionais e da terra. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Pontos moeda