Entretenimento e Cultura

Espírito Santo leva gastronomia capixaba para São Paulo

No dia 26, acontece o almoço temático 'Cozinha Capixaba', para os participantes do Congresso Mesa Tendências. Ao todo serão 400 convidados

O ES será representado em SP Foto: Assessoria de Comunicação/Setur

O Semana Mesa SP, um dos principais eventos de gastronomia do Brasil, que acontece em São Paulo, e dedica a programação de 2016 ao bem-estar agregado à cozinha. De 25 a 27 de outubro, dezenas de chefs de diferentes países e de várias regiões do Brasil reúnem-se na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza - para discutir o tema “Saúde, Prazer e os Novos Rumos da Gastronomia”. 

Com diferentes espaços e atividades acontecendo ao mesmo tempo, como congresso, aulas-show, degustação, feira, entre outros, o Espírito Santo vai representar a gastronomia capixaba em quatro momentos durante o maior congresso de gastronomia da América Latina: no espaço Farofa, que tem clima das feirinhas, no Mesa Ao Vivo, no Congresso Mesa Tendências e em um almoço temático.

No espaço Farofa, durante os três dias o estande do Espírito Santo vai contar com os produtos do Atum do Brasil; o café das montanhas capixabas da Família Carnielli, juntamente com seus queijos; o palmito da Conservas Venda Nova; e os chocolates da Espírito Cacau.

Já no Mesa Ao Vivo, no dia 25 de outubro, o chef Alessandro Eller leva aos palcos a moqueca capixaba, em uma aula-show na qual o chef vai falar sobre as tradições gastronômicas do Espírito Santo. 

No Congresso Mesa Tendências, no dia 26 de outubro, o chef Juarez Campos vai falar sobre alimentação e saúde, na palestra “Sabor, prazer e saúde: a gastronomia a serviço dos pacientes renais crônicos oncológicos”. 

Almoço temático capixaba

No dia 26, acontece o almoço temático “Cozinha Capixaba”, para os participantes do Congresso Mesa Tendências. Serão ao todo 400 convidados que conhecerão a culinária produzida pelos Chefs Alessandro Eller, Juarez Campos, Ari Cardoso, Hamilton Martins, Ricardo Bodevan, Gilson Surage e Cynthia Amorim.

Os pratos servidos durante o almoço serão: Salada com Folhas Frescas; palmito pupunha; socol e queijos das montanhas capixabas; polentinha com ragu de linguiça; moqueca capixaba; torta capixaba, moquequinha de camarão; pirão de peixe; chocolates capixabas. 

O evento vai contar com a presença do secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, que dará as boas-vindas aos convidados. O almoço é um oferecimento da Secretaria de Estado do Turismo, juntamente com os chefs capixabas e os apoiadores da ação: Espírito Cacau, China Park, Lorenção, Olisur, Palmito Venturim e Atum do Brasil.

Entenda como funciona a Semana Mesa SP

A Semana Mesa São Paulo 2016 acontecerá de 25 a 27 de outubro no Centro Paula Souza, Santa Ifigênia. O Congresso Internacional Mesa Tendências e o Mesa ao Vivo dão aos participantes a oportunidade de entrar em contato com grandes profissionais da gastronomia em palestras e aulas práticas onde eles irão compartilhar conhecimento e experiência. O Semana Mesa também possui um circuito gratuito com eventos como o Farofa, o Bazar e o Espaço Queijadinha, em que o público entra em contato com produtores e produtos de qualidade para consumirem ou mesmo levarem para casa.

O Mesa Tendências: maior congresso de gastronomia da América Latina – conta anualmente com os principais pensadores e profissionais da cozinha mundial. Durante o evento acontecem aulas, palestras, debates e demonstrações.  Este ano, chefs da cozinha mundial vão responder ao tema "Saúde, prazer e os novos rumos da gastronomia". O ingresso do Mesa Tendências dá livre acesso para todas as atrações do evento.

Pop-ups: entre uma palestra e outra do congresso acontecem drops de 10 minutos com super-extrato de informação e demonstração num piscar de olhos. Profissionais renomados vão se dirigir ao público formado por estudantes, pesquisadores e profissionais para compartilhar experiências e defender ideais. 

Mesa ao Vivo: reúne chefs em aulas práticas, debates, demonstrações culinárias e degustações que mobilizam dezenas de profissionais e centenas de aprendizes. O ingresso dá acesso a mais de 90 atividades com chefs consagrados de todo Brasil e com especialistas de bebidas. São mais de 50 expositores de vinhos, cervejas e produtos gourmets.

Farofa: Quem prefere o clima descontraído e informal pode se programar para conhecer o Farofa, que resgata a descontração e interatividade das feirinhas. Com entrada gratuita, o visitante tem acesso a produtores de diversas regiões do país que montam barracas para expor e vender seus produtos ao lado de chefs e food trucks que oferecem comidas variadas a preços até R$ 25,00. Ao menos 10 food trucks estarão no local, das 11h às 21h, de terça (25) a quinta (27).

Festival de Queijos Artezanais: mestres queijeiros apresentarão o universo dos queijos artesanais e suas delícias, além de ministrarem palestras sobre o tema. 

Mesa Aposta: competição de Startups, que vão mostrar as iniciativas e os projetos dos jovens empreendedores participantes. 

Doce Mesa: encontro com doceiros profissionais e os melhores chefs-pâtissiers do país em uma programação exclusiva. Ingresso exclusivo. 

Serviço:

Semana Mesa SP 

De 25 a 27 de outubro
Centro Paula Souza - 
Rua General Couto Magalhães, 90 - Santa Ifigênia
São Paulo - SP
Inscrições e informações no site!

Pontos moeda