Entretenimento e Cultura

Facebook lança ferramenta de retrospectiva. Saiba como criar a sua

Automaticamente, o vídeo faz uma montagem com fotos de familiares e amigos. Se preferir, o usuário também pode editar o vídeo e selecionar as imagens preferidas

Saiba como fazer um vídeo de memórias no Facebook Foto: Reprodução/Facebook

Assim como em outros anos anteriores, o Facebook liberou, na última quinta-feira (08), uma ferramenta que cria um pequeno vídeo de retrospectiva para que os usuários relembrem alguns momentos do ano na rede social.

Automaticamente, o vídeo faz uma montagem com fotos de familiares e amigos. Se preferir, o usuário também pode editar o vídeo e selecionar as imagens preferidas.

Passo a passo

Para começar, acesse a página da Retrospectiva 2016 do Facebook em um computador. Esse procedimento deve ser feito com o login ativo na rede social. Caso contrário, será solicitado as informações de acesso.

Em seguida, clique em "solicitar vídeo" e um aviso solicitará que o usuário aguarde a produção do material. Quando o vídeo estiver pronto, uma notificação aparecerá com essa informação.

Assim que estiver pronto, o vídeo será aberto e pode ser assistido antes de ser compartilhado na rede social. Caso prefira fazer alterações, basta clicar em "Editar Vídeo".

Nas alterações, para mudar a foto principal do vídeo, clique no ícone que aparece junto a miniatura da imagem. Uma galeria com as fotos de perfil do usuário será aberta e, após a escolha, basta clicar em "Concluir".

As outras imagens do vídeo também podem ser alteradas clicando no ícone "Substituir esta publicação" e confirmando após a escolha de cada nova foto.

No final do vídeo aparece um mosaico com os amigos. Como não aparece todos, o usuário também pode realizar alterações, escolhendo as fotos dos amigos que desejar. Este procedimento pode ser feito na opção "Escolher amigos". Ao final da personalização, o vídeo está pronto para ser compartilhado.

Retrospectiva do Facebook

No anúncio da ferramenta, a rede social também mostrou os assuntos mais comentados pelos usuários no Brasil e no mundo. Entre os temas relembrados, foram destacados o Impeachment de Dilma Rousseff, os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a febre do jogo Pokémon Go.

Pontos moeda