Entretenimento e Cultura

Grande vencedora do Carnaval de Vitória será conhecida na próxima quarta-feira

Vinte e sete jurados apuraram cada detalhe e avaliaram o desempenho das agremiações na avenida. As notas variam de nove até dez, com a variação de uma casa decimal

Após dois dias de desfiles no Sambão do Povo, em Vitória, as escolas de samba capixabas se preparam para a apuração que vai definir as campeãs do Carnaval de Vitória 2017. A apuração acontece na próxima quarta-feira (22), às 15 horas, no Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória.

Ao todo, 27 jurados apuraram cada detalhe e avaliaram o desempenho das agremiações na avenida. As notas vão de nove a dez, com a variação de uma casa decimal. 

No Grupo Especial, cada escola teve, no mínimo, 50 minutos e, no máximo, 70 para desfilar. No Grupo A, o tempo de duração do desfile de cada escola de samba foi de, no mínimo, 45 e, no máximo, 55 minutos. 

Penalidades

As Comissões de Carnaval fizeram o acompanhamento dessa e de outras etapas do desfile para verificar possíveis irregularidades ou penalidades. A avaliação também contou com uma Comissão de Concentração, composta por 12 membros, uma de Verificação das Obrigações Regulamentares, com cinco membros, outra de Cronometragem, com cinco membros, e uma de Dispersão, com 12 membros.

De acordo com o regulamento, as escolas de samba do Grupo Especial que ficarem classificadas do 1º ao 5º lugar, além da agremiação que ficar em 1º lugar no Grupo A, desfilarão no sábado do Carnaval 2018. A escola que for classificada, em 6º lugar, será rebaixada para o Grupo A e desfilará na sexta-feira.

As escolas de samba que ficarem colocadas do 2º ao 8º lugar permanecerão no Grupo A e desfilarão na sexta-feira no Carnaval 2018. Aquela que ficar classificada em 8º lugar por dois anos consecutivos abrirá o desfile do Grupo A no ano seguinte e ainda perderá 10% de sua receita junto à Lieses.

 Confira o critério de avaliação de cada quesito

Bateria: será levado em consideração o entrosamento dos naipes, cada qual com sua afinação, fazendo com que sejam ouvidos perfeitamente todos eles.

Samba-enredo: a letra e a melodia apresentadas são avaliadas, respeitando-se a licença poética. O samba-enredo poderá ser descritivo ou interpretativo.

Harmonia: serão observadas a intensidade, vigor, empolgação e o perfeito entrosamento entre o ritmo da bateria e o canto dos componentes da Escola. 

Evolução: serão observados os movimentos, o jogo de ir e vir, a espontaneidade e a leveza da expressão corporal. É considerada a livre movimentação dos componentes dentro das suas respectivas alas. Pesam características próprias de cada escola de samba.

Enredo: serão avaliadas a disposição das alas, o posicionamento de carros alegóricos e destaques.

Alegorias e adereços: o jurado deverá avaliar os pormenores e a adequação da fantasia dos destaques, das composições, bem como de todos aqueles que tiverem em cima de um carro alegórico.

Fantasias: julga-se neste quesito as fantasias completas (incluem-se os adereços de mão) apresentadas pelas escolas, bem como a qualidade de sua confecção e sua adequação ao Enredo proposto.

Comissão de frente: deverá ser considerado pelos jurados desse quesito o uso de adereços usados pelos componentes da Comissão de Frente.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: a Porta-Bandeira é a figura mais representativa de uma escola de samba e o Mestre-Sala é o guardião do pavilhão. O casal executa um bailado próprio no ritmo do samba (não devendo nunca sambar); fazem constantemente movimentos sincronizados e entendem-se a um simples olhar, nunca se comunicando verbalmente.

Pontos moeda