Entretenimento e Cultura

Associação assume organização do carnaval de São Mateus e promete atrações nacionais

A folia no município será realizada nos balneários de Guriri e Barra Nova. Prefeitura disse que não poderá arcar com a organização do evento por causa da crise financeira

Durante os quatro dias de folia haverá desfiles de blocos com marchinhas Foto: Agência Brasil

Sem dinheiro, a Prefeitura de São Mateus já anunciou que não terá condições de fazer uma programação especial para o carnaval deste ano. No entanto, para não deixar moradores e turistas do município a ver navios durante o período e para que os ambulantes não fiquem no prejuízo, a Associação dos Artesões Bartendes e Vendedores Ambulantes de São Mateus e Guriri (Abavam) resolveu tomar a frente da organização dos eventos durante os quatro dias de folia.

As atrações do carnaval de São Mateus ficarão restritas aos balneários de Guriri e Barra Nova. De acordo com o presidente da associação, Paulo César Oliveira Gama, as negociações com as bandas que se apresentarão do município ainda estão em andamento e, por isso, ainda não é possível falar em nomes. No entanto, ele adianta que, em Guriri, haverá pelo menos uma atração nacional por noite.

"Nosso carnaval contará com a participação de vários artistas capixabas e algumas atrações nacionais. Ainda estamos discutindo que tipo de artista queremos contratar, já que nossa ideia é fazer uma programação diferenciada, com um repertório mais light, na tentativa de avitarmos transtornos entre os foliões", ressaltou.

Segundo a Paulo, a intenção é iniciar a programação sempre às 13 horas, estendendo-a até a madrugada. Em Guriri, as atrações se apresentarão no trio elétrico, que percorrerá a orla do balneário. Já em Barra Nova, os shows serão realizados em um palco, montando na praia.

"Além das apresentações musicais, também teremos desfiles de blocos de carnaval, com marchinhas. Ainda estamos definindo os horários dos desfiles e acredito que na próxima semana já teremos uma definição", garantiu o presidente da Abavam.

Prefeitura

A secretária interina de Cultura, Turismo e Esportes de São Mateus, Domingas Dealdina, frisou que, apesar de a prefeitura do município não estar à frente da organização do carnaval, dará o apoio necessário à realização do evento. 

"Vamos cuidar da parte da limpeza, segurança, vamos providenciar ambulâncias para a população. Não podemos assumir a organização do evento, devido à nossa atual situação financeira, mas daremos o apoio necessário para sua viabilização", destacou.

Pontos moeda