Entretenimento e Cultura

Festa do Imigrante Italiano começa nesta sexta-feira em Santa Teresa

As comemorações continuam na quinta-feira (23) com sessão solene na Câmara Municipal, e seguem a sexta-feira (24) com atrações musicais no Parque de Exposições e Eventos

A festa começa nesta sexta Foto: Divulgação

Santa Teresa, a primeira cidade a ser colonizada por italianos no Espírito Santo, estará em festa nos próximos dias. Começa nesta sexta-feira (17) e segue até o próximo final de semana (26) a “XXV Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa”, que marca a comemoração de 142 anos de Imigração Italiana no município. Serão sete dias de festividades nas Montanhas Capixabas.

Nesta sexta-feira (17), primeiro dia de evento, será eleita a Garota Ítalo-Teresense, com direito a muita animação, música, cultura e gastronomia. O sábado (18), reserva aos visitantes muitas confraternizações com os comerciantes da cidade ao som da Banda Circuito Trentino. Já o domingo (19) é reservado para momento esportivo, com a 5° Corrida do Imigrante Italiano.

As comemorações continuam na quinta-feira (23) com sessão solene na Câmara Municipal, e seguem a sexta-feira (24) com atrações musicais no Parque de Exposições e Eventos “Frei Estevão Eugenio Corteletti”. A tradicional Caretela DelVin, muito aguardada pelos moradores e turistas, acontece no sábado (25) pela manhã, o dia ainda reserva aos visitantes diversas atrações culturais e musicais.

O domingo (26), último dia de evento, começa às 9 horas com a missa solene em italiano. Ressaca da Caretela, shows e danças típicas fecham a XXV Festa do Imigrante Italiano, deixando os moradores e turistas ansiosos para a próxima edição.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba a valorizar a cultura local.
Descubra Santa Teresa

A Doce Terra dos Colibris faz parte da Região Turística dos Imigrantes e a diversidade de atrativos é uma de suas marcas. Com forte influência dos imigrantes italianos, o município tem no Vale do Canaã um retrato histórico de sua colonização.

A imigração também está refletida principalmente em suas tradições e festas, gastronomia e arquitetura. Vale conhecer a Igreja Matriz de Santa Teresa e também a Casa Lambert, que funciona como um museu, contando a história da colonização italiana no município.

Para os apreciadores do contato mais próximo com a natureza, existem opções como as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia, além do Museu de Biologia Mello Leitão. Os pássaros típicos da região e principalmente os herbários com mais de sete mil orquídeas, fazem do município um grande reduto de contemplação e preservação da natureza.

Para os fãs de aventura, uma opção é a rampa de voo livre localizada a 09 km da sede da cidade, próximo a Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, com 900 metros de altitude.

Outra opção de passeio em Santa Teresa é o circuito Turístico Caravaggio. Ao longo dos 14 km da estrada do Caravaggio, encontram-se empreendimentos turísticos como cantinas, restaurantes, sítios, parques e pousadas, que oferecem tranquilidade e interação com a natureza. Dezoito empreendimentos são encontrados ao longo do circuito.

Veja mais informações!

Como chegar: Saindo de Vitória, siga pela BR-101-Norte, até o município de Fundão.  Ali, siga pela ES 164, por 28 Km de serra. 

Serviços – XXV Festa do Imigrante Italiano
Data: de 17 a 19 de Maio e de 23 a 26 de Maio
Local: Parque de Exposições de Santa Teresa. Estrada Valsulgana, Santa Teresa, Espírito Santo.

Programação

Sexta-feira (17)

20h – Eleição da Garota Ítalo-Teresense no Parque de Exposições e Eventos “Frei Estevão Eugenio Corteletti”
- Show com a Banda Amigos da MPB e da Música Italiana
Sábado (18)
10h – Confraternização no comércio da cidade ao som da Banda do Circolo Trentino di Santa Teresa.
Domingo (19)
9h – 5° Corrida Rustica do Imigrante Italiano
Quinta-feira (23)
18h – Sessão Solene na Câmara Municipal
Sexta-feira (24)
10h – Confraternização nos estabelecimentos bancários
18h – Abertura no Parque de Exposiçoes “Frei Estevão Eugenio Corteletti”
21h – Show com Betho Forrozeiro
23h – Show com Breno e Lucas

Sábado (25)

8h – Abertura no Parque de Exposições
10h – Carretela DelVin no Parque de Exposições
12h – Show Italiano com a Banda Brasitalia
16h – Fechamento do Parque de Exposições
21h – Reabertura do Parque de Exposições
22h30 – Show com Juliana e Rafael
23h30 – Show com Jean Filipe
1h – Show com João Bosco e Vinicius

Domingo (26)

9h – Missa Solene em Italiano na Igreja Matriz
11h – Ressaca da Carretela DelVim, saída da Praça Augusto Ruschi
12h – Show Italiano com Banda Brasitalia
14h – Apresentação de Grupos de Dança
15 – Bolo de comemoração aos 142 anos de Imigração Italiana em Santa Teresa
15h30 – Show com Banda Stof

Ingressos online: 

Sábado (25) – Show de João Bosco e Vinicius. Consultar Lote (https://goo.gl/mb7e7e)
Caretela – R$10
Ingressos físicos: Lojas Los Neto (Grande Vitória)
Lojas Boroto (Norte e Noroeste)
Joice Confecções e Kyoto Sushi Bar (Santa Teresa)

Pontos moeda