Entretenimento e Cultura

Praia de Linhares é referência em naturismo no país. Saiba o que é permitido e proibido no local!

No Espírito Santo, a praia de Barra Seca, em Linhares, no Norte do ES, tem um aumento no movimento registrado no verão, mas é no carnaval que a praia recebe mais naturistas

Para quem gosta de se sentir em contato direto com a natureza, uma opção que vem ganhando destaque é o naturismo. No Brasil ainda não existem muitas praias destinadas a esta prática. De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), oficialmente, são dez praias dedicadas exclusivamente ao naturismo, mas em pelos menos outras 300 praias, a prática é permitida.

As praias de nudismo ficam localizadas no Rio de Janeiro,  que conta com quatro. Já Santa Catarina são três praias. Bahia e Espírito Santo contam com uma, e outra fica na Paraíba.

A praia é numa ilha o que garante aos frequentadores, privacidade Foto: Divulgação/Prefeitura

No Espírito Santo, a praia de Barra Seca, em Linhares, tem um aumento no movimento registrado no verão, mas é no carnaval que a praia recebe mais praticantes do naturismo, de acordo com a prefeitura do município. Lá a nudez total é obrigatória, mas há regras.

Na verdade, há um código de ética da FBrN. Entre as regras, não é permitido ter comportamento com conotação sexual, nem fotografar ou filmar os frequentadores da praia sem autorização dos banhistas. O banhista que infringir as regras pode ser advertido ou até impedido de frequentar a praia.

A praia de Barra Seca está localizada a 142 quilômetros de Vitória, e a 54 quilômetros do Centro de Linhares. A praia conta com cerca de 200 metros para a prática do naturismo. Para chegar à praia, há ônibus que ligam os municípios de Linhares para Pontal do Ipiranga.

Barra Seca é a primeira praia de nudismo do Estado, e a 6ª praia oficial de nudismo do Brasil. Inclusa no guia mundial de naturista, Barra Seca recebe turistas de todo o país e, por ser uma ilha, oferece total privacidade aos frequentadores.

Em entrevista para o blog do jornal online Folha Vitória, É Logo Ali, uma das fundadoras da praia de nudismo de Barra Seca, Maria Luiza Almeida de Almeida, explicou que o nudismo é uma filosofia. “Aprendemos que naturismo era um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez em grupo, com a intenção de encorajar o autorespeito, o respeito ao próximo e o cuidado com o meio ambiente. Não é só se despir de roupas”, conta.

A praia

Para poder frequentar a praia de naturismo, é preciso o banhista seguir um código de regras Foto: TV Vitória

São 18 anos desde a inauguração e oficialização da praia de Barra Seca, e hoje, respeito à natureza e ao próximo, é a única exigência para se frequentar o local.

A praia possui completa infraestrutura para acampamento. Tem pontos de luz e água para higiene. Mas quem preferir há opções de hospedagem, em pousadas de Barra Seca. Como em todas as outras praias de naturismo, ela dispõe de áreas pré-definidas para famílias e homens solteiros.

No site oficial da associação de moradores de Barra Seca há mais informações sobre a história do balneário.

Fonte: blog É Logo Ali

O que pode e o que não pode

É considerada uma falta grave ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.

É considerado um comportamento inadequado fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos frequentadores. Se os banhistas não se importarem, é permitida a filmagem e fotografia.

Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo é considerado comportamento inadequado. Há exceção para mulheres o topless, durante o período 

É permitido usar uma toalha para ou outra proteção para as partes íntimas quando o banhista fica em lugares de uso comum.

Fonte: Federação Brasileira de Naturismo (FBrN)

Pontos moeda