Entretenimento e Cultura

Festival de Cacau e Chocolate começa nesta sexta-feira em Domingos Martins

O festival é aberto ao público e contará também com a presença de produtores de Norte a Sul do Estado, especialistas, técnicos da área agrícola e chefes chocolateiros

O Festival acontece nos dias 02 a 04 de dezembro, em Domingos Martins Foto: EBC

Os capixabas apaixonados por chocolate terão um presente a partir desta sexta-feira (2). Isso porque o Espírito Santo vai receber o primeiro Festival de Cacau e Chocolate, que acontecerá nos dias 02 a 04 de dezembro, no Centro de Eventos 'Morangão', em Domingos Martins

Além de estandes para divulgar produtos capixabas dos setores, o evento contará com uma programação recheada de palestras, mesas redondas e "aulas shows" de chocolate. Para garantir a vaga nas atividades, os interessados devem fazer uma inscrição por meio dos sites da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Incaper), ou no do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

O festival é aberto ao público e contará também com a presença de produtores de Norte a Sul do Estado, especialistas, técnicos da área agrícola e chefes chocolateiros. As atividades começam às 09 horas do dia 02 de dezembro, com a abertura de palestras técnicas sobre a produção de cacau, seus aspectos, sustentabilidade da cadeia e qualidade dos grupos.

A programação envolve também palestras sobre chocolate gourmet e sobre como fortalecer a indicação geográfica em Linhares. As aulas shows com chefes acontecem no segundo e terceiro dia. A última, especialmente para a garotada, destinada para crianças acima de sete ano. Para cada atividade, serão disponibilizadas 120 vagas. 

O evento é uma realização das Montanhas Capixabas em parceria com o Sebrae, a Seag, o Incaper, a Nestlé e a Chocolates Garoto. Além disso também conta com o apoio da Cooperativa de Produtores de Cacau do Espírito Santo (Coopercau), da Federação da Agricultura e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo, da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Ministério da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Mapa). Também são parceiros, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-ES), a Prefeitura de Domingos Martins e a Associação de Produtores Rurais de Perobas, Bananal do Sul e adjacências (Apropeba). 

Confira a programação!

I Festival do Cacau e Chocolate do ES
Dias: 02 a 04 de dezembro
Local: Centro de Eventos Morangão – Pedra Azul – Domingos Martins
Endereço: Rod. Pres. Costa e Silva, Domingos Martins – ES

Dia 02/12 – Sexta-feira 9 horas – Abertura Solene; 10h10 – Palestra Aspectos Gerais sobre o Cultivo do Cacaueiro no ES – Lucas Calazans Santos (INCAPER) e Carlos Alberto Spaggiari Souza (CEPLAC) 11 horas – Palestra Sustentabilidade e Qualidade da Cadeia Produtiva do Cacau – Guilherme Junqueira (Nestle Cocoa Plan); 12 horas – Perguntas; 12h30 – Almoço; 14 horas – Palestra Processamento e Qualidade do Cacau – Francisco Durão (SETCAU); 14h50 - Palestra Cacau e Chocolate Gourmet – Evolução e Estado da Arte no Brasil – Dra. Neyde Alice Bello Marques Pereira (CEPLAC); 15h40 – Perguntas; 16h10 – Mesa Redonda – Caso de Sucesso – Produção de Chocolate no ES (Emir de Macedo Gomes Filho/Jose Manoel Monteiro de Castro/Paulo Gonçalves); 17h às 17h50 – Cacau com Origem: Estratégias para o Fortalecimento da Indicação Geográfica do Cacau de Linhares.  20 horas – Danças típicas 20h30 - Música ao Vivo 22 horas – Encerramento.

Dia 03/12 – Sábado 09h30 – Abertura dos estandes; 10h30 às 12h00– Aula Show  12 horas – Almoço; 18h às 19h30 – Aula Show 20 horas – Danças típicas 20h30 - Música ao Vivo; 22 horas – Encerramento

Dia 04/12 – Domingo 09h30 - abertura dos estandes; 09h30 às 11h30 – Aula Show Kids 14 horas – Encerramento.

Inscrições para palestras, mesas-redondas e aulas shows em:
Seag -www.seag.es.gov.br
Incaper -www.incaper.es.gov.br
Sebrae - www.es.sebrae.com.br

Pontos moeda