Entretenimento e Cultura

Capixaba vai representar o Espírito Santo no concurso Miss Brasil Latina 2017

Fernanda é moradora da Serra, estudante de Publicidade e Propaganda e foi a segunda negra a representar o Espírito Santo no Miss Brasil Universo

Fernanda tem 26 anos e vai representar o Estado no concurso Miss Brasil Latina 2017 Foto: Reprodução Facebook

A capixaba Fernanda Pessan vai representar o Espírito Santo no concurso Miss Brasil Latina 2017. Aos 26 anos, a jovem ganhou o Miss Espírito Santo em 2009, onde representou o município de Vila Velha e ficou entre as dez mulheres mais lindas do Estado. 

Dona de um carisma que contagia, Fernanda concorreu ao título de Miss Espírito Santo Universo em 2012, onde alcançou o top 7 no Miss Brasil Universo 2012. A bela foi a segunda modelo a alcançar a melhor posição depois de Ariane Colombo, eleita em 2005. 

Fernanda é moradora da Serra e estudante de Publicidade e Propaganda Foto: Reprodução Facebook

Fernanda é moradora da Serra, estudante de Publicidade e Propaganda e foi a segunda negra a representar o Espírito Santo no Miss Brasil Universo. A paixão pelas passarelas começou desde os 14 anos, quando participou do primeiro concurso de Miss. 

Fernanda conta que, mesmo com título de Miss, já sofreu preconceito. "Eu quero ser empoderadora de mulheres, principalmente das negras. Nós negros, não estou me diferenciando das pessoas brancas, pelo contrário, mas como sofri um preconceito muito grande, quero mostrar para as meninas de bairros pobres que elas podem fazer o que quiserem", disse. 

Em alguns casos a fama faz com que as pessoas esqueçam da essência dos concursos de Miss, mas para Fernanda, é primordial a simplicidade e o reconhecimento. "O momento Miss é quando você vê que precisa realmente das pessoas. Você não pode ficar 'de nariz em 'pé', até mesmo porque isso é muito contraditória, já que para ser uma miss, você precisa das pessoas".  

O concurso

Fernanda Pessan foi eleita Miss Espírito Santo em 2012 Foto: Reprodução Facebook

O concurso Miss Brasil Latina 2017 começa no dia 10 de setembro. Ao todo, 27 meninas vão concorrer representando respectivamente seus estados. O Miss Brasil Latina 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 teve como sede Recife, em Pernambuco. A versão 2017 também será realizada em Recife. 

Fernanda tem 26 anos,1,80m de altura e também vai estar em Recife entre os dias 10 e 14 de setembro na disputa do título de Miss Brasil Latina 2017. A grande final do concurso será dia 13 de setembro, às 19 horas no Teatro Luiz Mendonça. 

A Miss Brasil Latina é sempre eleita no ano imediatamente anterior ao Concurso Miss América Latina del Mundo. O Concurso Miss Brasil Latina é o concurso que anualmente elege a representante do Brasil ao Concurso Miss América Latina del Mundo que tem sede em Miami, nos Estados Unidos.

Miss Espírito Santo em 2012

Fernanda Pessan foi eleita Miss Espírito Santo em 2012. Na época, a jovem concorria pela segunda vez ao título de Miss Espírito Santo. O segundo e terceiro lugares foram ocupados por duas moradoras de Vila Velha: Juliana Ribeiro Ferreira e Karina Brandão Thomes, respectivamente.

"O sucesso é você saber de onde veio e não perder a sua essência"

Fernanda foi eleita Miss Espírito Santo em 2012 Foto: Reprodução/ Facebook

Patrocínio

Fernanda explicou que os concursos geralmente tem coordenador, mas no Miss Brasil Latina 2017, ela está sem patrocínio. Por isso, conta com a ajuda de amigos. "Geralmente esses concursos tem patentes e cada um tem coordenador, mas dessa vez estou tendo que correr atrás de tudo, mas tenho muitos amigos que me ajudam", contou. 

Renda extra

Fernanda tem 26 anos,1,80m de altura e também vai estar em Recife Foto: Reprodução Facebook

A Miss mora com os pais, com uma irmã e uma sobrinha. O pai de Fernanda é caminhoneiro e perdeu o emprego na época em que eles reformavam a casa. Para ajudar em casa, além do estágio, Fernanda teve a ideia de junto com a mãe, que segundo ela é muito prendada, fazer biscoitos para vender. "Minha mãe é uma dona de casa muito prendada e tive a ideia de vendermos biscoitos de polvilho para aumentar renda de casa, já que a empresa que meu pai trabalhava acabou falindo e ele ficou sem emprego". 

Sem vergonha de bater de porta em porta, Fernanda passou  a levar as delícias que ela e a mãe faziam para vender no trabalho, na faculdade e no bairro onde mora. "Como renda extra, começamos a fazer os biscoitos de polvilho. Eu sempre levava para o trabalho e para a faculdade. Quando me sobrava tempo vendia no bairro onde moro."

Depois de um tempo parado, o pai da miss conseguiu um novo emprego. "Meu pai conseguiu emprego e conseguimos retornar a reforma da casa. Ainda não terminou, mas aos poucos chegamos lá". 

Pontos moeda