Entretenimento e Cultura

Morte de Domingos Montagner pode ter sido mais que um simples acidente. Entenda!

O local onde Montagner se afogou fica a cerca de dois quilômetros da hidrelétrica de Xingó. Assim, existe um aumento ou diminuição do fluxo de água

O ator morreu no último dia 15 de setembro Foto: Divulgação

Várias questões envolvem a morte do ator Domingos Montagner, no último dia 15 de setembro. Já foi falado que o local não tinha sinalização e que outras pessoas também chegaram a perder a vida ali. E havia ainda um outro quesito que foi deixado de lado, que era a questão do aumento da vazão do rio. 

O local onde Montagner se afogou fica a cerca de dois quilômetros da hidrelétrica de Xingó. Assim, existe um aumento ou diminuição do fluxo de água de acordo com a necessidade de mais ou menos energia. Essa mudança do volume altera a velocidade da água, o que provoca uma correnteza mais forte e redemoinhos.

Havia uma dúvida se Montagner não havia entrado na água no exato momento em que acontecia um aumento de fluxo. A dúvida foi esclarecida pelo site The Intercept Brasil, do jornalista Glenn Greenwald. A página  conseguiu documentos comprovando que houve mesmo uma alteração no fluxo do rio na hora em que o ator nadava.

Segundo a documentação, a usina provocou um aumento na vazão entre 13h e 14h. O site conta que o primeiro chamado de socorro recebido pelos bombeiros foi às 13h56. Os dados são da própria Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.

Apesar disso, lembra o Intercept, não dá para cravar que o aumento do fluxo tenha causado a morte de Montagner, uma vez que aquele trecho do rio é realmente perigoso.

Parece que todo mundo que vive ali sabe dos perigos que há naquele trecho do São Francisco, mas o lugar recebe também muitos turistas de outras partes do país. Então, a sinalização era obrigatória. Isso pode ter sido determinante para a morte do ator.

Com informações do Portal R7. 

Pontos moeda