Entretenimento e Cultura

Jornalista Leda Nagle desabafa na web após demissão

Através do Facebook, a jornalista mostrou-se chateada com a situação ao explicar que a direção do canal a procurou na última quarta-feira, dia 7

Redação Folha Vitória
A jornalista mostrou-se chateada com a situação Foto: ​Divulgação

A jornalista Leda Nagle, mãe de Duda Nagle e sogra de Sabrina Sato, informou nesta quinta-feira, dia 8, que não teve o seu contrato com a TV Brasil renovado, portanto, não irá mais apresentar o programa Sem Censura.

Através do Facebook, a jornalista mostrou-se chateada com a situação ao explicar que a direção do canal a procurou na última quarta-feira, dia 7, propondo que ao invés de renovar o contrato por um ano, fosse apenas por três meses. Sem aceitar a proposta, Leda contou que ficou perplexa com a atitude da emissora:

Foi assim: Confesso que preferia ficar calada neste momento. Recolhida, lambendo minhas feridas, me reorganizando, repensando a vida com o coração e a razão. Mas, ao mesmo tempo, me sinto na obrigação de esclarecer esta situação que me surpreendeu ontem e que ainda não posso dizer, sinceramente, que assimilei ou degluti. Mas vamos lá. Há dois meses procurei a direção da EBC para saber se iriam renovar meu contrato que terminou no dia 5 de novembro, como mandava nosso contrato. A resposta foi: sim. Fizemos três reuniões falando do assunto, cumpri as regras burocráticas e continuei no ar, mesmo sem contrato, cumprindo minhas obrigações de acordo com as normas que acreditava vigentes. Tanto o Presidente da EBC como seus subordinados também agiam como se tudo estivesse certo. Segundo me diziam eles, o contrato está acabando de ser feito pelo jurídico. Sempre foi assim, demorado, sempre teve validade de um ano, de 5 de novembro de um ano até 5 de novembro do outro ano. Ontem, me convocaram para uma reunião e me apresentaram um aditivo (tipo um remendo de contrato) que vale por dois meses e termina dia 5 de janeiro, coincidentemente dia do meu aniversário.Estamos sem dinheiro para continuar. Você fica até 5 de janeiro. Em março você propõe alguma coisa e a gente pode até conversar. Portanto fui demitida ontem pelo Laerte Rimoli, à uma hora da tarde. Claro que fiquei triste. Tenho 40 anos de televisão. Estou fazendo o Sem Censura há quase 21 anos. Gosto muito do programa e da minha equipe. E, mais do que triste, fiquei perplexa com a falta de caráter em dar a palavra de que estava tudo certo, que o contrato seria renovado, deixar a pessoa trabalhar normalmente, sem contrato, acreditando na palavra empenhada e aparecer com advogado, um aditivo e esta desculpa esfarrapada da falta de dinheiro. Não houve nenhuma proposta de redução do valor do contrato, nenhuma tentativa de composição, nem nas reuniões anteriores nem à uma hora da tarde de ontem, quando Laerte Rimoli me demitiu. Foi assim. Foi muito feio. Fiquei e estou muito triste. Mas vida que segue. Sou uma mineira guerreira. Bola pra frente, com certeza. Se Deus quiser.

Na última quarta-feira, dia 7, Leda Nagle já dava a entender que estava de saída da emissora. Na mesma rede social, ela publicou uma foto do livro de Zibia Gasparetto, A Vida Sabe O Que Faz, e escreveu: Achei este bloco nas gavetas que estou esvaziando... amanhã darei detalhes..

Procuradas, as assessorias de imprensa da jornalista e da emissora não foram encontradas para comentar o assunto. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, apesar de Leda reafirmar a demissão, a gerência de comunicação da EBC divulgou em nota que reexaminará o contrato de Leda.

A emissora teria dito estar empenhada em manter o Sem Censura na grade com a apresentadora à frente do programa, mas está sendo obrigada a rever este e outros contratos devido à severa restrição orçamentária por que passa a Empresa e o país de forma geral. E que Leda Nagle é parte importante da história, não só da TV Brasil, como da televisão brasileira por sua competência, eficiência e profissionalismo.

Pontos moeda